Veja projeções e dicas para posicionar seu escritório no mundo jurídico pós-Covid-19.

O mundo jurídico pós-Covid-19 não será o mesmo. Com a pandemia, diversas tendências foram aceleradas, especialmente as de digitalização dos negócios. Assim como a flexibilização nos modelos de trabalho e de foco no cliente (empresas cada vez mais customer centrics).

Muito disso deverá se manter daqui para a frente e, com essa experiência prévia, se consolidar e se fortalecer. A seguir, saiba mais sobre alguns pontos importantes de atenção para preparar seu escritório para o mundo jurídico pós-Covid-19.

Foco em produtividade e entrega de valor

O mundo jurídico pós-Covid-19 deverá ter um foco acentuado na produtividade e entrega de valor. Sendo assim, os escritórios jurídicos serão demandados a fazer mais com menos: encontrar maneiras, por meio de tecnologia, visão de futuro e priorização, de gerenciar o risco e as necessidades jurídicas de maneira mais eficaz e eficiente.

O home office e modelos híbridos de trabalho também demandam novas maneiras de orientar, monitorar e otimizar a produtividade das equipes e sua entrega de valor.

Mundo jurídico pós-covid-19 mais flexível e enxuto

Conforme muitos mercados se contraem, os escritórios de advocacia precisarão de estruturas mais enxutas para terem melhor relação entre custo-eficiência. Além disso, os modelos de trabalho híbridos e remotos também indicam para o futuro estruturas físicas mais compactas. Porém, ainda mais modernas, com a tecnologia servindo de fio condutor para processos internos cada vez mais otimizados.

A flexibilidade também será necessária para lidar com barreiras e situações imprevistas, como mudanças de decretos, contaminação no escritório e tantas outras. Sendo assim, será preciso encontrar maneiras de conseguir cumprir prazos e cronogramas em um cenário ainda volátil.

Mindset focado na inovação também para lidar com novos casos

Inovar é resolver problemas. Afinal, escritórios de advocacia criam valor ao resolverem problemas. Dessa forma, no mundo jurídico-pós-Covid-19, haverá novos problemas para resolver e que demandam uma mentalidade mais focada em inovação para solucioná-los. 

Por exemplo, deverão crescer casos sobretudo nas áreas Cível, Trabalhista, Empresarial e outras. Isso tudo envolvendo conflitos por inadimplência, revisão de valores, seguros de vida e de saúde, desligamento de funcionários, entre outros. Além disso, esse problemas exigem dos escritórios e dos advogados uma busca proativa por soluções satisfatórias, céleres e sem excesso de judicialização. 

Foco no cliente

Escritórios de advocacia também precisarão ser centrados no cliente. Dessa forma, seja ao disponibilizar as informações de maneira mais rápida e clara, desenvolvendo novos formatos de atendimento, utilizando tecnologias de fluxos de automação para agilizar contatos. As decisões e rotinas precisarão, cada vez mais, ser desenhadas tendo como ponto de partida e de chegada o seu cliente. 

Mundo jurídico pós-Covid-19 facilitado pela tecnologia

Em todas as tendências, previsões e boas práticas, podemos perceber que a tecnologia irá desempenhar um papel de apoio fundamental. Dessa forma, ela ajudará nos modelos de trabalho híbridos e remotos, a criar interfaces de conexão com os clientes, a organizar a rotina do escritório, a automatizar tarefas etc.

Além de fornecer a base para essas transformações, a tecnologia será uma aliada mais valiosa também para manter custos controlados. Além de elevar a eficiência e retirar atividades repetitivas e sem valor agregado da agenda dos advogados que, com isso, poderão se concentrar mais no cliente e na estratégia do negócio.

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