Descubra como a análise de dados possibilita a criação de diferencial competitivo para advogados e para a gestão de negócios jurídicos.

Vivemos na Era da Informação, na qual “os dados são o novo petróleo”. O mundo é movido por eles. Os dados podem fornecer informações valiosas, insights, para elevar o diferencial competitivo para advogados e tornar a gestão e o processo de tomada de decisões mais certeiros e ágeis. No entanto, naturalmente, apenas dispor de dados não traz esses resultados. É preciso fazer uma análise de dados. Ou seja, extrair inteligência deles.

Compreenda melhor esse contexto neste artigo e descubra como a análise de dados pode proporcionar um grande diferencial para escritórios de advocacia.

O que é e como funciona a análise de dados?

Apenas nos últimos anos, a produção de dados realizada correspondeu a 90% do total criado pela humanidade. O International Data Corporation (IDC) divulgou que a produção de dados dobra a cada dois anos.

A verdade é que, diariamente, geramos e utilizamos um grande volume de dados. E isso só tende a crescer. Se antes já era desafiador coletar, classificar, consolidar e utilizar estrategicamente dados, daqui para a frente, com esse crescimento exponencial, sem o apoio da tecnologia e de metodologias de análise de dados, isso ficará cada vez mais difícil e moroso.

Por isso, a análise de dados, atividade que faz parte do Big Data, é um elemento cada vez mais central da gestão de negócios. Especialmente daqueles que lidam com informações e documentos complexos, como os escritórios jurídicos.

Nesse contexto, a análise de dados possibilita transformar dados em conhecimento e inteligência competitiva. Com ela, é possível administrar com mais eficiência tanto os escritórios de advocacia quanto as demandas dos clientes jurídicos. Isso é viabilizado a partir da centralização da base de dados em uma ferramenta tecnológica especializada.

Como a análise de dados pode ajudar a elevar o diferencial competitivo de escritórios de advocacia?

O ramo jurídico é caracterizado pela hipercompetição. Portanto, é preciso elaborar estratégias para elevar o diferencial competitivo de escritórios de advocacia. E a análise de dados contribui representativamente para isso.

Primeiramente, a análise de dados permite um melhor e mais preciso controle do escritório, tornando sua operação mais eficiente e seus processos internos mais céleres. Ainda, ela torna possível a consolidação e a tangibilidade de dados estratégicos para os sócios de modo mais fácil, por meio do cruzamento de dados e da geração de relatórios compreensíveis e visualmente bem-organizados.

Além disso, os sócios ganham em poder de decisão, já que terão acesso ágil a dados para subsidiar suas tomadas de decisão. Isso também se reflete em maior produtividade e na obtenção de insights para tornar o negócio jurídico mais rentável, captando e fidelizando clientes atraídos pela reputação do escritório de ter velocidade em análise de processos e eficiência no atendimento. 

Quanto a esse aspecto, é importante lembrar de que as pessoas (tanto no âmbito pessoal quanto profissional) estão acostumadas com a rapidez de resposta trazida pelo ambiente digital. Isso torna elas ainda mais exigentes quanto ao tempo de espera nas interfaces com escritórios de advocacia. 

Assim, soluções modernas em análise de dados ajudam a desenvolver o diferencial competitivo para advogados também nessa interação com clientes e mercado. Dessa forma, negócios que não oferecem uma experiência adequada ao cliente e que não se engajam na transformação digital em um contexto de Big Data poderão enfrentar a obsolescência. 

Para saber mais sobre como desenvolver diferencial competitivo para advogados e negócios jurídicos, entre em contato conosco.