Confira boas práticas de marketing jurídico para atrair e fidelizar os clientes de seu escritório.
Os negócios jurídicos enfrentam grande concorrência. Assim, é fundamental desenvolver uma estratégia consistente de marketing jurídico para atrair e fidelizar clientes, pensando nos resultados do escritório a longo prazo.
Continue a leitura e conheça algumas boas práticas para incrementar sua abordagem de marketing jurídico.
1. Faça um planejamento de seu marketing jurídico
Na ânsia de melhorar os resultados mais imediatos, alguns escritórios começam a desenvolver ações isoladas. Com isso, elas perdem força e tem-se um marketing jurídico desestruturado.
Para potencializar a atração e retenção de clientes, é preciso fazer justamente o oposto. Todas as ações devem responder a uma meta mensurável, estar alinhadas ao público de interesse do escritório e aos valores de sua marca.
E tudo precisa ser feito com sinergia e integração, maximizando seu retorno sobre o investimento.
2. Seja focado em seus clientes
Seus clientes anteriores, atuais e potenciais são a força vital de seu escritório. Portanto, todos os aspectos da estratégia de marketing jurídico precisam ser construídos em torno deles.
Para engajar clientes e prospects com sucesso, é importante primeiro entender o que eles realmente querem e quais desafios precisam de ajuda para resolver.
Uma das ferramentas de marketing jurídico para isso é a criação de uma buyer persona, uma representação semificcional de seu cliente ideal com base em pesquisas de mercado e dados reais sobre seus clientes existentes (que podem ser captados em seu software de gestão jurídica, por exemplo).
3. Otimize seu site e torne-o responsivo
Idealmente, seu site deve ter um apelo estético único, que seja distintivo de seu escritório e que transmita credibilidade. Além disso, concentre-se na qualidade da experiência do usuário e do conteúdo deste poderoso canal de marketing jurídico.
Ainda, com o crescimento do acesso à internet por dispositivos móveis, é fundamental que o site seja responsivo, isto é, seja projetado para oferecer uma boa experiência mobile.
4. Crie e distribua conteúdo relevante na internet
O conteúdo desempenha um papel crítico no marketing jurídico porque ajuda a estabelecer a autoridade e credibilidade de seu escritório no meio digital.
Ele também oferece a oportunidade de mostrar a expertise de seus advogados e sua capacitação em sua área de atuação.
Esses conteúdos podem ser distribuídos em seu site, em artigos para blog próprio e/ou de parceiros, redes sociais, e-mails, entre outros formatos.
5. Utilize o Google Meu Negócio
Esse é um recurso gratuito e valioso para o marketing jurídico. Com ele, é possível destacar seu escritório no momento em que seu cliente está procurando-o no buscador.
Você poderá inserir neste espaço desde informações essenciais, como número de telefone, até artigos criados pelos advogados do escritório, basta fazer as configurações básicas.
6. Incentive as avaliações
As avaliações, recomendações e depoimentos são ótimas formas de atrair novos clientes. Assim, incentive que seus clientes atuais façam esses comentários via e-mail, mídias sociais, site etc.
7. Estabeleça presença nas mídias sociais
Esses são ótimos canais para relacionamento com seus clientes atuais e para atrair prospects. Avalie quais são as mais promissoras para o seu escritório.
O LinkedIn, por exemplo, é interessante para clientes do segmento B2B. Muitos escritórios também utilizam o Twitter, por seu caráter informativo.
Lembre-se de destacar um funcionário capacitado para administrar as interações e citações à sua empresa e responder às mensagens recebidas nestes perfis.
8. Adote boas práticas de SEO
SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Sites para Mecanismos de Busca) é essencial para que seus canais digitais sejam bem ranqueados nos buscadores e, portanto, sejam encontrados por seus clientes em potencial.
Então, quanto melhor for o SEO do seu site, melhor ele será classificado pelos mecanismos de pesquisa, o que significa que seu site aparecerá em uma posição superior nos resultados de pesquisa.
9. Amplie conexões com o marketing jurídico por e-mail
O e-mail continua a ser uma das ferramentas mais importantes de marketing para advogados. Ele é uma excelente maneira de seu escritório atrair novos negócios e de manter relacionamento com sua base atual de clientes.
Um boletim informativo semanal ou mensal enviado por e-mail, por exemplo, é uma ótima forma de manter contato com os públicos de interesse.
Para obter os melhores resultados, o indicado é utilizar uma plataforma de automação, que permita a criação, o envio e o monitoramento das mensagens e o desenvolvimento de campanhas personalizadas e altamente segmentadas.
10. Consulte e siga as normas e orientações da OAB
Para fazer seu marketing jurídico, sempre siga as prescrições da OAB. No código de ética, a entidade deixa claro que a publicidade nesse setor deve ter caráter meramente informativo.
Ainda, não se pode utilizar linguagem comercial comum em outros segmentos (por exemplo, expressões como “ligue agora!”).
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