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Tecnologia Jurídica

Tendências de uso da inteligência artificial em escritório de advocacia

Recurso está cada vez presente no dia a dia da profissão, proporcionando aumento de produtividade.

Por LawVision    |    Dia 26 de setembro de 2019
Tendências de uso da inteligência artificial em escritório de advocacia

A adoção de tecnologia tem modificado as relações de trabalho em múltiplas áreas e na advocacia não é diferente. O uso de inteligência artificial em escritórios de advocacia, por exemplo, é uma dessas tendências transformadoras do segmento.

Embora seja um aspecto importante da profissão, buscas na internet e consultas de bibliografia legal sobre um determinado tema são tarefas burocráticas e que não requerem, necessariamente, um alto grau de especialização. Mais do que encontrar as informações disponíveis, é importante saber como analisá-las.

É justamente nesse ínterim que a tecnologia vem em benefício dos profissionais. Não há necessidade de dedicar horas à busca de informações de um software é capaz de fazer isso. Esse tempo pode ser melhor aproveitado com a análise de dados, essa sim uma tarefa que requer muito preparo.

Machine learning e inteligência artificial: como elas funcionam?

Quando ouvimos os termos “machine learning” e “inteligência artificial” é comum que os associemos à alta tecnologia e até mesmo à ficção científica. Contudo, na prática, essas tecnologias são hoje possibilidades acessíveis, disponíveis até mesmo nos smartphones que carregamos no bolso.

“Machine learning” ou “aprendizado de máquina” é o nome que se dá à capacidade que os computadores têm de aprender sobre um determinado assunto. Para isso, os softwares precisam se alimentar com informações e bancos de dados.

A partir disso, de acordo com parâmetros pré-estabelecidos pelos programadores e usuários, as máquinas aprendem a “pensar” por conta própria, ou seja, a tomar decisões baseadas em padrões. A partir do momento que elas  executam tarefas sem que haja necessariamente uma interação com o usuário, a inteligência artificial está sendo colocada em prática.  

O uso de tecnologias avançadas em escritórios de advocacia

Não é de hoje que a gestão de escritórios de advocacia já conta com softwares modernos capazes de agilizar processos administrativos e financeiros. É o caso do LawVision, software modular que permite a escritórios de qualquer porte organizar processos e poupar tempo em tarefas burocráticas.

A ideia principal é que os usuários tenham acesso a todas as informações sobre a empresa centralizando-as em um único banco de dados. Esse banco é exibido para os gestores em forma de painéis de controle e, a partir dessa interface, torna-se possível a análise mais detalhada como suporte para a tomada de decisão.

Com isso, os escritórios de advocacia tornam-se muito mais flexíveis: ao mesmo tempo em que agilizam os trâmites burocráticos ainda conseguem ter mais tempo para se dedicar a tarefas de maior valor agregado, como a análise de dados e o atendimento aos clientes.

Exemplos de como a tecnologia pode agilizar os processos jurídicos

Além dos benefícios administrativos que ferramentas baseadas em machine learning e inteligência artificial são capazes de proporcionar, podemos citar ainda aplicações relacionadas ao atendimento de clientes. Os chatbots já são uma realidade em muitas áreas e o seu funcionamento se baseia nessas tecnologias.

A proposta aqui é dar vida aos FAQs, as listas de perguntas com as respostas às dúvidas mais comuns do usuário. Muitas das perguntas feitas pelos clientes podem ser resolvidas sem que haja nenhum tipo de interferência humana. Para isso, os sistemas precisam ter as informações e serem capazes de “guiar” o usuário em busca da resposta.

Somente quando a dúvida é mais complexa ou específica é que ela é direcionada a um profissional para o atendimento. Essa técnica funciona como uma espécie de filtro, reduzindo de forma considerável o número de intervenções em atendimento sem que isso resulte em prejuízos para o cliente.

Aliás, ao contrário: as inteligências artificiais ficam disponíveis 24 horas para tirar dúvidas, enquanto as equipes provavelmente se limitariam ao horário comercial.

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Se o seu escritório de advocacia ainda está dando os primeiros passos para entrar na era digital, então você precisa conversar com a equipe do LawVision. Nossos especialistas estão preparados para indicar as melhores soluções em termos de software de gestão para que você possa aumentar a produtividade do seu negócio. 

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