O gerenciamento a distância do escritório de advocacia fica mais facilitado com o uso de um indicador de produtividade e de ferramentas de acompanhamento.
Produtividade é palavra de ordem para escritórios de advocacia, especialmente em tempos de trabalho remoto. A produtividade, em última instância, representa a capacidade dos empreendimentos e de suas equipes gerarem resultados. Sem resultados, nenhum negócio é viável, tampouco sem produtividade.
Com isso, a adoção e o acompanhamento de um indicador de produtividade mostram-se fatores-chave no ambiente empresarial em um cenário normalizado. Isso não é diferente no contexto de gerenciamento a distância.
O que pode mudar são alguns dos indicadores escolhidos para esse momento e a forma de avaliar a produtividade quando a equipe está, parcial ou integralmente, em home office.
Se você está enfrentando esse tipo de desafio, continue a leitura e saiba mais sobre o indicador de produtividade no contexto de negócios jurídicos. Veja também a seguir dicas importantes para escolher a melhor forma de mensurar o rendimento da equipe com gerenciamento remoto.
5 indicadores de produtividade importantes para o gerenciamento remoto
A concorrência no setor jurídico é grande. Portanto, é preciso sempre buscar caminhos para elevar a performance. E isso passa pelo indicador de produtividade. Afinal, só podemos melhorar o que pode ser medido e acompanhado de perto, mesmo com o distanciamento físico.
Confira alguns exemplos de indicadores que podem ser utilizados para o gerenciamento remoto de advogados:
- Horas trabalhadas
Esse é um indicador de produtividade básico, porém importante. Sabemos que tempo é dinheiro, por isso, serviços advocatícios comumente são precificados por hora. Naturalmente, passar mais horas trabalhando em um processo nem sempre é um indicador positivo. Aqui, a mensuração é do comprometimento dos membros da equipe com suas tarefas de modo mais abrangente. Se há um contrato para seis horas de trabalho diárias, isso deve ser seguido.
E no regime de home office, é preciso atenção a esse tipo de combinação. Nesse caso, o uso de ferramentas tecnológicas que façam essa contagem e disponibilizem relatórios sobre o tempo utilizado para cada atividade é algo fundamental.
Esse tipo de recurso oferecerá, ainda, insights valiosos para elevar a competitividade do escritório e a performance da equipe. Por exemplo, na comparação de relatório entre o tempo que profissionais diferentes levam trabalhando em contratos com tarefas semelhantes, é possível detectar gargalos se o número de horas for muito díspar.
Pode ser que um dos profissionais precise de apoio para a adaptação ao home office, por exemplo, e isso esteja reduzindo seu desempenho. Ainda, esse tipo de análise pode ajudar a detectar atividades que não agregam valor e que consomem muito tempo dos profissionais. Nesse caso, a automação dessas tarefas pode ser a solução.
- Cumprimento de prazos
Esse indicador de produtividade também é crucial para o gerenciamento a distância. A perda de prazos processuais pode levar a prejuízos substanciais para o escritório e danos aos clientes. Por isso, é preciso atenção ainda maior no acompanhamento remoto.
A detecção precoce de focos de problemas é essencial para promover ajustes. Usar ferramentas com notificações automáticas de proximidade dos prazos, por exemplo, pode contribuir para prevenir essas situações.
- Número de processos ativos
Esse indicador de produtividade também é comumente utilizado como indicador-chave de desempenho (KPI) do escritório.
Saber quantos processos há no momento com cada profissional e no total do negócio é fundamental. Inclusive, para averiguar se a capacidade produtiva do escritório está sendo aproveitada satisfatoriamente e avaliar o melhor dimensionamento da equipe.
- Aquisição de novos clientes
Muitos escritórios têm metas de captação de clientes. Portanto, isso precisa ser medido e acompanhado como indicador de produtividade, podendo fazer interface com outros KPIs, como taxa de crescimento, por exemplo.
- Contratos fechados
Esse indicador de produtividade pode ser analisado em conjunto com o anterior já que estão relacionados. Ele demonstra a eficiência operacional do escritório em relação à sua capacidade produtiva e à da equipe.
Ainda, analisando-o no contexto do gerenciamento remoto de advogados, esse indicador pode ajudar a detectar situações como falta de motivação de profissionais ou necessidade de readequar estratégias de captação para o ambiente digital.
Gerenciamento remoto de advogados e de indicador de produtividade
Determinar um indicador de produtividade é o primeiro passo para um gerenciamento a distância bem-sucedido. Para que tudo seja corretamente mensurado e consiga-se trabalhar com os dados de forma estratégica, é importante adotar ferramentas que ajudem a visualizar e a entender os indicadores de produtividade.
Um exemplo é a LawVision, a primeira plataforma de Business Analytics desenvolvida para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Essa solução captura os dados do seu sistema e transforma dados de gestão em dashboards simples e amigáveis para o seu acompanhamento diário.
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