Conheça o conceito e quais são os principais benefícios do legal operations para a sua advocacia.
Há uma mudança de paradigma acontecendo no ambiente jurídico. Escritórios e departamentos estão lidando com um número crescente de transformações, novos desafios e exigências. Sendo assim, para adequar-se competitivamente, mostra-se ainda mais necessário ter uma boa gestão administrativa interna. E, assim, surgiu a função e os benefícios do legal operations.
Esse visa criar espaço para que os juristas internos se concentrem na prática substantiva da advocacia dentro da empresa. Enquanto as otimizações necessárias em termos financeiros, administrativos, comerciais, tecnológicos, etc., são geridas pela equipe dessa área.
A seguir, saiba mais sobre esse conceito e conheça os principais benefícios do legal operations para a sua advocacia.
O que é legal operations?
Legal operations representa a combinação das atividades de negócios, processos e pessoas que capacitam uma equipe para atender às necessidades jurídicas de uma empresa usando uma abordagem estratégica de negócios.
Ao contrário da equipe de administração jurídica, que se concentra em tarefas estritamente administrativas, como atender chamadas, as equipes de legal operations dão suporte aos advogados com competências como governança de informações. Além disso, gestão financeira, planejamento estratégico, análise de dados e gerenciamento de fornecedores e de tecnologia jurídica.
Portanto, refere-se a uma equipe de profissionais dedicados que trabalham para permitir que as equipes jurídicas internas forneçam serviços mais eficientes aos clientes. Em termos práticos, as equipes de legal operations são uma combinação de especialistas em finanças, análise de dados, marketing, gerenciamento de projetos e aprendizado e desenvolvimento.
Portanto, há um foco em ajudar escritórios e departamentos jurídicos em questões como otimizar custos. Dessa forma, usando estrategicamente a automação do fluxo de trabalho e ajudando os advogados a fornecerem serviços precisos e mais eficientes.
Quais são os benefícios do legal operations?
Esta área auxilia os advogados em várias frentes, de modo que os potenciais benefícios são amplos e significativos, incluindo:
Ajudar a criar valor para o escritório ou departamento jurídico
Essas equipes têm preparação e habilidades para que os escritórios e departamentos jurídicos atuem com mais eficiência em finanças e compras. Dessa forma, com melhor planejamento estratégico, processos otimizados e tecnologias e insights orientados por dados, de modo que haja uma maior agregação de valor em todas as entregas.
Em suma, as atividades de legal operations funcionam como uma função estratégica que ajuda a redefinir o negócio/departamento jurídico como um criador de valor, em vez de um centro de custos, como, por vezes, é visto.
Legal operations moderniza as operações jurídicas
As operações jurídicas mais competitivas e eficientes, hoje, se alinham a transformações de negócios mais amplas, como a migração para a nuvem e a adoção de dados como elementos fundamentais de todas as funções de negócios.
Portanto, entre os benefícios do legal operations, está uma aceleração e eficácia na modernização das operações desse tipo de área e negócio.
Contribuir para vencer desafios importantes
Os negócios e setores jurídicos lidam comumente com desafios como a necessidade de reduzir custos, melhorar seus processos internos e fluxos de trabalho, elevar a satisfação do cliente e manter-se atualizado com a tecnologia jurídica.
Essas são precisamente as áreas em que o legal operations ajuda a criar espaço para um trabalho estratégico e eficaz, que permitirá avanços significativos na conquista de objetivos e superação de gargalos e dificuldades.
Manter o foco estratégico e na prática jurídica
Um dos principais benefícios é liberar os advogados de tarefas mais operacionais, repetitivas e manuais. Sendo assim, permitindo que eles se concentrem em atividades estratégicas e de alto impacto em sua prática jurídica.
Legal operations auxilia em orientação de dados
Cada vez mais, os dados precisam estar no centro das atividades de negócios. Afinal, o mesmo se aplica ao jurídico.
Com o legal operations, os dados tornam-se fundamentais no trabalho jurídico diário e estratégico. Assim, torna-se ágil, simples e eficiente descobrir tendências, identificar padrões, aproveitar oportunidades ocultas e melhorar os resultados dos negócios e a satisfação e fidelização do cliente.
Para conhecer outros benefícios e demais conteúdos jurídicos, assine a nossa newsletter.
Deixar um comentário