Veja nossas dicas para criar o planejamento estratégico do seu escritório de advocacia para o próximo ano.

Você pode dizer que seu escritório de advocacia tem uma estratégia para atingir seus objetivos e visão de longo prazo? O planejamento estratégico é um guia para orientar processos, ações e decisões de modo a aumentar suas chances de alcançar com sucesso suas metas e se destacar da concorrência.

É possível pensar no planejamento estratégico como um mapa de como você planeja conquistar seus objetivos, de modo a identificar o que deve ser priorizado na gestão e na rotina de seu escritório de advocacia.

Afinal, sem uma linha estratégica condutora em vigor, dificilmente haverá força motriz eficiente por trás de suas decisões de negócios.

Diferentemente disso, quando todos em seu escritório de advocacia estão alinhados e se concentram nos mesmos objetivos, é muito mais provável que seu escritório não apenas sobreviva em um mercado competitivo, como também que prospere e se destaque.

Então, continue a leitura e confira nossas dicas de como fazer o planejamento estratégico do seu escritório de advocacia para 2022.

4 dicas para elaborar o planejamento estratégico do escritório de advocacia

Em um artigo da Forbes, delineou-se que as empresas mais bem-sucedidas respondem às crises de acordo com um plano, em vez de apenas reagir a elas. 

Neste cenário no qual é preciso se preparar para o pós-pandemia e para novos modelos de trabalho que estão surgindo e se consolidando, portanto, ter o norteamento de um planejamento estratégico é ainda mais indispensável.

A seguir, veja dicas de como fazer um planejamento estratégico para um escritório de advocacia para o próximo ano.

1. Busque o comprometimento dos líderes para o planejamento estratégico

Um dos passos iniciais e mais fundamentais para que essa iniciativa seja bem-sucedida é fazer com que a equipe de liderança em seu escritório de advocacia se comprometa com o planejamento estratégico.

Se há sócios no escritório, é essencial envolver todos na criação do planejamento estratégico. Ao garantir que todos os principais interessados ​ ​tenham um senso de urgência e responsabilidade em relação a esse trabalho, é mais provável que você chegue a um planejamento realista, viável e que, de fato, será aplicado e não guardado no fundo de uma gaveta. 

2. Certifique-se de ter as ferramentas e métodos certos

Antes de começar a trabalhar no planejamento estratégico, é importante pesquisar as ferramentas e metodologias que contribuem mais efetivamente para essa iniciativa.

Há alguns modelos e ferramentas de planejamento estratégico muito úteis. Por exemplo:

  • As Cinco Forças de Porter: Esta ferramenta de planejamento estratégico é essencial para avaliar a posição competitiva de seu escritório de advocacia no setor.
  • OKRs (objetivos e resultados-chave): este modelo de definição de metas é muito prático e relevante para ajudar na definição de grandes metas e na identificação de maneiras de alcançá-las.
  • Teoria da Mudança: esta metodologia é indicada para definir metas e desenvolver planos de ação. A ideia básica é levantar o que precisa ser feito para atingir um objetivo ou ação desejada, traçando a jornada para essa conquista.

3. Realize uma análise SWOT

Aliada a outras ferramentas e métodos, a análise SWOT ajudará a identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de seu escritório de advocacia. Isso será essencial para tomar decisões de negócios informadas.

Para iniciar uma análise SWOT, crie um gráfico com quatro quadrados. Sendo assim, os dois quadrados superiores representam os pontos fortes e fracos de seu escritório de advocacia, enquanto os dois inferiores representam as oportunidades e ameaças de seu negócio.

A partir disso, será mais simples identificar as ações que poderão nortear seu planejamento estratégico.

4. Determine os objetivos e metas do seu escritório de advocacia

Para este trabalho, primeiramente, é importante contar com uma tecnologia que permita a visualização clara e personalizável de dados. Além disso, fornecendo uma base confiável para compreender seus resultados atuais e os que se almeja alcançar realisticamente, tornando possível apontar sua estratégia nas direções que mais precisam ser trabalhadas.

Isso pode incluir, por exemplo, fatores como: número de novos clientes; satisfação do cliente; receita; produtividade da equipe; casos concluídos, entre outros. Então, para tornar suas metas alcançáveis, certifique-se de que elas sejam SMART: simples, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais (com prazo). 

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