Utilização de grandes volumes de dados para a tomada de decisões facilita aos escritórios encontrar o perfil ideal de cliente.
Quais são as ferramentas que o seu escritório de advocacia utiliza para tomar decisões e definir o perfil dos clientes que serão prospectados? Se você não tem uma resposta para essa pergunta, considerar estratégias de business intelligence é algo que deve passar a fazer parte do seu negócio.
É cada vez maior o número de empresas que recorre aos sistemas de data analytics para aperfeiçoar os processos de tomada de decisão. Com mais dados, torna-se mais simples encontrar padrões e, a partir desses padrões, as chances de errar diminuem.
Big Data: por que ele é importante?
Trabalhar grandes quantidades de dados de forma manual não é uma tarefa simples. Por vezes, aqueles que tentam fazer isso acabam dedicando muito mais tempo aos cruzamentos de dados e às tabulações do que à análise propriamente dita. Em outras palavras: agir dessa maneira acaba não ajudando muito.
As ferramentas de Business Intelligence chegaram ao mercado justamente para resolver esse problema. A partir de uma seleção de dados, elas tabulam as informações e as oferecem para o usuário em forma de planilhas ou gráficos, em uma interface simplificada e otimizada.
É o caso do LawVision, por exemplo, um software voltado especificamente para escritórios de advocacia. Por levar em consideração as particularidades desse tipo de negócio o software se torna uma ferramenta imprescindível não apenas para a gestão, mas também para a prospecção de clientes.
Big Data na prospecção de clientes: como fazer isso?
A principal contribuição do Big Data na prospecção de clientes é a assertividade na busca pelo chamado ICP ideal. ICP é uma sigla em inglês para Ideal Costumer Profile, algo como Perfil de Cliente Ideal. Esse tipo de cliente, que varia de empresa para empresa, é aquele que proporciona melhores resultados para o negócio.
É bem provável que em sua carteira de clientes você já tenha hoje muitos que possam ser classificados como ideais. Porém, o grande desafio é a busca por novos clientes que tenham o mesmo perfil. Identificar quais são essas características é o primeiro passo.
A partir de então é que você determinará quais são os clientes a serem buscados e quais estratégias serão adotadas para que o diálogo com eles traga os melhores resultados possíveis. Mais do que a quantidade de prospects que serão abordados, o que importa é a qualidade deles, ou seja, a probabilidade maior de que esses contatos resultem em bons negócios.
Análise de dados como ferramenta estratégica
O tempo é um dos ativos mais valiosos de uma empresa e quando falamos de escritórios de advocacia não é diferente. A busca pela otimização de processos, o monitoramento de desempenho e a antecipação de problemas são maneiras inteligentes de dar mais liberdade aos seus colaboradores.
Não se trata de substituir o trabalho deles pelos softwares, mas sim de fazer com que as ferramentas virtuais sirvam de suporte para um trabalho mais qualificado. Seus profissionais continuarão a ser um dos diferenciais do negócio, mas em vez de executarem trabalhos manuais poderão focar no contato direto com os clientes e na análise de dados.
Esse perfil mais estratégico proporcionado por softwares como o LawVision já é realidade em muitos escritórios do país: ao se tornarem mais assertivos, os escritórios diminuem a burocracia, tomam melhores decisões e aumentam a sua lucratividade. Trata-se de um investimento que rapidamente se justifica.
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