Dados e relatórios, quando transformados em informações claras, precisas e disponíveis em tempo real são altamente estratégicos. Descubra os benefícios e como fazer isso em seu escritório.
Vivemos no que tem sido chamado de mundo VUCA, caracterizado pela volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity). Para vencerem nessa realidade, os negócios precisam ser ágeis, adaptáveis, eficientes, resilientes e data driven — isto é, orientados a dados. É nesse contexto que coletar dados e transformá-los em relatórios úteis e estratégicos torna-se algo tão importante.
E tudo isso deve acontecer, muitas vezes, em tempo real. Com isso, os escritórios de advocacia, inseridos no sistema jurídico que tende a apresentar alguma morosidade para determinados processos, precisa se modernizar e ajudar na transformação digital da área jurídica. E os dados estão no centro disso.
A seguir, compreenda melhor esse cenário e veja porque uma estratégia para dados é algo tão importante para melhorar a entrega do escritório, otimizar processos internos, aumentar a eficiência do fluxo de dados, cumprir prazos e elevar a eficiência global do negócio.
Importância de coletar dados e emitir relatórios e análises estratégicos
Vivemos na Era do Big Data. A criação de dados é cada vez maior. Mas o valor do dado não está preponderantemente em sua quantidade: está em sua análise. Especialmente no meio jurídico, no qual se gera e depende tanto dos dados para se obter resultados, essa coleta e tratamento são ainda mais importantes.
Com isso, os dados passam a ser informações que, por sua vez, levam a insights e ações para diferenciação e sucesso dos negócios jurídicos. Instrumentos como os relatórios são verdadeiras fontes de aprendizado e podem levar a vantagens competitivas valiosas para o escritório.
Exemplos de estratégias viáveis ao coletar dados e emitir relatórios transformando-os em ações
Advocacia 4.0, escritório colaborativo, Legal Design Thinking, Marketing orientado a dados, jurimetria: esses são apenas alguns dos exemplos de estratégias assertivas e alinhadas às demandas atuais que uma orientação a dados na gestão do escritório possibilita.
Coletar dados e emitir relatórios para análise e ação são questões centrais na profissionalização da gestão do negócio, bem como da sua modernização e automação.
Se, antes, ter acesso a dados era algo mais moroso e restrito, hoje, isso mudou. Entretanto, essa nova disponibilidade vem acompanhada da necessidade de um tratamento adequado e da análise desses dados para, de fato, haver ganho de valor. Fazendo-se isso, as estratégias práticas possíveis potencializam-se em direção a um novo nível de competitividade e eficiência para os escritórios jurídicos.
Agilidade nos processos internos, foco no core business, colaboração, cocriação de soluções, maior poder de decisão, produtividade: esses são alguns dos ganhos potenciais ao se adotar e seguir uma estratégia como essa.
Tecnologias para extrair mais resultados a partir dessas estratégias
Como vimos, para que dados e relatórios sejam tangibilizados em informações claras, precisas, estratégicas e disponíveis em tempo real é necessário haver uma centralização e organização desses dados.
Dados são uma valiosa fonte de aprendizado organizacional — desde que sejam consolidados, processados e disponibilizados no tempo certo e em um formato de fácil compreensão e voltado para a decisão.
Diante disso, utilizar diversas planilhas, documentos, apresentações, troca de e-mails e dados inseridos em sistemas sem integração são ações contraproducentes para se extrair os reais benefícios potenciais de uma estratégia de dados.
É por isso que precisamos perceber a tecnologia como uma aliada. Ela ajuda a descomplicar, otimizar, automatizar e a trazer mais agilidade, precisão e eficiência para que o escritório consiga extrair valor de dados e relatórios.
O LawVision, por exemplo, é uma solução de business analytics focada exclusivamente nessas demandas de escritórios de advocacia. Essa plataforma cruza dados, gera relatórios em segundos e apresenta indicadores e outras informações de forma clara e visual, por meio de dashboards de fácil compreensão mesmo para quem ainda não está acostumado com esse tipo de tecnologia.
Não perder tempo captando, organizando e gerando relatórios a partir dos dados é algo que traz ganhos evidentes para a rotina do escritório de advocacia, acelerando o trabalho e otimizando o negócio.
Além disso, como essa plataforma pode ser integrada com o sistema jurídico já utilizado (como Themis Astrea, Projuris, Legal One, CPJ e outros), a implementação é facilitada e não se tem redundância nos dados nem nas operações.
Para se manter informado sobre esse e outros temas importantes para negócios jurídicos, assine nossa newsletter.
Deixar um comentário