O gerenciamento a distância do escritório de advocacia fica mais facilitado com o uso de um indicador de produtividade e de ferramentas de acompanhamento.

Produtividade é palavra de ordem para escritórios de advocacia, especialmente em tempos de trabalho remoto. A produtividade, em última instância, representa a capacidade dos empreendimentos e de suas equipes gerarem resultados. Sem resultados, nenhum negócio é viável, tampouco sem produtividade.

Com isso, a adoção e o acompanhamento de um indicador de produtividade mostram-se fatores-chave no ambiente empresarial em um cenário normalizado. Isso não é diferente no contexto de gerenciamento a distância.

O que pode mudar são alguns dos indicadores escolhidos para esse momento e a forma de avaliar a produtividade quando a equipe está, parcial ou integralmente, em home office.

Se você está enfrentando esse tipo de desafio, continue a leitura e saiba mais sobre o indicador de produtividade no contexto de negócios jurídicos. Veja também a seguir dicas importantes para escolher a melhor forma de mensurar o rendimento da equipe com gerenciamento remoto.

5 indicadores de produtividade importantes para o gerenciamento remoto 

A concorrência no setor jurídico é grande. Portanto, é preciso sempre buscar caminhos para elevar a performance. E isso passa pelo indicador de produtividade. Afinal, só podemos melhorar o que pode ser medido e acompanhado de perto, mesmo com o distanciamento físico.

Confira alguns exemplos de indicadores que podem ser utilizados para o gerenciamento remoto de advogados:

  1. Horas trabalhadas

Esse é um indicador de produtividade básico, porém importante. Sabemos que tempo é dinheiro, por isso, serviços advocatícios comumente são precificados por hora. Naturalmente, passar mais horas trabalhando em um processo nem sempre é um indicador positivo. Aqui, a mensuração é do comprometimento dos membros da equipe com suas tarefas de modo mais abrangente. Se há um contrato para seis horas de trabalho diárias, isso deve ser seguido.

E no regime de home office, é preciso atenção a esse tipo de combinação. Nesse caso, o uso de ferramentas tecnológicas que façam essa contagem e disponibilizem relatórios sobre o tempo utilizado para cada atividade é algo fundamental.

Esse tipo de recurso oferecerá, ainda, insights valiosos para elevar a competitividade do escritório e a performance da equipe. Por exemplo, na comparação de relatório entre o tempo que profissionais diferentes levam trabalhando em contratos com tarefas semelhantes, é possível detectar gargalos se o número de horas for muito díspar.

Pode ser que um dos profissionais precise de apoio para a adaptação ao home office, por exemplo, e isso esteja reduzindo seu desempenho. Ainda, esse tipo de análise pode ajudar a detectar atividades que não agregam valor e que consomem muito tempo dos profissionais. Nesse caso, a automação dessas tarefas pode ser a solução.

  1. Cumprimento de prazos

Esse indicador de produtividade também é crucial para o gerenciamento a distância. A perda de prazos processuais pode levar a prejuízos substanciais para o escritório e danos aos clientes. Por isso, é preciso atenção ainda maior no acompanhamento remoto.

A detecção precoce de focos de problemas é essencial para promover ajustes. Usar ferramentas com notificações automáticas de proximidade dos prazos, por exemplo, pode contribuir para prevenir essas situações.

  1. Número de processos ativos

Esse indicador de produtividade também é comumente utilizado como indicador-chave de desempenho (KPI) do escritório.

Saber quantos processos há no momento com cada profissional e no total do negócio é fundamental. Inclusive, para averiguar se a capacidade produtiva do escritório está sendo aproveitada satisfatoriamente e avaliar o melhor dimensionamento da equipe.

  1. Aquisição de novos clientes

Muitos escritórios têm metas de captação de clientes. Portanto, isso precisa ser medido e acompanhado como indicador de produtividade, podendo fazer interface com outros KPIs, como taxa de crescimento, por exemplo.

  1. Contratos fechados

Esse indicador de produtividade pode ser analisado em conjunto com o anterior já que estão relacionados. Ele demonstra a eficiência operacional do escritório em relação à sua capacidade produtiva e à da equipe. 

Ainda, analisando-o no contexto do gerenciamento remoto de advogados, esse indicador pode ajudar a detectar situações como falta de motivação de profissionais ou necessidade de readequar estratégias de captação para o ambiente digital.

Gerenciamento remoto de advogados e de indicador de produtividade

Determinar um indicador de produtividade é o primeiro passo para um gerenciamento a distância bem-sucedido. Para que tudo seja corretamente mensurado e consiga-se trabalhar com os dados de forma estratégica, é importante adotar ferramentas que ajudem a visualizar e a entender os indicadores de produtividade.

Um exemplo é a LawVision, a primeira plataforma de Business Analytics desenvolvida para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Essa solução captura os dados do seu sistema e transforma dados de gestão em dashboards simples e amigáveis para o seu acompanhamento diário.

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