Blog

Tecnologia Jurídica

Como o Big Data está transformando o setor jurídico?

Trabalhar com grandes volumes de dados auxilia os escritórios na tomada de decisões e aumenta assertividade das estratégias processuais.

Por LawVision    |    Dia 18 de dezembro de 2019
Como o Big Data está transformando o setor jurídico?

Que o futuro é digital não há como negar. A análise de dados para a tomada de decisões já uma realidade nas empresas, mas os conceitos de big data e data analytics ainda são uma novidade para escritórios de advocacia.

Apesar disso, muitos avanços tem sido percebidos nos últimos anos. A digitalização dos processos na maioria dos tribunais contribui para que fosse gerado um volume imensurável de dados sobre o sistema jurídico brasileiro. Ler todas essas decisões e fazer uma análise sobre elas seria praticamente impossível sem a ajuda da tecnologia.

Análise de tendências para tomada de decisão

Antes de tudo, é importante deixar claro que não se trata de substituir o papel de um profissional de advocacia por uma máquina, mas sim de colocá-las para auxiliar no processo decisivo. Se um escritório fosse ler todas as decisões de um tribunal e classificá-las levaria muito tempo. 

Um sistema informatizado de big data pode fazer isso com maior facilidade. Basta alimentar o banco de dados e, depois, realizar o cruzamento de dados. Por exemplo: quantas decisões de um determinado juiz sobre um assunto tiveram parecer favorável ao que o seu cliente almeja?

A resposta a essas perguntas resultará em uma estatística, indicando a probabilidade de repetição da sentença. A partir desse momento entram em cena os advogados, que poderão traçar a melhor estratégia para obter o resultado esperado.

Entendendo o perfil dos clientes

O mesmo tipo de processo pode ser utilizado também para que os escritórios possam entender melhor seus clientes. O marketing orientado a dados permite que esses estabelecimentos descubram qual é o perfil de cliente que se mostra mais lucrativo.

Baseado nisso, o escritório pode buscar especialização ou se posicionar em determinados nichos de mercado, diminuindo os custos operacionais e aumentando as taxas de sucesso em seus processos. Ganha o cliente, que passa a ter acesso a um serviço mais qualificado, e ganha o escritório, que vê sua operacionalização dar um salto de qualidade.

Novamente, partimos do pressuposto que os dados são a melhor maneira de indicar caminhos para os gestores. A tomada de decisão, no entanto, permanece sendo humana, mas agora com muito mais embasamento, o que certamente minimiza eventuais erros.

Gestão mais eficiente e profissional

Há que se mencionar ainda os avanços que o business intelligence proporciona no que diz respeito à gestão do escritório como um todo. Ferramentas específicas para a área jurídica, como o LawVision, permitem automatizar certas tarefas de gestão.

Essas tarefas geram relatórios que podem ser consultados em tempo real pelos gestores. Portanto, sobra mais tempo para que eles se dediquem a tarefas analíticas, mais qualificadas e mais sensíveis para os rumos do negócio. Da mesma maneira, sobra mais tempo para o atendimento ao cliente, o que certamente proporcionará melhores frutos em médio e longo prazo.

Todas essas características resultam em diferenciais competitivos significativos para os escritórios. Quanto maior for a agilidade, maior é o volume de processos e de atendimentos que podem ser realizados sem que seja necessário aumentar o quadro de funcionários.

LawVision: solução sob medida

Se você ainda não conhece os benefícios que a plataforma LawVision pode proporcionar para escritórios de advocacia de pequeno, médio ou grande porte, então ainda não explorou todas as possibilidades do seu negócio. Entre as inúmeras vantagens proporcionadas pelo software, destacamos ainda:

  • Prestação de contas aos advogados associados, detalhando as distribuições do escritório;
  • Acompanhamento das despesas e receitas, entendendo a sua composição e evolução;
  • Acompanhamento da entrada de novos processos e suas características (análise de tendência);
  • Visualização de indicadores de desempenho comercial, financeiro e operacional;
  • Visualização do aging list de ações do escritório, permitindo identificar oportunidades para trabalhar de forma ativa a busca por melhores resultados.

Entre em contato com a equipe de especialistas do LawVision e descubra de que maneira o software pode tornar seu escritório mais produtivo e competitivo.

Fonte(s): Datafloq, Smart Data Collective, Forbes e Inside Big Data



Solicite uma demonstração