Blog

Novidades do Mercado

Futuro da advocacia: o que os novos profissionais precisam saber?

Assim como ocorre em muitas áreas, o Direito também está sendo transformado pela tecnologia; saiba o que esperar do futuro da profissão.

Por LawVision    |    Dia 24 de fevereiro de 2020
Futuro da advocacia: o que os novos profissionais precisam saber?

Que a tecnologia está transformando a maioria das profissões você já deve ter percebido. Basta tentar se lembrar como era o mundo há dez anos e como ele é hoje. Em certas áreas a diferença é gigantesca. Profissões que nem sequer existiam hoje estão em alta.

Quando falamos da área de Direito a situação não é diferente. Na última década vimos os tribunais brasileiros digitalizarem seus processos. Praticamente todos os trâmites legais são realizados online e aquelas pilhas de pastas protocoladas são uma realidade cada vez mais distante.

Porém, as transformações são constantes. Se olhando hoje para a última década vemos muitas mudanças, o que esperar dos próximos dez anos? Legal Analytics e Big Data podem ser as respostas para o futuro da advocacia.

Big Data: o futuro está na análise de dados

A análise de dados sempre foi um fator essencial no dia a dia dos profissionais de Direito e isso não deve mudar nos próximos anos. Porém, a mudança que está em curso é a forma de realizar a análise desses dados. As tecnologias de big data simplificam a vida dos profissionais, permitindo que eles analisem volumes maiores de dados em menos tempo.

Um estudo realizado em Londres colocou 100 advogados dos principais escritórios do país contra uma ferramenta de inteligência artificial. Foram analisadas diversas disputas financeiras e o robô foi capaz de prever o resultado em 86,6% delas, enquanto os humanos chegaram a apenas 66,3%.

É importante ressaltar que não se trata de substituir o homem pela máquina, mas sim de colocar os softwares à disposição para o trabalho “pesado” da tabulação de informações. A partir dos resultados obtidos, os profissionais de Direito passam a ter muito mais subsídios para tomar decisões estratégicas, aumentando as possibilidades de acerto.

Legal Analytics: um novo olhar sobre a análise processual

A expressão legal analytics é uma boa definição para o futuro da advocacia. Os profissionais que quiserem se destacar na profissão devem aperfeiçoar seus conhecimentos no que diz respeito à análise de dados. Técnicas de machine learning permitem que os sistemas encontrem padrões em dezenas de processos em menos tempo.

Pense na força tarefa que seria necessária para que fossem lidos cem processos. Estamos falando de muitos dias de trabalho, e em muitos casos não haveria esse tempo disponível. Os softwares de gestão simplificam esse processo e reduzem a alguns minutos a elaboração desse tipo de relatório.

Essa mudança de abordagem terá que partir dos próprios profissionais, já na faculdade. Aqueles que optarem por se especializar na análise de dados, certamente terão um número cada vez maior de oportunidades pela frente. Por outro lado, profissionais que se especializarem em linguagens de programação também terão a chance de criar ferramentas que poderão ser muito úteis para os escritórios.

LawVision: o futuro começa aqui

Não é preciso ir muito longe para ter uma visão de como será o futuro da advocacia. Ele já está presente em softwares de gestão como o LawVision. Por meio dele é possível automatizar processos nos escritórios, simplificar a gestão e tornar sua equipe mais produtiva

Seja por meio da análise de dados processuais ou de informações administrativas, o fato é que se ganha tempo para realizar tarefas mais importantes, como o relacionamento com os clientes, a prospecção e a análise estratégica propriamente dita. 

Esse cenário de transformação e alta tecnologia não é uma exclusividade dos grandes escritórios. Mesmo associações de pequeno e médio porte podem se beneficiar da organização de informações em ferramentas de gestão. O caráter do trabalho não muda e as ferramentas não substituem os advogados. Contudo, elas agilizam as tarefas e permitem produzir mais em menos tempo, aumentando a qualidade e o índice de assertividade na tomada de decisões.

.....

Entre em contato com a equipe de especialistas do LawVision e descubra de que maneira o software pode tornar seu escritório mais produtivo e competitivo.



Solicite uma demonstração