Conhece todo o potencial que a Jurimetria e Volumetria tem de mudar a forma como você usa seus dados no escritório? Então, entenda melhor o impacto dessas tecnologias.
É inegável como mudanças sociais e tecnológicas geraram modificações profundas em comportamentos sociais e processos empresariais. Em um mundo muito mais complexo e em constante reconstrução, o setor jurídico passou a adotar novas ferramentas e novos conceitos para lidar com um grande volume de dados gerados a cada dia. Dois desses conceitos são a Jurimetria e Volumetria.
Mas o que significam esses conceitos e como eles modificaram a maneira de os escritórios de advocacia gerenciarem dados. Dessa forma, entenda melhor esse fenômeno e as práticas mais inovadoras dentro desse mercado.
Jurimetria e volumetria — o conceito
Jurimetria é a aplicação de cálculos estatísticos dentro da área do Direito. A ideia é fazer uma profunda análise doutrinal e da jurisprudência para identificar padrões e tendências de decisões tomadas pela Justiça.
Embora o conceito não seja recente, a aplicação de softwares jurídicos para a realização desses cálculos tem sido amplamente explorada nos últimos anos como forma de tentar prever resultados a partir de probabilidades.
Já a volumetria se refere ao cálculo da produção jurídica de um escritório, ou seja, a produtividade dos profissionais. Por isso, nessa estratégia, o volume de tarefas realizadas em um determinado período é quantificado e depois comparado aos indicadores estratégicos definidos para avaliar o desempenho do time.
Esse tipo de informação já existe no escritório, mas a volumetria utiliza ferramentas para extrair esses dados e dar condições para os gestores implementarem ações para aumentar a produtividade dos colaboradores.
Algumas das informações que são extraídas com a volumetria são:
- número de processos iniciados em determinado período;
- número de processos distribuídos;
- quantidade de decisões favoráveis em uma comarca específica.
Esse tipo de análise é possível graças a tecnologias de inteligência artificial que conseguem interpretar a linguagem natural para ler e estruturar dados a partir de documentos compartilhados pela Justiça.
O papel da jurimetria e volumetria na rotina dos advogados
A jurimetria se tornou uma importante prática para que fossem desenvolvidas novas práticas dentro do direito digital. Sedo assim, é correlacionada a um incremento significativo na produtividade dos advogados, aumentando a precisão em previsões processuais.
Na prática, por meio de softwares jurídicos especializados, o advogado consegue fazer análises profundas por meio de um cruzamento de dados formados de milhares de casos similares. Por meio dessa pesquisa, é possível concluir com certo grau de precisão como os magistrados encaram determinado tópico, quais são as decisões mais prováveis e que abordagem são mais bem aceitas.
Os dados do Relatório Justiça em Números 2021 atestam o poder que essa ferramenta pode ter nas mãos do advogado do futuro. Somente em 2020 foram registrados mais de 25 milhões de processos. Todo esse volume de informações fica à disposição para análise automática por meio de sistemas de jurimetria.
As vantagens do LawVision® para o seu escritório de advocacia
O LawVision® é a primeira plataforma de Business Intelligence direcionado para a área jurídica. A plataforma contribui para a criação de uma cultura data driven, em que as decisões são baseadas em dados.
O LawVision® ajuda a transformar dados do sistema em informações úteis para a tomada de decisões. Com ele, basta conectar-se ao seu banco de dados e elevar seu escritório de advocacia a uma nova era. Assim, você pode fazer Jurimetria interna, ou seja, fazer análises preditivas com os seus próprios dados.
Gostou de saber mais sobre como a jurimetria e Volumetria podem aumentar a eficiência do seu escritório? Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos na sua caixa de entrada!
Deixar um comentário