Alto desempenho e maior produtividade são requisitos cada vez mais importantes para os profissionais da área jurídica.

O mundo jurídico enfrenta um período de transformações. A inovação e o uso de tecnologia em escritórios de advocacia deixou de ser um experimento para se tornar uma necessidade: ser produtivo é palavra de ordem.

Em um cenário em que é cada vez maior o número de demandas digitais, transformar as práticas jurídicas e as ações administrativas do dia a dia em tarefas gerenciáveis significa ganhar tempo. E tempo é um fator fundamental para tarefas que requerem maior dedicação ou análise.

Automatização de tarefas é o primeiro passo

Algumas tarefas nunca deixarão de existir na advocacia, mas a forma como elas são realizadas está em constante transformação. Pense, por exemplo, em como era a rotina de trabalho de um escritório de advocacia há dez anos e compare com o que é realizado hoje em dia: muita coisa mudou.

A digitalização dos processos, em curso na maioria dos tribunais do país, tornou o trabalho mais ágil. Por essa razão, as demandas administrativas não podem ser um empecilho para a análise processual ou para o atendimento e prospecção dos clientes.

A automatização de algumas rotinas, portanto, é o primeiro passo. Não se trata aqui de substituir a figura humana pela máquina pura e simplesmente, mas sim de direcionar o trabalho dos profissionais para atividades que requeiram maior grau de qualificação.

Inteligência jurídica e análise de dados

Pense no tempo dedicado à pesquisa de legislação e jurisprudência. Depois de algumas horas destinadas ao estudo de certos processos, o advogado tem ainda que fazer o cruzamento de dados e encontrar os pontos em comum. Somente a partir daí é que ele poderá pensar na estratégia que utilizará.

Acontece que todas as etapas anteriores, de pesquisa e cruzamento de dados, não precisam ser feitas de forma manual. O uso de ferramentas de inteligência jurídica e análise de dados serve justamente para indicar aos profissionais qual é o cenário no qual seus processos se encontram.

Portanto, mais importante do que passar tempo cruzando dados, é fundamental saber qual estratégia será adotada. O trabalho analítico se torna muito mais simples e ágil quando os aspectos burocráticos já foram analisados por um software. A tomada de decisão permanece sendo sempre sua.

As vantagens da inteligência jurídica no seu escritório

Softwares como o LawVision foram concebidos para suprir as necessidades dos profissionais de advocacia. Os escritórios de advocacia têm uma movimentação financeira bastante peculiar no que diz respeito aos prazos de recebimento e esses fatores nem sempre são atendidos por softwares administrativos convencionais.

Além disso, em termos de inteligência jurídica, o uso de ferramentas para aprimorar processos traz muitos benefícios. Otimização de processos, monitoramento de desempenho em tempo real, redução de erros e antecipação de problemas são algumas dessas características positivas.

Com isso, os profissionais ganham um know-how mais completo e seguro para a tomada de decisões mais assertivas. Tarefas que antes acabavam ficando em segundo plano por falta de tempo, como atendimento personalizado ao cliente ou prospecção, passam a ser prioridade.

Essa mudança de postura impacta positivamente na qualidade do trabalho e na percepção que os seus clientes têm do seu desempenho. As tarefas mecânicas não deixam de ser feitas, mas passam a consumir menos tempo. Sobra mais tempo para as tarefas analíticas, que podem ser feitas com maior tranquilidade.

….

Você já conhece o software para escritórios de advocacia LawVision? Você sabia que ele pode transformar completamente a maneira como seu negócio é gerido. Entre em contato com os nossos especialistas para conhecer as melhores soluções para o seu segmento.

Fonte(s): Transformação Digital [1] e [2]