Cultura de inovação é uma realidade cada vez mais presente em escritórios de advocacia.

Embora a advocacia ainda seja vista como uma profissão relativamente conservadora e tradicional, quebrar paradigmas a inovação e a tecnologia podem fazer toda a diferença em um escritório de advocacia.

A reinvenção desse segmento já vem ocorrendo há um bom tempo. A migração de boa parte dos processos para a esfera digital, por exemplo, tornou o acesso à informação mais simples e ágil e obrigou aqueles que estavam “satisfeitos” com o dia a dia de trabalho a buscarem alternativas.

Nos escritórios de advocacia modernos, a tecnologia é palavra de ordem. Softwares para gestão administrativa, financeira e processual são capazes de automatizar tarefas e permitir que advogados e gestores tenham mais tempo para o que realmente importa: as defesas técnicas e o contato com os clientes.

O rumo certo para a mudança

Adotar a tecnologia simplesmente por adotar não é o caminho. Embora essa seja um tendência sem retorno, é importante que os escritórios compreendam de que forma as ferramentas existentes podem auxiliá-los a serem mais produtivos, a reduzirem os custos e a obterem uma maior lucratividade.

É o caso de softwares como o LawVision, por exemplo. Trata-se de uma plataforma modular com soluções de business analytics adequadas tanto para grandes empresas quanto para pequenos escritórios. 

Seu principal diferencial está no fato de que as ferramentas de gestão foram concebidas tendo em vista as particularidades que os negócios jurídicos têm. Assim, é possível fazer projeções baseadas em fluxos de trabalho e automatizar pagamentos e o controle financeiro.

Todas as informações coletadas são exibidas em formas de painéis de controle. Dessa maneira, os gestores têm acesso em tempo real às movimentações e podem intervir, se necessário, corrigindo rotas e alterando o rumo dos negócios visando sempre aumentar a produtividade.

Competitividade em mercados cada vez mais acirrados

O acesso amplo às novas tecnologias tornou os mercados ainda mais competitivos. Se no início adotar ferramentas tecnológicas era considerado um diferencial importante, hoje não utilizá-las pode significar ficar à margem daquilo que os consumidores exigem.

Esse novo cenário se revela, portanto, mais acirrado em termos de oportunidades para todos. Para crescer é preciso não apenas reduzir custos e se tornar mais produtivo, mas também é fundamental estar um passo a frente com relação ao que os seus concorrentes oferecem.

Quais vantagens competitivas o LawVision pode proporcionar?

A revisão de processos administrativos é um dos principais pilares que a evolução tecnológica exige. Tarefas que antes consumiam algumas horas do dia agora podem ser realizadas em poucos minutos. E isso não significa, de forma alguma, que o trabalho de advogados e auxiliares administrativos seja dispensável.

Ao contrário. A ideia é que profissionais qualificados tenham mais tempo para tarefas que requeiram um maior grau analítico. Análise de dados para a tomada de decisões, revisões de legislação e jurisprudência, e atendimento direto aos clientes são tarefas que, quando aprimoradas, resultam em saltos de qualidade para os escritórios.

Entre as inúmeras vantagens proporcionadas pelo software LawVision, destacamos ainda:

  • Prestação de contas aos advogados associados, detalhando as distribuições do escritório;
  • Acompanhamento das despesas e receitas, entendendo a sua composição e evolução;
  • Acompanhamento da entrada de novos processos e suas características (análise de tendência);
  • Visualização de indicadores de desempenho comercial, financeiro e operacional;
  • Visualização do aging list de ações do escritório, permitindo identificar oportunidades para trabalhar de forma ativa a busca por melhores resultados.

…..

Seu escritório já está preparado para a era da inovação tecnológica ou ainda recorre a métodos manuais onerosos e demorados? Se você ainda está em busca de soluções para aumentar a produtividade da sua empresa, consulte a equipe de especialistas do LawVision e conheça todas as possibilidades que a ferramenta é capaz de oferecer.