Uso de softwares específicos de gestão aumenta a produtividade e facilita o acesso a relatórios para a tomada de decisão.

O controle de prazos processuais é um dos itens mais importantes na gestão de um escritório de advocacia. Um simples desencontro de datas pode colocar tudo a perder.

A necessidade de organização é ainda mais importante em escritórios de pequeno porte. Nesses ambientes, é comum que os profissionais acumulem tarefas administrativas e processuais, aumentando as suas demandas. Não há espaço para falhas.

É por essa razão que a busca por soluções que auxiliem a gestão deve ser contínua. Quanto mais específicas forem as ferramentas para esse tipo de negócio, maiores são as chances de que os resultados sejam mais adequados.

LawVision: auxiliando no controle de processos e prazos

Desenvolvido sob medida para escritórios de advocacia, o software LawVision é uma solução perfeita não apenas para gestão de processos, mas também para a tomada de decisão a partir de relatórios e controle financeiro. Trata-se de uma ferramenta útil tanto para pequenos quanto para grandes escritórios.

O LawVision é uma solução de business analytics voltada especialmente para escritórios de advocacia. Por meio de painéis de controle intuitivos e visualmente atrativos, os usuários têm diante de si a plataforma perfeita para cruzar dados e gerar relatórios precisos relacionados a indicadores de produtividade, acompanhamento de clientes e gestão financeira da empresa. 

A partir disso, as decisões a serem tomadas passam a ser muito mais assertivas, pois um volume maior de dados nos quais se basear. E o melhor: o acompanhamento dos prazos processuais deixa de ser um problema, pois diariamente eles são exibidos na tela em forma de lembretes para que você tome medidas se assim for necessário.

Automação de processos é a chave para o aumento de demanda

À medida que os escritórios crescem, aumentam as responsabilidades. Um número maior de clientes irá requerer mais atenção e dedicação por parte dos profissionais. Ao mesmo tempo, as obrigações financeiras e administrativas não esperam: elas crescem na mesma proporção.

A solução é automatizar certos tipos de tarefas. O controle financeiro – entradas e saídas de capital, gestão de recebíveis, contas a pagar e tributos – deve continuar tendo atenção total por parte dos gestores, mas sua forma de execução pode ser simplificada por meio de softwares específicos.

Na prática, as tarefas continuam sendo realizadas, mas perde-se menos tempo em cada uma delas. Além disso, em alguns casos, um número menor de pessoas pode dar conta de tudo que se tem a fazer. Com isso, sobra mais tempo para que os profissionais se dediquem ao atendimento a clientes, à captação de novos negócios e à análise processual.

Compreender para melhorar

Só é passível de ser melhorado aquilo que pode ser mensurado. Em outras palavras, é a partir do registro e da análise dos seus indicadores atuais que torna-se possível pensar em estratégias que visem melhorias nos números. Essa regra não se aplica somente às finanças, mas também à gestão administrativa.

Contudo, nem sempre os escritórios têm a sua disposição meios que tornem esse tipo de trabalho mais simples. Sem um software de gestão, por exemplo, metrificar e analisar certos tipos de dados se torna inviável, consumindo mais tempo e capital do que seria razoável para se obter bons resultados.

É justamente aí que entra em cena o LawVision. A ideia é centralizar em um só todas as informações que gestores e colaboradores necessitam no dia a dia. A partir do cruzamento de dados é que se obtém as hipóteses que impactarão na escolha das estratégias.

Em outras palavras, quanto mais tempo for dedicado ao negócio em si e menor for a burocracia, maior será a produtividade do escritório como um todo. E maior produtividade significa, invariavelmente, maiores possibilidades de receitas e de lucro. Confira algumas possibilidades que o LawVision proporciona:

  • Prestação de contas aos advogados associados, detalhando as distribuições do escritório;
  • Acompanhamento das despesas e receitas, entendendo a sua composição e evolução;
  • Acompanhamento da entrada de novos processos e suas características (análise de tendência);
  • Visualização de indicadores de desempenho comercial, financeiro e operacional;
  • Visualização do aging list de ações do escritório, permitindo identificar oportunidades para trabalhar de forma ativa a busca por melhores resultados.

Se você ainda não conhece o LawVision, solicite hoje mesmo junto à nossa equipe uma demonstração para compreender quais são as vantagens de adotar um software poderoso e de baixo custo para o seu negócio. Certamente, um diferencial competitivo significativo para escritórios de qualquer porte.