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Tecnologia Jurídica

Como a inteligência artificial impactará as atividades dos profissionais no Direito?

Automatização de tarefas de rotina e tomada de decisões baseadas em dados são apenas algumas das características que serão enfrentadas nos próximos anos.

Por LawVision    |    Dia 17 de fevereiro de 2020
Como a inteligência artificial impactará as atividades dos profissionais no Direito?

Assim como ocorre em muitas áreas, a atividade jurídica também está passando por um processo de transformação. As novas tecnologias, com destaque especial para a inteligência artificial, estão mudando a maneira como os profissionais de Direito se relacionam com o trabalho.

Nessa esteira, é natural que algumas funções fiquem pelo caminho, enquanto outras serão criadas. Sai de cena a figura do profissional que realiza apenas tarefas “mecânicas” e passa ser cada vez mais essencial ter um perfil analítico, capaz de compreender e tomar decisões baseadas em dados.

Inteligência Artificial aplicada ao Direito: o que muda?

A expressão “inteligência artificial”, para muitos, ainda parece um termo saído da ficção científica. Entretanto, na prática falamos de algo muito mais simples do que se imagina. Trata-se de um conceito que está presente em nosso dia a dia, em maior ou menor escala, graças a adoção desta tecnologia pelos smartphones.

Os sistemas que utilizam recursos de inteligência artificial “aprendem” a fazer por nós certos tipos de tarefas que antes necessitavam de um trabalho manual. Por exemplo, uma simples planilha que conte com um recurso de ordenação alfabética automática já é um dispositivo com algum grau de inteligência artificial.

Trazendo esse conceito para o mundo do Direito, temos como tendência a substituição completa de tarefas de rotina por softwares capazes de automatizar os resultados a partir do recebimento dos dados. Não se trata de substituir o homem pela máquina, mas sim de dar os profissionais funções mais analíticas e complexas.

Análise processual: o foco passa a ser a estratégia

Vamos tomar como exemplo uma análise processual. Digamos que um advogado precise analisar cem decisões proferidas pelo juiz de uma determinada vara sobre um artigo específico. Ler uma centena de processos, tabular esses dados e entender qual é o posicionamento desse magistrado é algo que levaria algumas semanas – e talvez a resposta não compensasse o tempo dispendido.

Um software de inteligência artificial é capaz de automatizar esse processo. O sistema “lê” as decisões e resume-as de forma gráfica. Cabe ao advogado analisar os resultados e, partir de então, adotar a estratégia que julgar mais conveniente. Em outras palavras, o trabalho “braçal” é substituído pela máquina, mas o trabalho intelectual, não.

A tomada de decisão baseada em dados é um recurso cada vez mais comum adotado pelos escritórios de advocacia. Ela minimiza as chances de erro e permite aos profissionais ter mais segurança e melhores argumentos na escolha das estratégias.

Foco no que realmente importa: o cliente

Outra faceta da inteligência artificial tem relação direta com o relacionamento com os clientes. Muitas das dúvidas que eles têm são simples e podem ser respondidas de forma automática. Por meio de chatbots pré-configurados, eles podem obter respostas simples como prazos processuais ou significado de termos jurídicos.

Nesse sentido, eles podem funcionar como uma espécie de “filtro”, permitindo que os advogados entrem em cena apenas quando se tratar de dúvidas mais complexas ou específicas. Ao ganhar tempo na resolução de tarefas simples, abre-se espaço para um atendimento de melhor qualidade quando for necessário conversar diretamente com o cliente.

Novamente, não se trata aqui de substituir o homem pela máquina, mas sim tirar das costas dos profissionais os trabalhos de rotina para que eles possam dedicar mais tempo ao que realmente pode fazer a diferença no negócio.

Como o LawVision pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio?

O LawVision é um software de gestão voltado especificamente para escritórios de advocacia. Por meio dele, é possível otimizar aspectos administrativos, financeiros e processuais do escritório, simplificando as tarefas de rotina, reduzindo erros e tornando os processos mais rápidos e inteligentes.

A solução se adapta tanto a escritórios de pequeno porte quanto a infraestruturas maiores, permitindo que os gestores passem a ter uma visão macro do negócio. A administração se torna mais simples, ganha-se tempo na execução de tarefas e torna-se possível dedicar mais tempo à análise processual e ao atendimento e à prospecção de clientes.

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