Você é um advogado do futuro ou do passado? Então, descubra mais sobre o seu perfil e como se adaptar aos novos tempos.

Advogado do futuro ou, ainda, com os pés e a mente no passado: em qual perfil você se encaixa?

Hoje, para ter sucesso em um mercado VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) e tão competitivo quanto o da advocacia, é necessário buscar constantemente por atualização e acompanhar as inovações do setor, da tecnologia, da sociedade, etc.

Ao contrário do paradigma que alguns acreditam, os advogados também precisam estar por dentro das novas tendências — afinal, apesar de essa ser uma área tradicional, ela é uma das que mais evoluíram nos últimos tempos.

Por isso, se você quer manter a sua competitividade na carreira e/ou negócio, continue a leitura. A seguir, descubra mais sobre como se tornar um advogado do futuro e conquistar mais clientes, eficiência e sucesso considerando o cenário atual e vindouro.

Diferenças entre o advogado do passado e o advogado do futuro

As maiores diferenças entre o advogado do futuro e passado, é saber ajustar o mindset para os desafios atuais e utilizar a tecnologia ao seu favor. Primeiramente, é importante reconhecer que a inovação é parte essencial de qualquer negócio de sucesso.

Portanto, o advogado do futuro deve estar atento às tendências de marketing, às ferramentas de gestão e organização de tarefas e, acima de tudo, às necessidades dos seus clientes tanto no âmbito jurídico quanto no relacionamento interpessoal e na humanização das práticas jurídicas.

Então, confira, a seguir, algumas das principais características que diferenciam o advogado do passado e o advogado do futuro e descubra em qual categoria você se encaixa.

Advogado do passado

  • Utiliza apenas planilhas do Excel para se organizar;
  • Dificuldade em organizar prazos;
  • Não sabe administrar informações de maneira eficiente e estratégica;
  • Demora vários dias para finalizar um relatório;
  • Não tem uma gestão de clientes satisfatória.

Advogado do futuro

  • É orientado por dados;
  • Toma decisões baseada em dados;
  • Faz análise preditiva;
  • Trabalha com Inteligência de Negócios (Business Intelligence);
  • Utiliza dados e informações ao seu favor;
  • Traz mais resultados para o cliente;
  • É estratégico e sabe agir na hora certa.

A importância do gerenciamento de dados para o advogado do futuro

Atualmente, uma das diferenças entre um advogado mediano e um advogado excelente está na busca constante por conhecimento. Dessa forma, aprender sobre Direito não é mais o único requisito para se tornar referência na sua área. Além disso, é essencial aprender sobre desenvolvimento pessoal, novas tecnologias e, especialmente, sobre ferramentas de gerenciamento de dados.

O bom gerenciamento de dados promove um salto de inovação e eficiência no trabalho de advogados, departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. Sendo assim, ao acompanhar de perto os indicadores e resultados de processos, relacionamento com o cliente e lucratividade da sua empresa, você poderá antecipar futuros problemas e vislumbrar oportunidades. 

Atualmente, existem diversos softwares jurídicos que podem auxiliar advogados nesse controle e gerenciamento de informações.

Como se tornar um advogado do futuro inovador e se diferenciar no mercado

O advogado no mundo digital também é um empreendedor. Como tal, ele deve saber mostrar aos clientes o que o torna a escolha ideal e realizar uma prestação de serviços focada no seu público e em suas reais necessidades. Por exemplo, para tal, há algumas boas práticas, que incluem:

Utilizar novas tecnologias de monitoramento e controle

O momento atual demanda uma integração completa do profissional com a tecnologia. Para isso, é indicado utilizar plataformas, aplicativos e softwares para tratar e analisar dados, para gestão de equipe e organização da rotina.

Acompanhar tendências

A melhor forma de acompanhar tendências é se inserir no meio digital. Afinal, é essencial ter redes sociais com conteúdo relevante, um site profissional e uma estratégia de marketing multimídia. Tudo isso, é claro, seguindo as diretrizes da OAB quanto ao marketing jurídico.

Oferecer serviços personalizados

Seus serviços precisam se adaptar às necessidades dos contratantes. Então, o advogado do futuro entende que cada cliente é único e, portanto, precisa se sentir exclusivo diante do seu atendimento.

Por fim, para saber mais sobre o perfil do advogado do futuro, assine a nossa newsletter.