Análise de decisões já proferidas pode dar indícios de quais argumentações são mais propensas a serem aceitas nos tribunais.

O uso de dados para a tomada de decisões já é uma realidade em muitas empresas. Porém, você sabia que ferramentas como essa vem sendo empregadas cada vez mais no Direito? A chamada jurimetria é uma das possibilidades.

Não se trata de substituir profissionais de Direito por ferramentas de qualquer espécie, mas sim de otimizar o trabalho dos escritórios de advocacia permitindo que um número maior de informações seja analisado em menor tempo.

O que é jurimetria?

Por jurimetria entende-se o uso de softwares de análise de dados para a checagem de decisões já proferidas sobre um determinado tema ou em um tribunal específico. Os programas analisam grandes quantidades de conteúdo e emitem dados estatísticos sobre as decisões proferidas.

A partir desse resultado os profissionais de Direito podem ter uma visão mais clara sobre determinadas argumentações. As estatísticas mostrarão se há propensão de que elas sejam aceitas ou não.

Obviamente, não se trata de uma ciência exata, pois cada processo tem as suas particularidades. No entanto, a partir de decisões já proferidas, é possível saber se o caminho escolhido pelo escritório é o melhor possível ou se existem outras alternativas.

Por que precisamos de softwares para fazer isso?

Todas as informações sobre as decisões proferidas estão disponíveis online, então por que precisamos de um software para fazer isso? É simples: o tempo dedicado a ler todo esse conteúdo e fazer as tabulações necessárias demandaria muito tempo – e o investimento seria alto.

Então, ao invés de ler tudo, as máquinas fazem o trabalho de leitura e entregam os resultados em forma de estatística. A partir daí cabe aos advogados se debruçarem sobre esses novos dados e tomarem as decisões estratégicas que pareçam ser mais benéficas naquele momento.

Em outras palavras, sobre mais tempo para que os profissionais de Direito se dediquem a um trabalho analítico mais qualificado, deixando o trabalho burocrático e repetitivo sob a responsabilidade das máquinas.

A era digital veio para ficar

Se engana quem acredita que tecnologias como essas estão disponíveis apenas para escritórios de grande porte ou com alto poder aquisitivo. Soluções como o software LawVision, por exemplo, se destacam por justamente serem acessíveis a todos os tipos de escritório de advocacia.

Isso porque as ferramentas são organizadas em módulos, o que resulta em um maior grau de personalização. Os escritórios menores contratam apenas os recursos necessários, podendo escalar a plataforma com facilidade caso percebam aumentos na demanda.

Não são apenas as decisões processuais que se tornam mais embasadas, mas também os aspectos administrativos do negócio se beneficiam. A gestão do fluxo de contas a pagar e dos recebíveis ou a distribuição interna de tarefas são quesitos que passam a ter um acompanhamento dinâmico.

Com isso, todos os profissionais envolvidos nos processo ganham tempo, o que beneficia diretamente os gestores. Da mesma maneira, a sua equipe de atendimento e análise processual pode se dedicar mais ao contato com os clientes e à busca das melhores estratégias jurídicas.

Entre as inúmeras vantagens proporcionadas pelo software, destacamos ainda:

  • Prestação de contas aos advogados associados, detalhando as distribuições do escritório;
  • Acompanhamento das despesas e receitas, entendendo a sua composição e evolução;
  • Acompanhamento da entrada de novos processos e suas características (análise de tendência);
  • Visualização de indicadores de desempenho comercial, financeiro e operacional;
  • Visualização do aging list de ações do escritório, permitindo identificar oportunidades para trabalhar de forma ativa a busca por melhores resultados.

…..

Seu escritório de advocacia está pronto para ingressar na nova era digital? Entre em contato com a equipe de especialistas do LawVision e descubra de que maneira o software pode mudar os paradigmas do seu negócio.