Como seu escritório de advocacia pode gerar estratégias sólidas de crescimento através da análise de dados.

“Trabalhar menos, mas de forma mais inteligente”. O uso de soluções de business intelligence e inteligência artificial em escritórios de advocacia tem transformado a maneira como profissionais de Direito lidam com as suas demandas no dia a dia.

Hoje, mesmo escritórios menores já podem contar com soluções modernas de gestão capazes de automatizar muito do trabalho burocrático e deixar para os especialistas apenas o trabalho técnico, que requer análise e dedicação. 

O momento é de investir

Razões não faltam para investir em soluções de inteligência para escritórios de advocacia. A primeira delas é o aumento das demandas nos estabelecimentos jurídicos. Escritórios que ainda seguem o modelo tradicional perdem muito tempo com atividades que não são o objeto principal do negócio.

Ao delegar funções administrativas para sistemas inteligentes, como o LawVision, tanto os gestores quanto os advogados passam a ocupar menos tempo do seu dia com as tarefas de rotina. Entenda: elas não são deixadas de lado e nem feitas de qualquer jeito, mas passam a ser executadas mais rápido e com maior precisão.

Assim, sobra mais tempo para que os profissionais do seu escritório possam ser dedicar ao atendimento dos clientes, à prospecção de novas oportunidades e ao estudo de estratégias processuais para obter os melhores resultados possíveis.

BI, IA, CI e RI: as siglas que transformam a área jurídica

A entrada dos softwares de gestão na área jurídica, com ferramentas específicas para essa finalidade, fez com que uma série de siglas passasse a fazer parte do dia a dia dos profissionais. BI (Business Intelligence), IA (Inteligência Artificial), CI (Competitive Intelligence) e RI (Relationship Intelligence) são apenas algumas delas.

Business Intelligence (BI)

A tomada de decisões administrativas nos escritórios de advocacia fica mais fácil com a adoção de recursos de BI. Desde o entendimento do negócio, passando pela definição do público-alvo e das decisões sobre investimentos, tudo se torna mais assertivo quando os números são levados em consideração como um dos principais parâmetros.

Inteligência Artificial (IA)

Por inteligência artificial entendemos a capacidade preditiva que as ferramentas têm de apontar os melhores caminhos para os usuários. Por exemplo, a partir da leitura de um banco de dados com todas as decisões de um determinado tribunal, a IA pode atribuir quais são as principais tendências para as decisões futuras. Quanto mais o banco é alimentado, mais precisa ela se torna.

Competitive Intelligence (CI)

As inteligências competitivas nada mais são do que a capacidade que os escritórios têm de analisar decisões para, a partir das tendências, formularem as suas estratégias jurídicas aumentando a assertividade nos resultados. Competir contra uma empresa que utiliza CI sem recorrer a nenhum recurso como esse, é algo que demanda muito mais tempo e, ainda assim, correm-se muitos riscos desnecessários de ser surpreendido.

Relationship Intelligence (RI)

Por fim, a última das competências que vem sendo desenvolvida com auxílio da tecnologia é a chamada inteligência de relacionamentos. Trata-se da possibilidade de aumentar as taxas de retenção de clientes a partir do estabelecimento de um relacionamento mais sólido entre as partes.

Para isso, a atenção dispensada pelos profissionais passa a ser fundamental. Mais do que prestar um serviço diferenciado, a maior atenção aos clientes permite identificar oportunidades e até mesmo oferecer serviços complementares que atendam a demandas latentes, gerando uma relação de maior custo-benefício para os envolvidos.

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Você já conhece as funcionalidades do software LawVision? Sua utilização é capaz de transformar o dia a dia de escritórios de advocacia de qualquer porte, com valores de investimento acessíveis. Consulte-nos e conheça quais são as soluções disponíveis para o seu negócio.

Fonte(s): SWC, Business 2 Community, Cipher, Fuld e JDSupra