Tarefas recorrentes, compilação de dados e organização das finanças são algumas das possibilidades de automação que podem auxiliar os escritórios de advocacia.

A digitalização de documentos trouxe uma nova realidade para os escritórios de advocacia: a automação dos processos jurídicos. Em vez daquelas pilhas de papeis, os tribunais hoje permitem todo o manuseio da documentação completamente online.

Esse cenário fez com que os escritórios de advocacia buscassem na tecnologia novas maneiras de se reinventar. O uso de softwares de gestão, por exemplo, deixou de ser somente um diferencial competitivo e passou a ser uma necessidade. Os escritórios que ainda não são adeptos da automação estão ficando para trás.

Automação no mundo jurídico: quais são as alternativas?

Existem muitas possibilidades para que os escritórios de advocacia se beneficiem da automação para aumentar a produtividade. A ideia não é substituir os funcionários por máquinas e softwares, mas sim deixar com eles tarefas que requeiram maior capacidade analítica e sejam menos repetitivas.

Organização administrativa e financeira

O primeiro aspecto a ser revolucionado pela automação é a organização administrativa e financeira. Desde a delegação de tarefas até a gestão de entrada e saída de capital, todos esses aspectos podem ser movimentados sem a necessidade de interação humana por meio de softwares de gestão como o LawVision.

As tarefas de rotina não deixam de ser feitas, pelo contrário. Porém, elas passam a ser executadas de forma mais rápida e com menor incidência de erros. Com isso, ganha toda a equipe que passa a ter mais tempo livre para a análise processual e para o atendimento aos clientes.

Análise processual via banco de dados

Quanto maior for o número de informações disponíveis, maiores são as chances de que a análise de cenário para definição da estratégia jurídica seja assertiva. Porém, humanamente não é possível e nem viável analisar tanta informação assim em pouco tempo. Novamente, entram em cena os softwares.

Eles são capazes de compilar bancos de dados imensos em poucas horas e fornecer para os advogados um panorama numérico acerca de decisões mais comuns em certos tribunais ou tendências em sentenças de um determinado juiz. Novamente, sobra mais tempo para que a sua equipe jurídica possa pensar na melhor estratégia processual levando em consideração os prognósticos.

Atendimento mais ágil ao cliente

Outra ferramenta de automação capaz de impactar positivamente no seu negócio é o atendimento via chatbots. Eles funcionam como uma espécie de filtro, permitindo que dúvidas mais simples sejam respondidas de forma automática 24 horas por dia. Seu escritório ganha em agilidade e seu cliente ganha em qualidade.

Somente as dúvidas mais complexas é que passam a ser direcionadas para a equipe de atendimento. Sua equipe jurídica poderá dar respostas mais completas e embasadas sem que para isso seja preciso aumentar o número de colaboradores. Trata-se de um aspecto que traz melhorias em todas as frentes.

Maior produtividade e redução de custos

Os investimentos em automação resultam em uma condição que as empresas mais modernas já estão acostumadas a lidar: aumenta a produtividade dos funcionários ao mesmo tempo que o custo operacional de certar tarefas é reduzido. No mundo jurídico essa ainda é, de certa forma, uma novidade, mas também uma tendência que parece ter vindo para ficar.

Entre os benefícios que a plataforma LawVision pode proporcionar para escritórios de advocacia de pequeno, médio ou grande porte, estão ainda muitas outras possibilidades. Na lista de vantagens, destacamos ainda:

  • Prestação de contas aos advogados associados, detalhando as distribuições do escritório;
  • Acompanhamento das despesas e receitas, entendendo a sua composição e evolução;
  • Acompanhamento da entrada de novos processos e suas características (análise de tendência);
  • Visualização de indicadores de desempenho comercial, financeiro e operacional;
  • Visualização do aging list de ações do escritório, permitindo identificar oportunidades para trabalhar de forma ativa a busca por melhores resultados.

Entre em contato com a equipe de especialistas do LawVision e descubra de que maneira o software pode tornar seu escritório mais produtivo e competitivo.