Metodologia comum às empresas de tecnologia também pode ser aproveitada em ambientes jurídicos.

Você já imaginou que uma metodologia de gestão que privilegia uma estrutura hierárquica menos rígida pode trazer muitos benefícios também para a área jurídica? A metodologia ágil em escritórios de advocacia já é uma realidade em muitas localidades.

Grande parte desse sucesso se deve às possibilidade de uso de softwares dedicados e a integração entre as equipes, características que eram impensáveis no passado. O modelo que se consagrou nas empresas de tecnologia aos poucos ganha mais espaço também no mundo jurídico. 

Será que o seu escritório pode ser transformado por esses conceitos?

O que é o modelo de gestão ágil?

O modelo de gestão ágil é um conceito bastante difundido entre empresas do setor de tecnologia, mas recentemente vem encontrando espaço também em escritórios de advocacia. A sua principal característica descentralizar a tomada de decisões, ou seja, uma forma organizacional mais livre em relação ao modelo tradicional.

Escritórios de advocacia costumam ter uma hierarquia mais rígida, mas já há muitos exemplos de estabelecimentos no quais há mais liberdade na condução dos processos. É claro que, esse modelo “horizontal” de gestão tem também os seus pré-requisitos: por exemplo, um bom acompanhamento dos resultados e uma equipe alinhada são fatores fundamentais.

A descentralização de decisões, em equipes capacitadas, traz muitos benefícios. A menor necessidade de intervenção por parte dos gestores, por exemplo, permite uma participação mais ativa deles no pensamento estratégico da empresa e não na execução de tarefas no dia a dia.

Softwares de gestão aumentam a produtividade 

Quando falamos da adoção de softwares de gestão como o LawVision em escritórios de advocacia há que se falar diretamente sobre o aumento de produtividade e sobre a liberdade que esse tipo de controle proporciona às equipes.

Muitas tarefas realizadas pelas empresas são rotineiras, ou seja, devem ser feitas independentemente do tamanho da empresa. A questão é que gestão de fluxo de caixa ou de folha de pagamento, por exemplo, não são parte do núcleo do negócio. Os profissionais envolvidos nessa área, em teoria, não têm necessidade de se reportar a todo momento aos seus gestores, mas é importante que eles tenham acesso a relatórios sempre que preciso.

Assim, quanto menos tempo puder ser dedicado a essas funções, mais tempo livre sobrará para outras atividades. É justamente aí que entram em cena os softwares de gestão. Ao simplificarem tarefas e automatizarem certas funções, o gestor ganha tempo e pode delegar outras funções menos “mecânicas” aos seus colaboradores.

Como as ferramentas da gestão ágil podem ser aplicadas?

Em linhas gerais, podemos citar três elementos como essenciais na condução da metodologia ágil em escritórios de advocacia: as reuniões diárias e semanais e o método OKR (sigla em inglês para Objectives and Key Results).

As reuniões diárias devem ser breves e servem mais para contextualizar as equipes sobre o que foi executado no dia anterior e o que será executado naquele dia. A percepção de falhas no processo e as perspectivas em relação aos prazos se tornam mais nítidas nesse momento.

Já as reuniões semanais servem para estabelecer as metas de curto prazo. Aqui, os projetos são pensados de forma mais ampla e o foco é privilegiar o planejamento e a forma de execução, e não a execução em si. Todos os resultados são incorporados em relatórios, que podem ser acessados a qualquer momento pela equipe e seus gestores.

Por fim, o método OKR nada mais é do que o acompanhamento de índices de performance que indiquem o quão próximo o escritório está de atingir os objetivos propostos. Nesse quesito, softwares de gestão como o LawVision podem servir como o complemento perfeito para a adoção desse tipo de metodologia.

…..

Você já conhece todas as possibilidades que o software de gestão LawVision oferece para o seu escritório de advocacia? Conheça mais detalhes sobre as suas aplicações conversando hoje mesmo com um dos especialistas da nossa equipe. Você verá que com pouco investimento é possível transformar a gestão do escritório.

Fonte(s): SAJADV e Preambulo