Possibilidade de utilizar ferramentas tecnológicas que coletam e cruzam dados gerando relatórios para a tomada de decisão é cada vez mais recorrente também em escritórios de advocacia.

Incorporar recursos de Business Intelligence não é uma possibilidade restrita apenas às indústrias ou grandes empresas. Companhias de qualquer segmento e escritórios de advocacia podem se beneficiar dessa possibilidade de maneira igualitária.

Porém, mais do que um termo que está em pauta no mercado, essa é uma técnica cada vez mais presente na gestão profissional das empresas. Soluções específicas voltadas para escritórios de advocacia podem representar um salto qualitativo e produtivo para o seu negócio. Vamos conhecer os benefícios do Business Intelligence e saber como o seu escritório pode tirar proveito disso?

O que é Business Intelligence?

Business intelligence (BI) é um conjunto de medidas adotadas com o auxílio de ferramentas tecnológicas visando aprimorar a coleta, a organização e o cruzamento de dados. A partir disso, torna-se possível gerar relatórios mais detalhados e, com mais informações, os gestores podem tomar decisões de forma mais assertiva. Esse é um recurso cada vez mais em pauta nas empresas, especialmente pela acessibilidade às ferramentas, que é cada vez maior.

Softwares de CRM, ERP ou até mesmo planilhas são elementos que podem ser utilizados por uma empresa para avaliação de indicadores, sejam eles econômicos e processuais. Diferentemente do que acontecia no passado, hoje não é mais necessário adquirir licenças de software e nem mesmo possuir equipamentos com grande capacidade de armazenamento e processamento de dados. Isso porque toda essa parte é realizada na nuvem, reduzindo os custos e tornando essas técnicas acessíveis mesmo para empresas de médio e pequeno porte.

Quais as vantagens do uso de BI no seu escritório?

Embora a maioria das pessoas ainda associe as soluções de BI apenas às indústrias ou às empresas em geral, os escritórios de advocacia também se enquadram entre os possíveis clientes que podem se beneficiar de soluções como essas. Softwares desenvolvidos para escritórios de advocacia, como o LawVision, já são uma realidade no mercado e pode transformar completamente a maneira como o seu negócio é gerenciado. Os benefícios vão desde a automatização de tarefas até o acesso a relatórios detalhados que facilitam a tomada de decisão.

1. Otimização dos processos

O uso de sistemas de business intelligence permite que os gestores mapeiem a forma de trabalho de uma empresa. Ao conhecer melhor os seus processos torna-se possível aprimorar cada uma das etapas. Essas melhorias podem resultar na execução mais rápida de tarefas ou mesmo na captação de dados mais precisos.

2. Monitoramento de desempenho

Toda empresa busca melhorias em termos de desempenho: fazer mais com menos é sempre uma meta a ser alcançada. A partir do momento que os gestores podem monitorar o desempenho dos colaboradores passa a ser possível identificar gargalos e agir para minimizá-los ou eliminá-los por completo.

3. Redução de erros e antecipação de problemas

As ferramentas de BI são companheiras importantes no planejamento de uma companhia. Por meio da automatização de tarefas é possível reduzir o número de erros. Já a partir da análise de dados, torna-se viável antecipar problemas, permitindo que o seu escritório esteja melhor preparado para enfrentar adversidades.

4. Pró-atividade e foco em tarefas do core-business

Ao poder deixar grande parte da burocracia em segundo plano, os colaboradores do escritório passam a ter mais tempo livre para focar em tarefas mais relevantes: é o caso da análise de dados e do atendimento e a prospecção de novos clientes. As tarefas mecânicas não deixam de ser feitas, é claro, mas passam a consumir menos tempo.

*****

Você já conhece o software para escritórios de advocacia LawVision? Você sabia que ele pode transformar completamente a maneira como seu negócio é gerido. Entre em contato com os nossos especialistas para conhecer as melhores soluções para o seu segmento.