A busca pela redução de custos é um constante em qualquer empresa. Em escritórios de advocacia não poderia ser diferente, mas muitos gestores têm dificuldade em enxergar oportunidades de diminuir os gastos, especialmente quando os processos não são delimitados de forma clara.

A busca pela redução de custos é um constante em qualquer empresa. Em escritórios de advocacia não poderia ser diferente, mas muitos gestores têm dificuldade em enxergar oportunidades de diminuir os gastos, especialmente quando os processos não são delimitados de forma clara.

O uso de um software para escritório de advocacia, por exemplo, é uma das maneiras de tornar a sua equipe mais produtiva e, consequentemente, reduzir custos operacionais. Trata-se de uma perspectiva de trabalho que vem ganhando novos adeptos a cada dia, não apenas pelos benefícios na produtividade, mas também pelos diferenciais de mercado que ela proporciona.

Qual é o caminho para fazer mais com menos? Nesse artigo, falamos de maneiras inteligentes de reduzir custos no seu escritório. Quais delas já estão em pauta na sua equipe?

1. Faça uma análise das horas trabalhadas

A rotina de um advogado não é das mais simples: consultar processos, redigir petições, comparecer em audiências e ainda atender aos clientes são apenas alguns aspectos do negócio. Entretanto, compreender de que maneira os seus colaboradores preenchem a agenda pode ajudar a direcionar melhor os esforços e evitar o pagamento de horas extras.

A ideia não trabalhar menos, mas sim trabalhar de forma mais inteligente. Compreender quais processos podem ser automatizados e quais podem ser assumidos por colaboradores internos ajuda a desafogar os profissionais e reduz os custos de mão de obra sem que haja comprometimento na qualidade do trabalho.

2. Estabeleça metodologias de trabalho e priorize tarefas

Quando todos fazem de tudo, é sinal que alguma coisa está falhando em termos de organização de metodologias de trabalho. Todo profissional tem aspectos nos quais é mais produtivo e embora seja fundamental conhecer todas as etapas, a especialização em muitos casos pode ser um ponto positivo.

Assim, aprenda a identificar talentos em seu escritório, seja para a redação, para as audiências ou para o atendimento. Estabeleça metodologias internas de trabalho claras, a ponto de que mesmo colaboradores novos possam se familiarizar com as rotinas em alguns poucos dias.

3. Use um software jurídico

A adoção de ferramentas tecnológicas não é mais apenas uma alternativa para os escritórios de advocacia, mas sim uma necessidade. Com a acirrada competitividade entre os escritórios, ter acesso a um software que permita centralizar dados em um só lugar se torna essencial.

Por meio de soluções como o LawVision, é possível ter acesso a relatórios em tempo real, exibidos em painéis de controle com interface intuitiva. Além disso, rotinas financeiras e tributárias podem ser automatizadas, o que permite a conclusão de uma maior número de tarefas em menor tempo.

4. Mantenha o foco na qualidade

Um dos problemas recorrentes a escritórios de advocacia que crescem é a queda na qualidade do atendimento e a falta de atenção aos detalhes. Lembre-se sempre que de nada adianta ter uma grande quantidade de clientes se não há recursos suficientes para atendê-los de maneira satisfatória.

Sendo assim, em determinado momento será preciso priorizar suas ações, concentrando-se naquelas em que o seu escritório tem maior expertise para atender. Querer abraçar todas as possibilidades possíveis em um primeiro momento pode ser positivo, mas com o passar do tempo há chances de que o seu escritório se perca em detalhes.

5. Aposte na terceirização de certas atividades

Por fim, a partir do momento que o gestor passa a analisar o fluxo de trabalho do escritório, percebe que algumas tarefas podem ser terceirizadas sem que isso represente perdas no desempenho. Pelo contrário: em alguns casos, os resultados melhoram e os custos caem.

É o caso por exemplo de atividades relacionadas a marketing, publicidade e propaganda e assessoria de imprensa. Todas elas, quando mantidas internamente, geram custos mais altos, que nem sempre são compensados todos os meses. Busque a terceirização como forma de reduzir custos e de manter o foco na sua atividade-fim.