Como será o escritório de advocacia do futuro? Na era da advocacia 4.0, soluções de business analytics e business intelligence passaram a ser mais do que um diferencial para esses estabelecimentos: trata-se de uma necessidade.

Como será o escritório de advocacia do futuro? Na era da advocacia 4.0, soluções de business analytics e business intelligence passaram a ser mais do que um diferencial para esses estabelecimentos: trata-se de uma necessidade.

O uso de softwares para escritórios de advocacia permite que os gestores fiquem de olho em indicadores de produtividade e possam tomar decisões mais assertivas. Essa é apenas uma entre as muitas tendências que o segmento revela. Será que dá pra prever como será a atuação de um escritório nos próximos anos?

Baseado nas ferramentas disponíveis na atualidade, nas demandas que clientes solicitam e nas experiências bem-sucedidas conduzidas pelos melhores escritórios do país, listamos aqui 5 tendências nas quais você deve ficar de olho para a criação de um escritório digital.

1. Agilize as respostas com chatbots

Chatbots são uma solução simples e de baixo custo para responder a maioria das perguntas feitas pelos consumidores. A partir de um banco de dados com as principais dúvidas dos clientes, os chatbots conseguem automatizar a interação e sanar as dúvidas mais simples.

O grande mérito dessa solução é o de automatizar uma tarefa que, na maioria dos escritórios, demanda muito tempo. Isso permite que os colaboradores da empresa entrem em cena apenas quando as dúvidas são bastante específicas. Trata-se de uma espécie de filtro, que aumenta a capacidade de atendimento e de trabalho.

2. Sistemas de pesquisa baseados em machine learning

Os recursos de machine learning, ou “aprendizado de máquina”, consistem na alimentação de um software com informações. A partir da leitura delas, os sistemas encontram padrões de dados e oferecem aos operadores respostas mais precisas e em menor tempo.

Não é necessário percorrer toda a jurisprudência de um tribunal sobre um determinado tema. Basta pesquisar isso no campo de buscas para que o software se encarregue de localizar os dados, cruzá-los e oferecer a melhor resposta de acordo com os padrões identificados.

3. Digitalização de documentos e armazenamento na nuvem

Está ficando no passado o tempo em que os escritórios de advocacia tinham estantes abarrotadas de papéis e documentos. Boa parte dos tribunais e fóruns brasileiros já adotou sistemas completamente informatizados, o que significa que os processos podem tramitar quase que inteiramente online.

Por essa razão, recorrer a soluções de armazenamento na nuvem e também a softwares que agilizem a digitalização de dados é um passo fundamental para a nova era. Soluções como essa trazem mais agilidade e transparência aos trâmites legais e aqueles que não se adaptarem certamente ficarão em desvantagem.

4. Use softwares de gestão para escritórios de advocacia

A gestão contábil de um escritório de advocacia tem uma série de particularidades, dado o caráter incerto dos períodos em que os valores serão recebidos. Por essa razão, recorrer a softwares desenvolvidos sob medida para esse tipo de negócio proporciona maior confiabilidade e segurança.

As soluções propostas pelo LawVision permitem que você integre as informações de todos setores, mantendo acesso em tempo real a todos os dados financeiros da empresa. Isso não só agiliza as tarefas como facilita a tomada de decisão a partir da análise dos relatórios disponibilizados no painel de controle.

5. Recorra ao marketing digital para atrair novos clientes

O uso das redes sociais de forma massiva pela população fez com que a comunicação obrigatoriamente precise passar por elas. Tanto melhor para os escritórios de advocacia, pois as soluções digitais costumam ser mais acessíveis e trazer bons resultados.

É preciso transformar o seu escritório em uma referência em determinados assuntos, e nada melhor que do que usar um blog, um site oficial e redes sociais para afirmar esse posicionamento por meio da produção de conteúdo. Obter reconhecimento online é hoje um dos melhores portfólios que o seu escritório pode ter.