Quais são os aspectos mais importantes a serem analisados na hora de escolher um software jurídico para seu escritório de advocacia?

Esses programas têm se tornado cada vez mais populares e acessíveis para os profissionais de Direito, mas eles ainda têm muitas dúvidas com relação ao que escolher.

Em linhas gerais, os softwares de gestão jurídica auxiliam os escritórios a serem mais ágeis, produtivos e a minimizarem os erros operacionais. Além disso, eles tornam o controle de gastos mais eficiente, reduzindo os custos e aumentando a lucratividade.

Nesse artigo, falaremos sobre alguns dos itens que devem ser analisados na hora de escolher um sistema eficiente. É fundamental buscar um software de gestão jurídica que atenda às suas necessidades e que represente na prática um salto de qualidade na administração da sua empresa.

1. Tenha objetivos bem definidos

Qual é o principal motivo que o levou a considerar a utilização de um software de gestão jurídica? Qual é o problema no seu escritório que você pretende resolver e quais são os aspectos que você pretende melhorar diretamente a partir da implantação do software?

É preciso ter clareza na hora de definir as suas metas e objetivos. Muitas empresas adotam um software apenas pelo fato de que os seus concorrentes estão fazendo o mesmo, sem se preocupar exatamente em resolver algum problema. Outras contratam módulos a mais ou a menos do que precisam e se sentem frustradas por não perceberem melhorias de imediato.

Há que se pensar ainda que haverá um prazo de adaptação à nova ferramenta e que também é preciso mensurar, antes e depois, os resultados obtidos.

2. Busque ferramentas com usabilidade simples

De nada adianta contratar uma ferramenta com múltiplas opções de uso se, na prática, elas têm pouca serventia para o seu negócio. Da mesma forma, de nada adianta escolher um produto apenas pelo fato de o custo mensal ser menor se a sua usabilidade é ruim. Nos dois cenários, há meios mais inteligentes de se fazer uma boa escolha.

O LawVision, por exemplo, resolve essas questões de forma simples. O sistema é modular e permite que o usuário contrate apenas aqueles itens que realmente lhe interessam. Além disso, todos os dados são centralizados em um painel de controle dinâmico e intuitivo, contribuindo para que a usabilidade seja um dos seus pontos fortes.

3. Procure opções que garantam a segurança dos dados

Ainda há muitas pessoas que têm uma certa desconfiança com a ideia de manter informações salvas na nuvem, mas essa é a melhor escolha que você pode fazer. Isso dispensará a aquisição de um servidor próprio e ainda garantirá a possibilidade de acesso ao que há de mais moderno em termos de segurança e proteção de dados virtuais.

Procure opções que garantam a segurança dos dados

Sistema baseados na nuvem, em geral, realizam backups diários automaticamente, disponibilizando essas informações por um período de pelo menos 60 dias. Deve haver ainda compatibilidade com os principais protocolos de certificação digital, transacionando informações criptografadas e que só podem ser abertas por agentes autorizados pelos gestores.

4. Faça um comparativo entre as funcionalidades

Outra forma de decidir qual software será utilizado em seu escritório é fazendo um comparativo das ferramentas oferecidas. Liste os benefícios e as possibilidades de cada software em uma planilha e marque as opções com as quais eles são compatíveis, destacando aquelas que mais lhe interessam.

O LawVision, por exemplo, permite detalhar as distribuições do escritório, acompanhar as despesas e receitas, observar a entrada de novos processos e suas características, visualizar indicadores de desempenho comercial, financeiro e operacional, além de permitir uma visualização clara de quais ações devem ser tomadas para melhoria nos resultados.

5. Esteja preparado para a mudança

Por fim, é de suma importância que você prepare os seus colaboradores para a mudança. Por mais que um software de gestão jurídica venha para simplificar o seu dia a dia, é preciso considerar que haverá um prazo de transição, no qual os usuários estarão se adaptando às possibilidades que a ferramenta oferece.

Garanta que haverá um planejamento para essa mudança e que as pessoas terão o tempo hábil necessário bem como treinamento para aprender a como utilizar os principais recursos da plataforma. Em geral, esse processo é bastante dinâmico e a integração ocorre de forma rápida, mas não descarte hipóteses sem antes testá-las de forma efetiva. Dê tempo para que os resultados apareçam.