Mesmo advogados mais experientes têm dúvidas com relação a como conseguir novos clientes na advocacia. Por se tratar de uma área que possui regras rígidas quanto à publicidade, é preciso ser criativo para encontrar formas de atrair interessados.

Mesmo advogados mais experientes têm dúvidas com relação a como conseguir novos clientes na advocacia. Por se tratar de uma área que possui regras rígidas quanto à publicidade, é preciso ser criativo para encontrar formas de atrair interessados.

Felizmente, essa é uma missão que está longe de ser das mais complicadas. Trazer novos clientes para o escritório começa, em primeiro lugar, pelo bom atendimento daqueles que já se fazem presentes. A recomendação pessoal, o chamado “boca-a-boca” ainda é um dos métodos mais eficazes em se tratando de marketing jurídico.

Porém, ele não é o único. Nesse artigo, listamos cinco formas inteligentes de atrair clientes para o seu escritório.

1. Produza conteúdo relevante

Manter um blog dentro do site oficial do escritório é uma das melhores maneiras de mostrar ao público quais são os assuntos nos quais sua empresa é especializada. Por meio do debate de temas relevantes, os consumidores esclarecem suas dúvidas e descobrem como um profissional de advocacia pode ajudá-los.

A ideia, obviamente, não é a de divulgar resultados de processos no qual o seu escritório trabalha, mas sim debater mudanças na legislação, jurisprudências ou orientar os potenciais clientes quanto aos seus direitos. Aqueles que precisarem de mais informações, certamente buscarão seu escritório para esclarecê-las.

2. Amplie o seu networking

Muitos dos novos clientes obtidos por um escritório de advocacia vêm por meio de contatos pessoais. Assim, estimular os seus colaboradores a ampliar o networking é uma das maneiras mais inteligentes de atrair novos negócios para o seu escritório.

Participação em eventos e seminários e envolvimento com a comunidade acadêmica são duas boas maneiras de interagir com um número maior de pessoas. Tenha sempre à mão um cartão de visita com os contatos de seu escritório para que possa distribuí-los quando necessário.

3. Tenha um software de gestão jurídica

Como mencionamos no início, uma das principais formas de atrair novos clientes para o escritório é por meio de indicações dos seus atuais clientes. Para isso, eles precisam estar satisfeitos com o atendimento e com a demonstração de interesse dos seus colaboradores na causa defendida.

Utilizar softwares para a gestão de tarefas otimiza o trabalho e libera mais tempo para a sua empresa focar no atendimento ao cliente. Com ferramentas como o LawVision, muitas tarefas de rotina passam a ser automatizadas e é possível obter relatórios em tempo real para a tomada de decisão mais ágil e assertiva.

4. Marketing jurídico: aposte nas redes sociais

Já falamos no início sobre a produção de conteúdo relevante para o público em geral e que possa demonstrar as áreas nas quais o seu escritório é especializado. Igualmente importante é a maneira como você distribui essas informações, e nesse quesito as redes sociais são imbatíveis.

Mídias sociais como o Facebook e o Twitter, por exemplo, são meios inteligentes e baratos de se atingir um público maior. Os usuários interessados podem se cadastrar em seu site para receber mais informações via e-mail marketing. Assim, você cria uma base de usuários, que consome e compartilha seus conteúdos, ampliando o seu alcance.

5. Fique atento às demandas do mercado

Em certas épocas do ano, determinados assuntos jurídicos vêm à pauta e, na maioria dos vezes, os veículos de comunicação precisam de especialistas para esclarecê-los. É nesse momento que entra em cena o trabalho de uma assessoria de imprensa.

Trata-se de profissionais do jornalismo e das relações públicas que visam estabelecer contato com veículos para que o seu escritório possa se tornar uma fonte de informações.

Algumas áreas, como direitos do consumidor, têm mais destaque do que outras, mas sempre há oportunidades para que um representante do seu escritório seja o entrevistado. Aparições no rádio, na TV, em jornais ou revistas ajudam a dar visibilidade para o seu trabalho.