Encontrar clientes com padrão rentável é uma tarefa que pode contar com o auxílio da análise de dados.

O uso de soluções de data analytics em escritórios de advocacia já é uma realidade. Seja para fins administrativos ou para análise de estratégia processual, dados como base para tomada de decisões mais assertivas é algo cada vez mais relevante.

Porém, você já parou para pensar que até mesmo a prospecção de clientes pode ter benefícios se essa estratégia for empregada? Esse é o chamado marketing orientado a dados, uma forma inteligente que trazer para o seu negócio clientes com maior potencial de gerar lucros.

Quais dados podem ser analisados nesse sentido?

Em todas as empresas certas tipos de clientes correspondem pela maior parcela dos lucros. Identificá-los e trabalhar para aumentar a quantidade de consumidores atendidos e que mantenham o mesmo perfil é uma forma de maximizar os lucros.

Portanto, o pontapé inicial é a análise de dados interna: quais dos seus clientes são os mais lucrativos e por quais razões isso ocorre? A partir das respostas, parte-se para a segunda pergunta: como encontrar mais clientes como esse no mercado?

Em um segundo momento é possível analisar os dados de um determinado segmento. Por exemplo, seu escritório pode chegar à conclusão que atender siderúrgicas é mais lucrativo do que atender indústrias têxteis. Trata-se de um ponto de vista particular a cada negócio.

A partir de então, com esses filtros em mente, é hora de buscar empresas dentro de um segmento que tenham maior potencial de trazer mais lucros para o escritório. Portanto, trata-se de uma maneira inteligente de refinar o seu público-alvo e buscar aqueles que apresentem melhores condições para o negócio.

Encontrando padrões de negócio

Em teoria, escritórios de advocacia que buscam especialização em certas áreas já fazem isso. Em outras palavras, com o passar do tempo torna-se perceptível para os gestores que eles podem obter maiores lucros ou um volume maior de clientes atendendo a certos nichos.

Essa decisão, no entanto, ocorre com mais frequência em função de uma percepção de tendência do que de uma análise técnica. O que os dados podem fazer é indicar com maior clareza essa possibilidade, mesmo que aparentemente ela não se mostre visível no dia a dia. A ideia é encontrar “padrões de negócio” que possam trazer mais benefícios para o escritório.  

De acordo com o Princípio de Pareto, também conhecido como “princípio 80-20”, 80% das consequências resultam de 20% das causas. No mundo dos negócios isso significa que 80% da rentabilidade de uma empresa vem de 20% dos clientes. A busca, portanto, é por ampliar a quantidade de clientes que correspondam a esses 20%.

Em busca do cliente perfeito

Não existe um cliente perfeito, mas existe aquele mais próximo de um ideal. Para conquistá-lo é preciso conhecê-lo bem e, uma vez que todas as informações necessárias sobre ele estejam disponíveis, é hora de encontrar estratégias para atraí-lo e mantê-lo.

Por isso, recorrer aos softwares de gestão, seja para coleta e análise de dados ou para automação de tarefas no escritório são soluções interessantes para ganhar tempo. Não se trata de colocar certas tarefas em segundo plano, mas sim de ser mais assertivo nas suas escolhas, dedicando mais tempo àquilo que realmente importa.

Seja no estudo das estratégias processuais ou no atendimento e na prospecção de clientes, ambas as atividades tendem a se beneficiar quando há um número maior de profissionais ou mais tempo disponível para análise de todos seus detalhes. E essa é uma característica que softwares como o LawVision podem proporcionar para o seu escritório.

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Fonte(s): Time Solv