Tire suas principais dúvidas sobre a Advocacia 5.0 e veja dicas de como se preparar para essa transformação.

Entre as principais tendências para a área jurídica, está a Advocacia 5.0. As estruturas da sociedade atual estão mudando significativamente como resultado da chegada da IA (Inteligência Artificial), Big Data, IoT (Internet das Coisas) e outras tecnologias avançadas. Essas integram o mundo real (espaço físico) e o mundo digital (ciberespaço).

Mas essa integração, no contexto da Sociedade 5.0 e, por consequência, da Advocacia 5.0, tem em seu centro algo diferente da tecnologia: o próprio ser humano.

Continue a leitura e tire suas principais dúvidas sobre esse conceito. Saiba também sobre as transformações trazidas pela Advocacia 5.0 para departamentos e escritórios jurídicos.

O que é Advocacia 5.0?

Como vimos, a Advocacia 5.0 é fruto da Sociedade 5.0. Essa é caracterizada pelo uso de novas e revolucionárias tecnologias para ajudar a suprir as demandas dos humanos atuais. 

Com isso, a Advocacia 5.0 busca contribuir para uma harmonia entre o fator humano e o tecnológico para a resolução de problemas sociais contemporâneos.

Assim, as inovadoras tecnologias são usadas pelos negócios jurídicos e advogados para que voltem ainda mais seu trabalho e foco para o ser humano e suas necessidades. Sendo assim, assumindo um papel ainda mais central na prática jurídica.

Qual é a diferença entre Advocacia 5.0 e 4.0?

É preciso destacar que ambas as versões são atuais, porém a Advocacia 5.0 é uma espécie de evolução da 4.0. 

A Advocacia 4.0 está associada à Sociedade 4.0, que também contempla uma grande revolução tecnológica, especialmente em termos de digitalização de processos e do uso da tecnologia. Dessa forma, é possível elevar a produtividade e eficiência nas empresas. A jurimetria, por exemplo, é uma das inovações trazidas no modelo 4.0.

No entanto, a sociedade se encaminha para um novo momento. Para novas necessidades e enfrenta desafios ainda mais complexos, que exigem um olhar mais humanizado das organizações e dos profissionais.

É isso que propõe a Advocacia 5.0. Ela é marcada por um mindset mais flexível, que prima pela diversidade, horizontalidade e por uma visão do cliente e da sociedade muito mais integrativa. Além disso, é interconectada com as questões macro que o uso inteligente de tecnologias pode ajudar a melhorar.

Dessa forma, esta é a principal diferença impulsionada pela Advocacia 5.0: as tecnologias de ponta não são adotadas apenas a favor de melhorias internas em departamentos e escritórios jurídicos.

O foco está em extrair o máximo de benefício dessas inovações para ajudar a resolver problemas sociais e dos clientes. O que também ajuda a tornar o atendimento jurídico mais humanizado.

Como se preparar para esses impactos?

A transição entre os modelos ainda está ocorrendo. No entanto, ela é irreversível, o que faz com que profissionais e negócios que se preparam consigam se destacar e estar prontos para atuar nesse novo cenário que está se moldando.

Isso demanda uma mudança de mentalidade e de cultura organizacional, que deve se adaptar a uma versão menos hierarquizada, mais colaborativa e horizontalizada.  

Além disso, é preciso acelerar a digitalização dos processos e a integração entre diferentes tecnologias, de modo a extrair o máximo de benefícios a partir dessa convergência, tendo sempre como foco o cliente e a humanização da atividade jurídica.

Tudo isso também demandará a aquisição e o aprimoramento de novas habilidades, especialmente de soft skills como comunicação, colaboração, criatividade, resolução de problemas e outras. 

Este advogado do futuro, preparado para a sociedade e para a Advocacia 5.0, deverá utilizar a tecnologia a favor das pessoas, desenvolvendo uma visão sistêmica e conseguindo gerar ainda mais valor e novas soluções para os desafios inerentes a esse cenário em constante transformação.

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