Descubra como aperfeiçoar a gestão jurídica por meio dos indicadores estratégicos em uma cultura data-driven.
A eficiência é essencial para uma gestão jurídica de sucesso. E, para atingi-la, se faz cada vez mais necessário tomar decisões baseadas em dados e utilizar indicadores estratégicos que forneçam subsídios para isso e insights para se ter o máximo de resultados por meio dos processos internos e da organização do trabalho da equipe.
Afinal, com esse tipo de indicador, é possível mensurar a satisfação e a produtividade dos colaboradores, alinhar as expectativas com clientes e escritórios terceirizados e implementar melhorias para otimizar resultados e reduzir custos.
Se você gostaria de ter esse tipo de retorno, mas ainda não utiliza indicadores estratégicos, continue a leitura. A seguir, descubra mais sobre como aperfeiçoar a gestão jurídica por meio desses recursos.
O que são indicadores estratégicos e como funcionam?
Você já conhece a denominação KPI? A sigla vem do inglês e significa Key Performance Indicator — em português, Indicador-Chave de Desempenho.
Tratam-se de indicadores utilizados para medir a performance de uma empresa em alguma estratégia específica.
Ou seja, ao utilizá-los na gestão jurídica e avaliar os resultados constantemente, é possível perceber quais pontos estão funcionando e o que precisa melhorar. Com base nos dados fornecidos pelos KPIs, a empresa pode tomar decisões concretas baseadas em fatos e números, ao invés de previsões e achismos.
No entanto, para isso, os indicadores estratégicos precisam servir um objetivo claro. Do contrário, você gasta tempo medindo e acompanhando dados que não impactarão o seu negócio, apenas se tornando as chamadas “métricas de vaidade”, sem gerar melhorias ou valor.
O que medir e analisar com os indicadores estratégicos?
Atualmente, existem indicadores estratégicos para diversas áreas da administração jurídica. Eles são capazes de medir, por exemplo, a qualidade do serviço, questões financeiras, relacionamento com o cliente, produtividade e eficácia de ações internas e externas.
Com a automação de processos e informações, o nível de eficiência da empresa aumenta consideravelmente. Além disso, há menos chances de se estar sujeito a processos litigiosos, já que a informação da empresa está centralizada.
Ademais, o escritório só tem a ganhar ao implementar os indicadores estratégicos. Afinal, com isso, é possível diminuir os custos de gestão de dados, melhorar a comunicação e reduzir erros, redundâncias e a burocracia. Ou seja, o sucesso será medido de acordo com a melhoria da produtividade e eficácia de interação com a equipe e os clientes.
Como essas práticas de gestão diferenciam escritórios de advocacia?
Ao se ter uma gestão data-driven, isso é, baseada em dados, é possível ganhar eficiência, produtividade, agilidade nos processos e cumprimento de prazos, qualificação do serviço prestado e muito mais. Tudo isso, é claro, repercute positivamente na diferenciação do negócio.
O uso de indicadores estratégicos é vital para esses resultados. E os ganhos para a gestão podem ser ainda maiores quando esse trabalho é facilitado pelo uso de uma ferramenta especializada.
Afinal, a tecnologia que permite a análise de uma grande quantidade de dados em tempo real vem tendo impacto significativo no meio jurídico. Porém, os dados precisam ser usados com sabedoria para destacar o seu escritório e torná-lo um sucesso.
Para isso, há alguns pontos importantes, tais como:
Objetivos claros
O primeiro passo é saber o que você quer analisar com os KPIs. Quantos contratos você fechou por mês, qual é a margem de lucro, qual é o nível de satisfação do seu cliente com o atendimento, quantas horas mensais sua equipe gasta em cada projeto, etc.
Tudo isso pode ser mensurado, mas será preciso estabelecer os indicadores estratégicos chave e como eles se relacionam com os objetivos do escritório.
Boa política de gestão de pessoas
Os indicadores estratégicos também medem performance, então, eles são aliadas para uma boa e transparente avaliação de desempenho dos profissionais, para identificar lacunas de treinamento e suporte, entre outras coisas.
Ainda, eles podem ser utilizados para reconhecer as conquistas da equipe e fornecer um feedback personalizado sobre o que precisa ser ajustado.
Acompanhamento dos dados e implementação de melhorias
Implementar um KPI e esquecê-lo não trará resultados. Para que cumpram a sua função, é necessário fazer um acompanhamento diário dos dados e implementar melhorias de acordo com a necessidade.
Todos esses pontos tornam-se práticos de executar e acompanhar com uma tecnologia especializada.
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