Saiba mais sobre o que é Lawtech e como aplicar suas soluções no seu departamento jurídico.

De modo semelhante ao que as Fintechs transformaram o setor financeiro e bancário, a Lawtech deve mudar o mercado jurídico. Sendo assim, essa é uma das maiores tendências da indústria jurídica e promete modernizar e tornar os escritórios de advogados e departamentos jurídicos mais ágeis, produtivos e eficientes, com a prestação de um atendimento ainda mais personalizado e célere aos clientes.

Continue a leitura para saber mais sobre o que é Lawtech e como aplicar suas soluções no seu departamento jurídico.

O que é Lawtech?

O termo Lawtech, derivado de law e technology, é utilizado para designar startups de tecnologia que desenvolvam produtos ou serviços voltados para o mercado jurídico.

Sendo assim, este tipo de empresa costuma ter um modelo de negócios escalável e cultura voltada para a inovação. Por isso, acaba sendo traduzida em suas soluções que contribuem para ajudar a resolver desafios importantes dos negócios e departamentos jurídicos.

Essas soluções utilizam tecnologias de ponta — como Inteligência Artificial, Big Data e outras — que ajudam a otimizar o tempo dos advogados e, até mesmo, dos clientes, para promover uma rotina mais produtiva e eficiente, o que contribui também para impulsionar uma transformação no poder judiciário.

Por que Lawtech é uma tendência para o mercado jurídico?

Primeiramente, é válido destacar que a Lawtech não tem de forma alguma caráter substitutivo do trabalho do advogado. Dessa forma, suas soluções são desenvolvidas para apoiar esse trabalho, trazendo automatizações que permitam que o profissional se dedique mais ao seu core business e questões relevantes e menos a tarefas manuais e de menor valor agregado.

Diante de seus benefícios, a Lawtech, portanto, se mostra como uma grande tendência no Brasil e no exterior, ajudando a modernizar e descomplicar serviços jurídicos, os tornando mais ágeis e menos burocráticos.

A partir do uso de uma base tecnológica, as soluções de Lawtech permitem suprir demandas do departamento jurídico e apoiar uma transformação positiva de seus serviços.

Tais soluções podem ser classificadas em diversas categorias, incluindo analytics, jurimetria, sistemas de gestão jurídica, atendimento online, extração e monitoramento de dados e outras.

Entre os benefícios potenciais disso, estão:

  • Redução de custos;
  • Aumento da satisfação do cliente (interno e externo);
  • Obtenção de resultados mais ágeis e precisos;
  • Ganho de transparência para os processos e serviços prestados;
  • Incremento na produtividade;
  • Valorização do tempo do advogado;
  • Aumento da eficiência do departamento jurídico;
  • Ganho de foco em atividades e decisões mais estratégicas.

LawVision: solução para o seu departamento jurídico

Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), há no Brasil centenas de Lawtechs. Sendo assim, a LawVision é uma delas e conta com soluções para o crescimento das capacidades produtivas e técnicas do seu departamento jurídico. 

Já são seis anos que o LawVision vem se aperfeiçoando e se destacando no mercado de automação de BI jurídico. Pois entende que, sendo uma Lawtech, precisa inovar e se dedicar a atender às necessidades do segmento da advocacia.

Para saber mais sobre Lawtech e os diferenciais da LawVision, assine a nossa newsletter e receba conteúdos direcionados.