Demanda por profissionais que absorvem atividades de suporte técnico e administrativo em escritórios de advocacia não para de crescer.

A busca por metodologias e softwares de gestão que possam auxiliar os escritórios de advocacia a serem mais produtivos tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. 

A competitividade entre os profissionais é cada vez maior e aqueles que buscam diferenciais acabam se destacando no mercado. É nesse cenário que uma função relativamente nova vem conquistando espaço: a do controller jurídico. Será que chegou a hora do seu escritório de advocacia ter um profissional como esse?

O que faz um controller jurídico?

A organização das rotinas de trabalho é um elemento-chave para o sucesso de qualquer empreendimento. No caso dos escritórios de advocacia não poderia ser diferente. A utilização de softwares específicos para ambientes jurídicos é um dos pilares da ordenação desses processos.

No entanto, mesmo o mais avançado dos softwares não elimina por completo as atividades de suporte técnico e administrativo. É justamente aí que entra em cena a figura da controladoria jurídica. É ele quem executa todas as tarefas ligadas à gestão do escritório, sejam elas de suporte técnico ou relacionadas à produção jurídica.

Isso permite que os demais advogados da casa possam focar seus esforços 100% no núcleo do negócio: a redação técnica das peças, o trabalho de pesquisa de legislação e jurisprudência e o atendimento direto aos clientes. Como consequência, há aumento na qualidade em todos os quesitos.

Quem pode atuar como controller jurídico?

Em linhas gerais, não existe a necessidade de que o controller jurídico tenha formação em Direito. Entretanto, conhecimentos sólidos de rotinas administrativas e de aspectos técnicos do funcionamento de um escritório de advocacia são essenciais para quem busca especialização nesse segmento.

Aqueles que têm experiência em prática jurídica certamente levarão vantagem quando se trata de atividade de suporte à produção técnica. Por outro lado, profissionais com formação nas áreas de administração, ciências contábeis ou economia costumam se sair melhor em tarefas administrativas do que os próprios bacharéis em Direito.

Por essa razão, é necessário ter em mente as especificidades de cada escritório antes da contratação de um controller jurídico. Em alguns locais as tarefas terão um caráter predominantemente administrativo enquanto em outros elas podem pender para o lado técnico. O perfil do profissional deve ser definido em função da demanda.

Mais produtividade e melhores resultados

A contratação de um controller jurídico não deve vir sozinha. Para que os resultados sejam ainda melhores, ela deve ser acompanhada da escolha de um software jurídico, como é o caso do LawVision. Trata-se de uma solução específica para escritórios de advocacia e, por essa razão, completa para essa atividade.

Por meio de painéis de controle intuitivos e visualmente atrativos, os usuários têm diante de si a plataforma perfeita para cruzar dados e gerar relatórios precisos relacionados a indicadores de produtividade, acompanhamento de clientes e gestão financeira da empresa.

A partir disso, as decisões a serem tomadas passam a ser muito mais assertivas, pois há um volume maior de dados nos quais se basear. E o melhor: o acompanhamento dos prazos processuais deixa de ser um problema, pois diariamente eles são exibidos na tela em forma de lembretes para que você tome medidas se assim for necessário.

Como algumas tarefas passam a ser automatizadas, mesmo o trabalho do controller jurídico se torna mais ágil. Quanto mais tempo for dedicado ao negócio em si e menor for a burocracia, maior será a produtividade do escritório como um todo. 

Maior produtividade significa, invariavelmente, maiores possibilidades de receitas e de lucro. A combinação de controladoria jurídica com um poderoso software de gestão pode levar o seu escritório de advocacia para outro patamar.

*****

Para você que é advogado e tem ou trabalha em escritório de advocacia, conheça o LawVision. Nossas soluções em gestão, automatização e controle de processos podem ajudar seu negócio. Acesse nosso site e fale com um de nossos especialistas.