Melhorar o relacionamento com o cliente do escritório torna-se mais fácil e eficiente com estratégias baseadas em análise de dados. Descubra os benefícios disso para o seu negócio.
Cada vez mais, empresas de sucesso são do tipo customer centric, isto é, centradas no cliente. O cliente está no centro das operações de negócios jurídicos. Por isso, é fundamental buscar formas de melhorar o relacionamento com o cliente e mantê-lo fidelizado e satisfeito.
Em plena Era da Informação e da Experiência, os dados exercem um papel crucial. Descubra a seguir como utilizar os dados para melhorar o relacionamento com o cliente do escritório.
Por que melhorar o relacionamento com o cliente é tão importante?
De acordo com dados divulgados pela Forbes, empresas centradas no cliente são 60% mais lucrativas do que as que não têm esse foco. Esse número já fornece indícios sobre a importância de um bom relacionamento com o cliente para o sucesso do escritório jurídico.
No entanto, hoje, o atendimento ao cliente vai bem além de assinar contratos e finalizar processos. Essa é uma área-chave para o sucesso do negócio jurídico. Portanto, precisa ser tratada com atenção e de forma estratégica.
Dessa forma, melhorar o relacionamento com o cliente deve fazer parte da cultura do negócio e estar incutido na rotina de trabalho. Um bom atendimento refletirá na rentabilidade, credibilidade e reconhecimento de mercado do escritório.
Uso estratégico de dados para melhorar o relacionamento com clientes do escritório
Hoje, os dados ajudam a fornecer subsídios valiosos para marketing jurídico, para estratégias assertivas de captação de clientes e para melhorar o relacionamento com os clientes atuais do escritório.
Eles possibilitam que todo o processo de atendimento seja feito de uma forma mais eficiente e personalizada, contribuindo para uma experiência mais satisfatória ao cliente. Ainda, por meio de análise e automação, dados permitem um fluxo de comunicação ideal para manter o relacionamento ativo entre as partes, fazendo o cliente se sentir lembrado e especial.
Além disso, a coleta, a centralização e a análise de dados para advogados podem contribuir para um fluxo de atendimento mais ágil, algo extremamente valorizado pelo cliente que, de modo geral, fica preocupado por não estar acostumado ao ritmo de andamento de processos jurídicos.
Ferramentas que avaliem os dados processuais e sejam configuradas para enviarem uma atualização proativa de status aos clientes, por exemplo, podem contribuir significativamente para melhorar o relacionamento com o cliente e elevar sua satisfação com o serviço prestado.
Portanto, uma boa gestão de dados, potencialmente é, também, uma boa gestão de carteira de clientes. Quando os sócios e gestores têm acesso fácil a dados de produtividade, gestão financeira, notas de análises de clientes, entre outros, eles podem contribuir diretamente com insights para dar ainda mais tração às estratégias de relacionamento com o cliente do escritório.
Com base em dados, mudanças de processos, canais de relacionamento ou, inclusive, de definição de público e perfil de cliente podem ser facilmente implementadas, com decisões tomadas com base em dados reais e em tempo real, reduzindo margens de erros e riscos de se tomar caminhos equivocados.
Para isso, naturalmente, é preciso ter uma forma eficiente de consolidar, controlar e visualizar os dados em dashboards intuitivos, transformando-os em informações estratégicas e em diferencial de mercado. É necessária uma solução que se conecte ao sistema já utilizado pelo seu escritório, evitando redundâncias e inconsistências, como o LawVision.
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