Saiba mais sobre os benefícios da jurimetria e como eles podem transformar o seu escritório ou departamento jurídico.

O direito, como sabemos, é de natureza dinâmica, e com o advento da revolução tecnológica, tornou-se necessário harmonizá-lo com a ciência e as inovações dessa era. Os benefícios da jurimetria surgem a partir dessa conjugação entre diversas ciências e tecnologias com o direito.

A verdade é que o trabalho do advogado depende de uma constante troca de informações com o cliente, com as outras partes envolvidas e, claro, com o juiz da causa. Todas essas trocas são repletas de dados e possibilidades que só se ampliam com novas atualizações nas leis e o surgimento de um volume exponencial de informações.

Nesse contexto, a jurimetria permite que o escritório de advocacia ou departamento jurídico possa se destacar. Então, continue a leitura para saber como e quais os principais benefícios da jurimetria.

O que é jurimetria?

Quanto o juiz da causa arbitrou a indenização por danos morais? Este valor está dentro da média? Quanto tempo durou o processo? Qual foi o percentual arbitrado para honorários sucumbenciais? Essas informações por si só não representam muito do ponto de vista da gestão do escritório ou departamento jurídico, mas são fundamentais quando consideradas em conjunto. Então, é aqui que entra a importância da jurimetria.

Em termos gerais, a jurimetria refere-se à aplicação, na área do direito, de técnicas quantitativas comuns à Estatística. Dessa forma, como na Econometria, Sociometria ou Biometria, o objetivo é conhecer a realidade prática da matéria.

Assim, podemos compreender também a jurimetria como a utilização de métodos da ciência no campo do direito.

Com isso, a jurimetria adota uma abordagem empírica para encontrar uma solução ou um resultado. Tudo isso, por meio do exame abrangente de um tópico jurídico e outros tópicos interrelacionados e sua análise.

Quais são os benefícios da jurimetria?

O cliente moderno exige um alto padrão de qualidade em qualquer serviço contratado. Sendo assim, as startups conseguiram provar que é preciso usar inovação e tecnologia para fazer mais e melhor, com menos recursos. E, assim, ganhar diferenciais em um mercado competitivo. 

No caso dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, a própria qualidade do serviço prestado já se confunde com a quantidade e qualidade das informações de que o advogado dispõe, representando os interesses dos seus clientes em juízo.

Nesse contexto, saber qual argumento jurídico tem maior probabilidade de ser acionado pelos tribunais. Por exemplo, pode influenciar a tomada de uma decisão e fazer toda a diferença no desfecho do processo judicial. Afinal, isso demonstra o potencial de benefícios da jurimetria.

No entanto, é importante ressaltar que a jurimetria não pretende substituir a experiência do advogado, mas servir como uma alternativa complementar para agregar aos seus conhecimentos jurídicos. 

Isso posto, podemos sintetizar alguns dos principais benefícios da jurimetria da seguinte maneira:

  • Aumento da produtividade dos profissionais;
  • Ganho de qualidade para a argumentação jurídica;
  • Desenvolvimento de uma melhor gestão do escritório ou departamento jurídico;
  • Ganho de previsibilidade;
  • Melhor compreensão do perfil decisório de magistrados e tribunais e de sua posição doutrinária;
  • Criação de teses personalizadas;
  • Possibilidade de aumentar os honorários a partir da qualificação e diferenciação do serviço e da eficiência conquistada;
  • Conquista de maior credibilidade e incremento na percepção de valor do cliente.

Como dar o primeiro passo para obter os benefícios da jurimetria?

A jurimetria depende de ferramentas tecnológicas e de automação para fornecer agilidade e resultados precisos.

Portanto, um passo inicial para obter os benefícios da jurimetria na gestão do departamento ou escritório é começar a utilizar uma plataforma de gestão e visualização de dados especializada para a área jurídica. Além disso, que se integre a outras ferramentas já utilizadas.

Com ela, você poderá registrar e centralizar informações, formando um banco de dados consistente e facilmente acionável para apoiar as ações e decisões no negócio.

Dessa forma, será possível gerar inteligência a partir dos dados, detectar padrões e tendências e fazer projeções. Assim como, textos jurídicos mais assertivos e previsões mais certeiras para orientar o trabalho dos advogados. 

Para saber mais sobre os benefícios da jurimetria, assine nossa newsletter.