Coleta, organização e análise de dados podem ser diferenciais para o negócio tanto no dia a dia quanto em termos de estratégia jurídica

O seu escritório de advocacia já adota soluções de business intelligence, legal analytics ou data analytics? Se a sua resposta foi negativa, então talvez você esteja em desvantagem perante a concorrência e esteja gastando mais tempo para fazer as tarefas do que deveria.

O uso de ferramentas de análise de dados já é uma realidade hoje em escritórios de advocacia de pequeno, médio e grande porte. O simples fato de ter acesso a um volume maior de informações e poder analisá-las com calma pode se converter em um diferencial competitivo muito significativo.

Por que usar ferramentas de business intelligence?

Para que possam se tornar mais competitivos, os escritórios de advocacia precisam dispender menos tempo para executar tarefas de rotina. Se engana quem imagina que essa é uma prerrogativa apenas dos grandes escritórios. É justamente nos pequenos, com número de funcionários limitado, que qualquer ganho de tempo se torna significativo.

A ideia de ferramentas como o LawVision, por exemplo, é automatizar tarefas de rotina, minimizando as possibilidades de erro, e permitir que os profissionais dediquem seu tempo a outras atividades, tais como a prospecção de novos negócios ou o atendimento aos clientes.

Não se trata de substituir o homem pela máquina, mas sim de dar a ele funções mais adequadas às suas possibilidades.

Legal Analytics: mais assertividade nas suas estratégias

Os aspectos administrativos do seu negócio não são os únicos que podem se beneficiar com a análise de dados. É possível ainda reunir dados e obter relatórios sobre tendências em termos de decisões jurídicas. Em outras palavras, as estatísticas e o histórico de ações sobre um determinado tema podem ter papel determinante na elaboração de uma estratégia.

Caso fosse feito manualmente, esse trabalho poderia levar meses inteiros e, ainda assim, estaria longe da precisão que pode ser obtida por meio de softwares. Não se trata de deixar a máquina tomar decisões no lugar de profissionais de advocacia, mas sim de mais um recurso analítico com os quais os advogados podem contar antes de definir os melhores caminhos a serem seguidos.

Data analytics: o futuro em muitas áreas

A análise de dados já é responsável por sustentar grande parte das decisões na indústria. Contudo, quando se fala do meio jurídico, muitos profissionais ainda torcem o nariz para essa possibilidade. De fato, os escritórios de advocacia têm particularidades financeiras e estratégicas que não se vê em outras áreas. Todavia, é justamente por essa razão que ferramentas como o LawVision são tão importantes.

Nesse caso, falamos de uma plataforma que foi especialmente desenvolvida para esse tipo de público, ou seja, leva em consideração todas as particularidades desse tipo de negócio. Isso facilita a adaptação de todos. Além disso, a ferramenta tem caráter modular.

Na prática, isso quer dizer que escritórios pequenos podem ter acesso à mesma tecnologia, ainda que com menos recursos, mas pagando um valor justo apenas por aquilo que utilizam. À medida que crescem, os escritórios de advocacia podem escalar a plataforma – o que torna a solução viável para todos.

LawVision: solução sob medida

Se você ainda não conhece os benefícios que a plataforma LawVision pode proporcionar para escritórios de advocacia de pequeno, médio ou grande porte, então ainda não explorou todas as possibilidades do seu negócio. Entre as inúmeras vantagens proporcionadas pelo software, destacamos ainda:

  • Prestação de contas aos advogados associados, detalhando as distribuições do escritório;
  • Acompanhamento das despesas e receitas, entendendo a sua composição e evolução;
  • Acompanhamento da entrada de novos processos e suas características (análise de tendência);
  • Visualização de indicadores de desempenho comercial, financeiro e operacional;
  • Visualização do aging list de ações do escritório, permitindo identificar oportunidades para trabalhar de forma ativa a busca por melhores resultados.

Entre em contato com a equipe de especialistas do LawVision e descubra de que maneira o software pode tornar seu escritório mais produtivo e competitivo.

Fonte(s): SAJ ADV, SWC Technology PartnersPreâmbulo, Aderant