Blog

Gestão de Negócios Jurídicos

Advogado em Home Office: como manter a produtividade no trabalho remoto?

Realidade de muitos profissionais em 2020, o Home Office requer atenção para que a produtividade não seja prejudicada.

Por LawVision    |    Dia 27 de março de 2020
Advogado em Home Office: como manter a produtividade no trabalho remoto?

Em 2020, por causa do coronavírus, diversas empresas optaram pelo trabalho remoto para se adaptarem às mudanças necessárias. Porém, trabalhar de casa não é uma novidade para muitas pessoas — e empresas têm visto as vantagens dessa modalidade.

E isso não é diferente no mercado de advocacia: o home office tem se tornado uma realidade cada vez mais frequente.

Nesse cenário, advogados e advogadas têm lidado com desafios e adaptações de uma nova rotina. E, muitas vezes, surgem as dúvidas: como se adaptar e manter a produtividade no trabalho remoto?

Confira o que profissionais de advocacia precisam saber para se destacarem no mercado:

Como organizar o ambiente para home office?

Antes de iniciar um trabalho remoto, a principal dica é preparar o ambiente. Isso não significa necessariamente montar um escritório completo, mas escolher um local adequado e organizá-lo para que ele adquira um contexto profissional.

Isso ajuda a situar você diante das suas atividades, melhorando a produtividade. Algumas dicas são:

Deixe o cômodo com cara de escritório

Organizar uma mesa, evitar televisão e outros aparelhos, separar acessórios necessários e, claro, buscar ambientes silenciosos é indispensável, sobretudo para quem sente que a atenção dispersa facilmente em casa.

Isso porque trabalhar no sofá ou cama, fazer outras atividades ao mesmo tempo ou dividir a atenção com aparelhos digitais podem ser determinantes para um dia improdutivo.

É importante conferir todos os aspectos técnicos também. Por isso, verificar a conexão com a internet, o acesso às pastas e documentos do trabalho, além de contar com telefone ou ferramentas de comunicação é indispensável.

Deixe claro seu horário de trabalho

Para quem divide a casacom outras pessoas, avisá-las sobre o horário de trabalho é fundamental. É preciso que o trabalho remoto seja considerado e respeitado, pois as pequenas interrupções quebram o ritmo de produtividade e, aos poucos, geram estresse.

Isso vale para o horário de descanso também. Então, evite prolongar as horas trabalhadas e misturar tarefas profissionais com as da vida pessoal. Para uma boa produtividade e saúde mental, é preciso saber delimitar cada campo da vida.

Mantenha (ou estabeleça) horários

Para quem está migrando para o home office, manter os horários pode ser uma boa opção. Apesar de o trabalho remoto ser vantajoso em relação à locomoção, economizando o tempo do trajeto, é preciso organizar a rotina para manter o horário de expediente.

Mesmo que a empresa possibilite flexibilidade de horários, prosseguir com a rotina anterior permite, em geral, ajustar-se mais rapidamente às mudanças. Por isso, crie rotinas — ou seja, evite acordar tarde ou trocar todo dia de horário.

Troque de roupas

Vestir uma roupa confortável para a jornada de trabalho é essencial. Porém, muitas pessoas trabalham de pijamas, julgando que isso não interfere na produtividade. Mas, na verdade, o simples fato de trocar de roupas pode fazer toda a diferença.

Dicas para manter a produtividade no home office

Mesmo organizando todo o ambiente, nem sempre é fácil manter o mesmo foco e produtividade no home office. Mas algumas dicas podem fazer bastante diferença e tornar a experiência melhor:

Comunique-se

Ao estabelecer uma jornada em home office com a empresa, é válido conversar com líderes e conhecer as ferramentas utilizadas pela empresa.

Diversas opções podem facilitar o processo de interação e integração em equipes, como videochamadas, que podem ser feitas diretamente ou em grupos. É interessante conhecer as ferramentas adotadas no trabalho previamente — e até sugerir algumas.

Algumas opções que permitem e otimizam o diálogo e a comunicação são:

Tenha uma agenda de tarefas e reuniões

Diversas ferramentas funcionam como planners, podendo ser integradas a outras plataformas ou aplicativos. Isso permite sincronizar as demandas e até importar dados. 

Algumas agendas online permitem criar eventos e convidar membros, facilitando o agendamento de reuniões, por exemplo. Além disso, é possível configurar lembretes diários, para que sejam enviados ao telefone pessoal ou e-mail.

O Google Calendar é uma ótima e intuitiva opção, que pode ser integrada e sincronizada com o celular e outros dispositivos. Além disso, o Trello tem um design adaptável e versátil, ideal para quem gosta do visual de planner.

Estabeleça prioridades

Um dos grandes desafios de quem migra para o trabalho remoto é desenvolver a capacidade de autogestão. Isso significa saber priorizar demandas de acordo com a urgência e importância.

Tarefas urgentes são aquelas que precisam ser entregues com o menor prazo possível, já as importantes são as que vão demandar maior tempo, esforço mental, analítico ou crítico.

Assim, separe as atividades e use etiquetas como:

  • Urgente e importante: precisa ser resolvido com atenção e agilidade;
  • Urgente e não importante: precisa ser resolvido rapidamente, mas exige pouco esforço;
  • Importante, mas não urgente: pode ser adiado, pois necessita de atenção e não demanda rapidez;
  • Não urgente e não importante: pode ser adiado em detrimento de outras demandas.

A rotina vai depender da atualização das tarefas, sendo possível determinar o grau de prioridade diariamente ou semanalmente, por exemplo. Para isso, é possível recorrer às ferramentas ou softwares como Trello, Asana, Pivotal e Monday.

Descubra ferramentas adequadas para a sua rotina 

Descobrir softwares ou ferramentas que facilitem a sua jornada de trabalho é fundamental, sobretudo no trabalho remoto. Quanto mais versátil ela for, melhor, pois assim dá para unir diversas demandas e funcionalidades, integrando-as de forma simplificada. 

Existem diferentes opções, que podem oferecer funções como: operacionalizar atividades, coletar dados, gerenciar demandas, reorganizar prioridades, gerar relatórios, estimar tempo e armazenar dados. 

Por isso, vale testar, explorar e conhecer novas opções.

Advocacia 4.0: por que escolher a LawVision?

Modernizar as rotinas, mesmo em casa, é uma maneira inteligente de transformar funções em operações rápidas e simples. 

Seja no home office ou no escritório, contar com ferramentas capazes de otimizar processos e oportunizar o melhor desempenho da equipe de advogados e advogadas é a maneira mais eficaz de obter bons resultados.

A advocacia 4.0 já chegou: ela visa integrar tecnologias às rotinas do escritório, de forma de tragam melhores resultados e desempenho.

Ao adotar a ferramenta de gestão LawVison ao seu sistema, fica muito mais simples automatizar tarefas, gerenciar dados e compreender cada processo. Ele é ideal para escritórios de todos os portes, pois trabalha com um conceito básico: transformar dados em resultados positivos!

_____

Modernizar os procedimentos é entrar para a era da advocacia 4.0, um conceito que integra tecnologia, desenvolvimento e atenção a clientes e profissionais.

Quer saber como a LawVision pode oferecer uma forma mais otimizada e intuitiva de ter os melhores resultados? Converse com a nossa equipe e transforme sua atuação profissional!



Solicite uma demonstração