Empresas apostam em data analytics e business intelligence para aumentar a produtividade nos escritórios de advocacia.

As startups de tecnologia estão presente hoje em praticamente todos os segmentos do mercado. Finanças, agricultura, saúde… Não há limites para as possibilidades de exploração do uso de tecnologia.

No mundo jurídico não tem sido diferente. As chamadas lawtechs ou legaltechs são companhias que utilizam recursos de data analytics e business intelligence para tornar os escritórios de advocacia mais produtivos. 

Trata-se de um mercado em constante crescimento e com muitas possibilidades a serem exploradas. Você já pensou em como tornar o seu escritório de advocacia mais produtivo? A resposta pode estar em um software de gestão jurídica.

O uso de dados transforma a área jurídica

No passado, quando se falava em adoção de tecnologia para realização de tarefas em escritórios de advocacia, muitos profissionais torciam o nariz para essa ideia: afinal, o emprego deles estava em jogo e soluções de automação poderiam extinguir por completo certas funções.

O tempo passou e o que se viu não foi nada disso. As novas tecnologias trouxeram com elas mais oportunidades para profissionais qualificados. O trabalho “braçal e repetitivo”, de fato, foi deixado de lado, mas o número de dados disponíveis para análise aumentou.

Com isso, os profissionais passaram a ser mais valorizados por aquilo que são capazes de fazer: analisar dados, tomar decisões e oferecer um atendimento ainda mais personalizado aos clientes. Em outras palavras: o trabalho burocrático não deixou de existir, mas ele é feito de maneira mais rápida.

LawVision: tecnologia de ponta para escritórios de advocacia

Suprir as necessidades dos profissionais da área jurídica em termos de coleta e análise de dados e automação de tarefas. Foi com essa proposta que surgiu o LawVision, um software de gestão concebido especificamente para escritórios de advocacia.

Por se tratar de um tipo de negócio com muitas particularidades, softwares de gestão comercial tradicionais não costumam ter todas as opções necessárias para a gestão de um escritório de advocacia. Assim, ao atender uma demanda específica, o LawVision oferece um diferencial significativo para os gestores.

Mais produtividade e assertividade

Existem dois aspectos fundamentais a serem considerados quando falamos da adoção de tecnologias como o LawVision em escritórios de advocacia. O primeiro deles é a produtividade.

Muitas tarefas realizadas pelas empresas são rotineiras, ou seja, devem ser feitas independentemente do tamanho da empresa. A questão é que gestão de fluxo de caixa ou de folha de pagamento, por exemplo, não são parte do núcleo do negócio. 

Assim, quanto menos tempo puder ser dedicado a essas funções, mais tempo livre sobrará para outras atividades. É justamente aí que entram em cena os softwares de gestão. Ao simplificarem tarefas e automatizarem certas funções, o gestor ganha tempo e pode delegar outras funções menos “mecânicas” aos seus colaboradores.

O segundo aspecto diz respeito à assertividade. Quanto maior é o número de informações disponíveis, maiores são as chances de se tomar decisões corretas. Antigamente, o trabalho de pesquisa e tabulação de dados demandava muitas horas dedicadas.

Hoje, softwares de análise de dados e inteligência de negócios podem fazer essas tarefas em poucos minutos. Contudo, o trabalho não acaba aí. A tomada de decisão continua sendo um processo sob a responsabilidade dos profissionais. A diferença é que agora eles têm mais tempo para analisar painéis de controle e checar gráficos.

Inúmeras possibilidades a serem exploradas

Como já mencionamos, o mercado das lawtechs está em franca expansão. Isso porque, a cada dia que passa, mais e mais profissionais de advocacia veem a tecnologia como uma aliada fundamental para alcançarem maior produtividade e mais assertividade nas suas decisões.

As lawtechs tornam o trabalho operacional mais ágil, reduzem custos e diminuem as chances de erro. Por essa razão, trata-se de um investimento válido não apenas do ponto de vista produtivo, mas também competitivo. 

Com um número cada vez maior de escritórios adotando softwares de gestão, aqueles que não se adaptarem à nova realidade em breve sentirão os impactos. Basta pensar em como era o dia a dia do mundo jurídico há uma década e como ele hoje: muita coisa mudou.

Estar atento às novidades e às mudanças são pré-requisitos básicos para qualquer profissional hoje em dia, e na área jurídica não é diferente. Você já parou para pensar como será o dia a dia da profissão daqui uma década? Certamente as lawtechs já estão pensando nisso.

***

Entre em contato com a nossa equipe para conhecer mais sobre as novas tecnologias jurídicas e como isso pode otimizar o seu trabalho e da sua equipe.