Como será o futuro da advocacia? Confira tendências e projeções para ajudar seu escritório a se preparar para esse novo cenário.

Ao fechar um ano e iniciar um novo ciclo, é importante refletirmos sobre aprendizados e projeções. Isso inclui pensar e se preparar para o futuro da advocacia.

O ano de 2020 foi bastante desafiador para todos. Para muitos escritórios de advocacia, foi realmente um grande desafio atender às necessidades de seus clientes em meio à pandemia ou, mesmo, atingir metas de captação e fidelização nesse cenário.

Mas, embora as circunstâncias permaneçam incertas para 2021, não há melhor momento para pensar em projetar negócios jurídicos de uma forma que considere as circunstâncias presentes, bem como um futuro que está além da pandemia.

Muitos escritórios de advocacia já ajustaram a forma como operam, adotando mais tecnologias de nuvem para dar suporte ao trabalho remoto ou ao atendimento ao cliente, por exemplo. E essa deve ser uma realidade que permeará o futuro da advocacia.

Continue a leitura e saiba mais sobre o que esperar do mercado jurídico em 2021.

Cliente 4.0 no presente e no futuro da advocacia

A pandemia acelerou a adoção ou intensificação do uso de novas tecnologias para muitas pessoas. Essa mudança é significativa e deverá moldar as expectativas do cliente em relação também aos escritórios jurídicos.

A conveniência e rapidez trazidas por soluções com acesso online e na nuvem a dados referentes aos seus processos ou a relatórios obtidos praticamente em tempo real, por exemplo, deverá incentivar um futuro da advocacia com cada vez menos papel e mais tecnologia para atender ao cliente 4.0.

Novos talentos e estratégias de contratação para escritórios jurídicos

O ritmo da inovação tecnológica, mudanças na demografia da força de trabalho e a necessidade de obter diferenciais competitivos deverão levar os escritórios de advocacia a adotar novas e mais amplas estratégias de talentos.

Novas funções altamente qualificadas na área de suporte a litígios deverão surgir para desenvolver e gerenciar novas tecnologias. A inteligência artificial, que deverá assumir tarefas burocráticas, manuais e repetitivas, deverá também transformar as funções exercidas nesses negócios.

O futuro da advocacia também deve ser marcado por uma era de força de trabalho mais distribuída. As funções remotas, temporárias, de contrato e freelance deverão complementar a equipe existente, facilitando e flexibilizando a escalabilidade dos negócios jurídicos.

Análise de dados incorporada

Examinar os dados que coletam para melhorar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e elevar eficiência e produtividade — isso já é uma realidade para escritórios que trabalham com plataformas de análises de dados. Entretanto, é algo que deverá estar ainda mais presente no futuro da advocacia.

Será cada vez mais necessário aos escritórios serem capazes de identificar padrões nos dados para que possam fazer as perguntas certas que levem a decisões informadas e baseadas em dados confiáveis. E isso também em tempo real.

É por isso que em 2021 deveremos ver uma integração mais robusta de conteúdo analítico e recursos em aplicativos e tecnologias já utilizadas no negócio. É aqui que a análise incorporada deverá brilhar nas rotinas dos escritórios inovadores, ajudando-os a trabalhar de maneira mais inteligente, integrando a análise de dados aos sistemas existentes, como software financeiro, automação de marketing, ERP etc.

Maior foco na experiência do cliente

As expectativas dos clientes vêm aumentando há anos, mas a necessidade de mudança pode chegar a um ponto crítico em 2021.

De um maior foco na experiência do cliente a uma ênfase em serviços baseados em valor e modelos de preços personalizados, os escritórios de advocacia poderão ter de encontrar novas formas de construir e compartilhar valor com os clientes para manterem sua competitividade. Dessa forma, o futuro da advocacia deverá ser marcado pela oferta de soluções abrangentes e inovadoras aos clientes.

Business Intelligence no centro do futuro da advocacia

Poucas coisas mudaram tanto a prática do direito nos últimos anos quanto o advento da tecnologia jurídica. Por isso, essa tendência continuará em 2021 e mais além no futuro da advocacia.

Em meio a tantas alternativas, as plataformas de Business Intelligence deverão se destacar, com o uso de Inteligência Artificial. Além disso, o aprendizado de máquina ajudando ainda mais a otimizar processos e tornar muito mais eficientes tarefas que, historicamente, consumiam muito tempo da equipe de escritórios jurídicos.

Assim, a inteligência de negócios deverá ser mais automatizada, amplamente utilizada, livre de erros, mais perspicaz e ter uma interface mais amigável. Dessa forma, isso passará também por sistemas de Business Intelligence mais voltados para trabalhar com Big Data.

O LawVision é um sistema de BI preparado para o presente e o futuro da advocacia. Além disso, é uma solução moderna, integrada e multiplataforma para melhorar os resultados e a inteligência dos escritórios e prepará-los para se diferenciar em um mercado jurídico cada vez mais tecnológico e competitivo.

Para saber mais sobre o LawVision e o futuro da advocacia, fizemos um E-book para você! Sendo assim, trouxemos um guia com as próximas tendências, para que seu escritório de advocacia ou departamento jurídico esteja bem preparado para o futuro. Aproveite a leitura!