Gestão de dados característica de grandes empresas também já pode ser aplicada ao meio jurídico; conheça as vantagens.

A busca pela eficiência é uma constante nas grandes empresas, mas até há bem pouco tempo os conceitos de business intelligence ainda estavam distantes do mundo jurídico.

Contudo, dado que o volume de informação a ser trabalhada é cada vez maior, atualmente está cada vez mais difícil pensar em gestão de escritório de advocacia sem recorrer a softwares específicos para essa finalidade. 

Business intelligence: por que seu escritório precisa disso?

Por business intelligence compreendemos todos os processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que sirvam de embasamento para a tomada de decisões em um negócio. 

Como os volumes de dados disponíveis são cada vez maiores, processá-los e interpretá-los fica mais difícil sem o auxílio da tecnologia. É nesse cenário que entram em cena os softwares de gestão, destinados a simplificar esse processo e oferecer para o usuário, em uma interface simples, insights que possam contribuir para a tomada de decisões mais assertivas.

Todavia, cada área de negócios tem as suas particularidades – e no mundo jurídico em especial elas são muitas. Visando atender essa demanda é que foi criado o LawVision, um software de gestão voltado para escritórios de advocacia de qualquer porte e que pode representar uma verdadeira revolução em termos de organização empresarial.

Gestão da informação é diferencial competitivo

A primeira coisa a se fazer é identificar quais são as informações que são relevantes para a gestão do escritório. Isso inclui desde aspectos financeiros e administrativos até o relacionamento com o cliente.

As análises podem se ater ainda a aspectos jurídicos tais como custo processual por assunto, projeção de horas dedicadas a uma ação bem como qualificações necessárias para os colaboradores envolvidos. Classificações de risco de processos e custas e depósitos judiciais também entram nessa equação.

Quanto mais subsídios um escritório tiver para tomar decisões, muito provavelmente maiores serão as chances de que essas decisões sejam corretas. Um volume maior de dados ajuda ainda a fazer projeções sobre as finanças da empresa, evitando que processos onerosos ou demorados impactem negativamente sobre o caixa da companhia.

Relatórios em tempo real e menos burocracia

A partir do momento que um software de gestão para escritório de advocacia é alimentado e os fluxos de dados se estabelecem, os gestores passam a ter acesso a soluções mais eficientes no dia a dia.

É o caso dos relatórios em tempo real. Eles permitem que, por meio de painéis de controle descomplicados, qualquer pessoa tenha acesso ao status atual da companhia sob um determinado tema. O melhor de tudo é que com a automatização de certas tarefas, diminui também a burocracia.

Os advogados dedicam menos tempo à produção dos relatórios e mais à análise dos dados. Da mesma maneira, sobra mais tempo para o atendimento aos clientes e para a prospecção de novas oportunidades. Em outras palavras, torna-se possível fazer mais, com menos pessoas e dispendendo menos tempo.

Gestão profissional de escritórios de advocacia

Como qualquer empresa de outro segmento, os escritórios de advocacia também estão em busca de profissionalização e qualificação. Em tempos de acelerado desenvolvimento tecnológico, isso significa buscar ferramentas que tornem o trabalho mais produtivo.

Embora a automatização de tarefas seja algo associado em geral às empresas de maior porte, é nas pequenas que esse tipo de metodologia pode fazer a diferença. Isso porque nos escritórios menores há menos pessoal disponível para dar conta de tudo que é necessário e qualquer desafogo é muito bem-vindo.

O uso de softwares de gestão é, portanto, não só útil como também cada vez mais necessário. Entre as inúmeras vantagens proporcionadas pelo LawVision, destacamos ainda:

  • Prestação de contas aos advogados associados, detalhando as distribuições do escritório;
  • Acompanhamento das despesas e receitas, entendendo a sua composição e evolução;
  • Acompanhamento da entrada de novos processos e suas características (análise de tendência);
  • Visualização de indicadores de desempenho comercial, financeiro e operacional;
  • Visualização do aging list de ações do escritório, permitindo identificar oportunidades para trabalhar de forma ativa a busca por melhores resultados.

…..

Se você ainda não conhece os benefícios que a utilização de um software jurídico pode trazer para o seu escritório, entre em contato com a nossa equipe para tirar todas as suas dúvidas. As soluções do LawVision são modulares e, por essa razão, podem ser customizadas para escritórios de qualquer porte.