A expressão business intelligence (BI) tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos.

A expressão business intelligence (BI) tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos. Empresas de tecnologia e escritórios das mais variadas áreas se questionam sobre o que é business intelligence e para que serve esse conceito. Saber mais detalhes sobre o tema, portanto, é fundamental para qualquer negócio.

Isso inclui também os escritórios de advocacia. Adotar conceitos de business analytics em seu negócio pode representar uma verdadeira revolução em termos de gerenciamento empresarial. Insights para aumentar as receitas e reduzir os custos, melhoria no relacionamento com os clientes e redução do tempo gasto em busca de soluções mais assertivas são algumas das possibilidades.
O que é Business Intelligence?

Business Intelligence, ou “Inteligência de Negócios”, em tradução direta, trata-se de uma técnica que permite coletar, organizar, analisar e compartilhar informações sobre um determinado tema, visando proporcionar aos gestores um maior embasamento técnico para a tomada de decisões estratégicas.

Durante a execução das atividades, ou mesmo no relacionamento com os clientes, diversos tipos de informação são gerados. Sem uma plataforma adequada que colete esses dados e os organize da forma correta, muitos detalhes e tendências passam despercebidos.

No entanto, quando todas essas variáveis são observadas, o resultado são relatórios mais completos e assertivos, que permitem que os gestores possam ter subsídios mais eficazes para tomar determinadas decisões. Nesse cenário, as chances de que as suas escolhas estejam corretas aumentam, pois é possível, em muitos casos, mensurar as possibilidades de acerto.
Por que aplicar os conceitos de BI na advocacia?

Se enganam aqueles que acreditam que técnicas como essas estão limitadas a indústrias, escritórios ou empresas de tecnologia. É justamente o contrário. Onde há a necessidade de tomada de decisão, certamente há espaço para o suporte de BI visando aumentar a assertividade das escolhas. Portanto, isso inclui também os escritórios de advocacia.

O que é business intelligence e como aplicar na advocacia?

O investimento em um software jurídico é hoje uma das alternativas mais interessantes para a automatização de tarefas de gestão de informações, embora para realmente se diferenciar no mercado é preciso contar também com uma plataforma de business intelligence. O desafio a ser vencido não é apenas o volume de dados disponível, mas também o tempo escasso e, consequentemente, a necessidade de contratação de um número maior de profissionais que, muitas vezes, realizam atividades repetitivas.

Além disso, com o acesso cada vez mais facilitado às novas tecnologias, não ter à sua disposição ferramentas como essas podem colocá-lo em uma posição de desvantagem em termos de competitividade e estratégia. Assim, a tendência é a integração de elementos de BI na gestão dos escritórios.

Os próprios clientes, em especial departamentos jurídicos, estão demandando informações cada vez mais rápidas e detalhadas – quem não estiver preparado ficará à margem do mercado.
Quais os benefícios do BI para o seu escritório?

Como já mencionamos, as possibilidades são inúmeras. Entretanto, é importante mencionar algumas delas, baseado na experiência dos mais diversos clientes que se utilizam da plataforma LawVision.

Com mais informações disponíveis, de maneira ordenada e mensurável, aumenta o número de insights para que os gestores possam aumentar as receitas e/ou reduzir custos no escritório. Por meio do painel de controle da ferramenta, é possível diagnosticar novas oportunidades e até mesmo criar serviços sob demanda para os seus clientes.

O acesso simplificado à informação reduz o tempo gasto em busca de respostas, além de eliminar eventuais erros de percepção comuns à administração. Com análises padronizadas e a integração entre os setores, fica mais fácil ter uma visão do todo e compreender o impacto de cada decisão sobre a receita ou a produtividade na empresa.

Com menos tempo dedicado à burocracia, aumenta a disponibilidade para estreitar relacionamento com os clientes. Suas respostas passam a ser mais rápidas e precisas e, com isso, seus clientes também ganham um diferencial competitivo em seus respectivos negócios.

Todos os dados gerados ficam armazenados na nuvem, o que dispensa ainda a necessidade de servidores físicos de alta capacidade para gravação de informação. Dessa forma, o acesso ao conteúdo também se torna mais simples, podendo ser conferido via tablets ou smartphones a partir de qualquer lugar. Tudo isso, é claro, mantendo um alto nível de confiabilidade e segurança no que diz respeito à proteção do conteúdo.