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Gestão de Negócios Jurídicos

Como gerenciar prazos no escritório de advocacia?

Cumprimento das entregas dentro dos prazos é base de sustentação para qualquer escritório; saiba como lidar com o cronograma.

Por LawVision    |    Dia 17 de janeiro de 2020
Como gerenciar prazos no escritório de advocacia?

Um dos elementos fundamentais da gestão de um escritório de advocacia é o cumprimento de prazos. Uma simples data não respeitada pode significar a perda de uma ação e, com isso, prejuízos financeiros para você e para os seus clientes.

Para evitar que isso aconteça, desde cedo os bacharéis de Direito são orientados sobre a importância do cumprimento de prazos. Todavia, nem todos utilizam ou têm acesso a ferramentas que facilitem o acompanhamento das demandas. A solução: recorrer a softwares de gestão para escritórios de advocacia.

Gestão de tarefas: o princípio de tudo

Independentemente de quem será o executor de uma tarefa, é importante que a pessoa tenha um prazo razoável para cumprir o seu trabalho. Por mais que em alguns momentos as coisas possam ficar apertadas, faz parte das funções do gestor delegar tarefas que possam ser cumpridas dentro de prazos exequíveis.

Os softwares de gestão cumprem papel importante nesse sentido. Eles servem como uma espécie de registro geral ao qual todos podem ter acesso. Ao visualizar o cronograma de trabalho de toda a empresa, o gestor pode readequar equipes que requeiram maior demanda ou direcionar mais esforços para um determinado processo.

LawVision: solução para todos os momentos

Softwares como o LawVision se destacam no mercado jurídico por apresentarem diversos diferenciais. Antes de tudo, a ferramenta foi desenvolvida tendo o dia a dia dos escritórios de advocacia em mente. Essa especificidade faz com que naturalmente ele se destaque e proporcione maior poder de customização para as demandas do negócio.

Além disso, não falamos aqui de um mero gestor de cronogramas. O software é capaz de automatizar certos tipos de tarefas, como controles de contas a pagar e a receber e gestão de documentação do departamento pessoal. Esses recursos permitem aos gestores e colaboradores perderem menos tempo na execução de tarefas burocráticas, o que resulta em maior tempo livre para dedicação à análise processual e ao atendimento aos clientes.

Compreender para melhorar

“Tudo que não pode ser medido não pode ser melhorado”. Essa máxima da gestão empresarial também se aplica aos escritórios que não mapeiam seus processos. Sem ter como identificar onde estão os gargalos, ou seja, os pontos que podem ser melhorados, as sociedades tendem a não corrigir o problema da forma mais adequada.

Para muitos, a solução acaba sendo simplesmente a contratação de mais pessoas. Na prática, em um primeiro momento a estratégia pode até funcionar, mas em termos de produtividade nada muda. Com o passar do tempo, a tendência é que os problemas voltem a se repetir e o ciclo vicioso de contratação de novos colaboradores se repita.

“Não ache, tenha certeza”

Se você acha que tem um problema no seu escritório, e então na verdade você tem pelo menos dois. O primeiro é o problema em si e o segundo é o fato de não ter dados suficientes para compreender por quais motivos ele ocorre. A solução é recorrer a mecanismos que o permitam mensurar e analisar cada uma das etapas do trabalho.

Os softwares de gestão permitem que você pare de perder tempo com atividades repetitivas. Além disso, ao qualificarem a sua gestão financeira, eles representam economia no fechamento do mês. Essa estabilidade gerencial permite ao escritório pensar em crescimento de forma sustentável, ampliando a carteira de clientes ao mesmo tempo que a qualidade do atendimento não fica em segundo plano.

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