Saiba mais sobre os motivos para adotar a gestão financeira via dados.

Lidamos hoje com um número crescente de geração de dados não estruturados. Isso significa que muitas organizações não estão valorizando seus dados como ativos, como recursos que oferecem insights para melhorar diversas áreas do negócio, incluindo a gestão financeira.

Boa parte dos negócios começa usando a contabilidade de caixa. Embora isso seja simples e funciona bem para os estágios iniciais das organizações, conforme a operação se expande, é necessário ir além para fazer uma administração financeira consistente.

É necessário levantar e cruzar dados para rastrear cuidadosamente o estoque, salários, ativos, investimentos, empréstimos, etc. Assim, a consolidação de informações financeiras é fundamental para a eficiência operacional e um controle preciso da rotina do escritório ou setor jurídico e de seus recursos.

E é nesse ponto que a gestão via dados pode ajudar para que se alcance um novo nível de profissionalização e de inteligência no manejo dessas informações e no gerenciamento do negócio. Continue a leitura para saber mais.

4 motivos para apostar na gestão financeira via dados

A gestão financeira via dados refere-se a um conjunto de processos e ferramentas que auxiliam uma empresa a tratar e utilizar suas informações financeiras de forma mais estratégica. Sendo assim, mantendo-as alinhadas aos regulamentos de conformidade e aos requisitos legais.

Isso é possível com os algoritmos certos, relatórios e plataformas de visualização de dados especializados. Além disso, com o uso de software voltado à gestão financeira via dados, tem-se disponível a modelagem preditiva e outros recursos de inteligência de negócios que ajudam as organizações a obter insights valiosos.

Isso inclui a capacidade de empresas de mensurar métricas relacionadas a receitas, despesas, lucros/perdas e outros dados financeiros avançados com muito mais precisão.

A seguir, compreenda mais sobre os benefícios associados à gestão financeira via dados.

1. Orientação mais inteligente para a gestão do orçamento

O impacto das decisões tomadas na rotina da gestão financeira tem grande peso no sucesso do negócio. Portanto, é preciso saber como alocar da maneira mais inteligente possível recursos e verbas.

Nesse sentido, a gestão financeira via dados ganha justamente mais informação para que se realizem essas ações de modo eficiente. Com isso, o orçamento pode ser distribuído de forma mais assertiva, alavancando os resultados do setor ou escritório.

Ainda, a gestão financeira via dados pode ajudar a gerar melhores insights de BI para as organizações. Por exemplo, a empresa pode analisar dados financeiros de sua cadeia de suprimentos para encontrar ineficiências e gastos que podem ser cortados para melhorar as operações gerais.

Da mesma forma, as empresas podem identificar despesas desnecessárias e áreas nas quais as economias podem ser aumentadas para reduzir custos. Por fim, um forte gerenciamento de dados financeiros pode contribuir para a criação de modelos preditivos mais precisos e eficientes para o desenvolvimento do orçamento.

2. Potencialização da sua estratégia com a gestão financeira via dados

Essa abordagem permite uma melhor estratégia de precificação, administração de estoque e orientação de tomada de decisões sobre os melhores momentos para fazer investimentos e de onde buscar recursos para eles.

Assim, os resultados mais específicos relacionados a processos e os objetivos macro do setor ou escritório são potencializados. 

3. Simplificação e rapidez para o trabalho diário

Uma abordagem de gestão financeira via dados não se resume a uma organização operacional. No entanto, a partir do momento em que informações passam a ser geradas a partir de dados estruturados de fácil acesso, tem-se nessa organização um ponto de partida valioso.

Quando se tem rápido acesso a dados, relatórios e indicadores financeiros, a organização se beneficia como um todo. Afinal, os profissionais poderão realizar atividades com maior produtividade em sua entrega e, em alguns casos, até mesmo otimizar operações de menor complexidade.

4. Detecção de oportunidades e otimização de processos com gestão financeira via dados

Uma das grandes vantagens do uso de dados para orientar a gestão financeira está na possibilidade do monitoramento constante e confiável das informações.

Isso significa que, com acesso a dados dinâmicos e atualizados, torna-se mais fácil identificar oportunidades de melhorias contínuas de seus processos e resultados. 

Ainda, isso favorece o estabelecimento de soluções assertivas no médio e longo prazo. Uma queda no faturamento em um dado período, por exemplo, pode revelar uma série de caminhos.

E, com a gestão financeira via dados, esses caminhos terão base em uma análise realista das forças, oportunidades, potencial de inovação da empresa, entre outros critérios.

Se você ficou interessado em adotar a gestão via dados e obter essas vantagens, conheça as soluções LawVision voltadas a esse tipo de otimização e alavanque a eficiência de seu escritório ou setor jurídico.