Recurso permite aprimorar a gestão a partir do monitoramento de dados de forma dinâmica e em tempo real.

O uso de softwares de gestão vem crescendo em todas as áreas e na advocacia não poderia ser diferente. A adoção de dashboards em escritórios de advocacia é uma forma de simplificar o monitoramento de informações, permitindo que o gestor tenha uma visão do todo em tempo real.

Porém, muitas pessoas ainda não sabem ao certo como essas ferramentas podem otimizar as dinâmicas de trabalho. Ao definir fluxos de trabalho mais objetivos e, muitas vezes, automatizados, os profissionais ganham tempo para se dedicar a outras tarefas, como o atendimento aos clientes e a definição de estratégias jurídicas.

Dashboards: por que eles são essenciais?

Dashboards são painéis de controle a partir dos quais o gestor têm acesso a todos os dados disponíveis no escritório de advocacia. Isso inclui não apenas aspectos financeiros, mas também questões administrativas e fluxo de trabalho. Até mesmo a determinação de estratégias jurídicas pode ser feita a partir da análise de dados.

Nem todos têm a mesma familiaridade com números para interpretar tabelas e planilhas. Os dashboards simplificam esse processo ao transformar em gráficos todos os dados que o seu escritório precisa para tomar decisões. Não se trata de utilizar máquinas para substituir trabalhadores, mas sim utilizar os números como ferramenta de suporte para decisões mais assertivas.

Do analítico ao operacional: uma central de comando

Os painéis de controle podem ter duas funções: analítica ou operacional. No primeiro caso, os gráficos e as estatísticas são utilizados para embasar as decisões, das mais diversas formas possíveis. Por exemplo, uma análise de sentenças de um determinado tribunal pode indicar uma propensão dos magistrados a se posicionarem contra ou a favor de um determinado tema. Esses dados podem ser considerados na hora de formular a estratégia jurídica.

Do ponto de vista operacional, falamos da possibilidade de controlar ações administrativas e financeiras no escritório. Sabemos que os escritórios de advocacia têm particularidades que outros tipos de empreendimento não possuem. Essas diferenças foram levadas em consideração na hora de construir o LawVision, um software feito sob medida para escritórios de advocacia de qualquer porte.

As principais vantagens do uso de dashboards na advocacia

São muitas as vantagens de adotar um software que permite a gestão de informações por meio de dashboards. A lista de benefícios é extensa, seja para pequenos, médios ou grandes escritórios. Confira alguns dos recursos que você pode adicionar ao seu trabalho ao adotar essa estratégia.

Aumento na produtividade 

A automatização de tarefas traz como benefício direto um aumento na produtividade do escritório como um todo. Rotinas que antes precisavam de algumas horas para serem executadas podem ser concluídas em questão de minutos. Tudo isso, com um nível de confiabilidade muito mais alto, que somente os computadores são capazes de proporcionar.

Redução de custos operacionais

Com tarefas sendo executadas de forma mais rápida você pode direcionar os profissionais para outros tipos de tarefas menos burocráticas. É o caso da análise de dados para a estratégia jurídica ou do atendimento ao cliente. Uma equipe mais enxuta pode ser capaz de entregar os mesmos resultados operacionais. Ou, se você preferir, é possível investir mais para ampliar o negócio. 

Decisões mais assertivas

A partir do momento em que as suas decisões passam a se basear em dados, aumentam as chances de assertividade. Muitas vezes, escritórios erram em suas avaliações por não dispor de ferramentas que os permitam fazer análises mais aprofundadas, guiando-se por impressões ou mesmo pelo estudo de um número limitado de casos. 

…..

Você já conhece as funcionalidades do software LawVision? Sua utilização é capaz de transformar o dia a dia de escritórios de advocacia de qualquer porte, com valores de investimento acessíveis. Consulte-nos e conheça quais são as soluções disponíveis para o seu negócio.