Descubra o que é a metodologia SMART e como adotá-la em seu negócio do setor jurídico.

O ditado é verdadeiro: o que é medido é gerenciado. E um dos elementos essenciais para isso são as metas, que precisam ser bem definidas, medidas e avaliadas. Embora existam muitas técnicas de estabelecimento de metas disponíveis, uma das mais simples e eficazes é a metodologia SMART. 

Continue a leitura para saber mais sobre o que é essa metodologia e como criar metas SMART para seu negócio no setor jurídico.

O que é e como aplicar a metodologia SMART?

Aplicar a metodologia SMART pode resultar em metas mais fáceis de rastrear, monitorar e avaliar — a curto e longo prazo. Para fazer isso, é preciso seguir as cinco diretrizes desse método na criação de metas que, assim, deverão ser:

  • Specific (específicas);
  • Measurable (mensuráveis);
  • Achievable (alcançáveis);
  • Relevant (relevantes);
  • Timely (temporais).

Compreenda melhor esses elementos a seguir:

Específica

Ideias abrangentes como “melhorar meu escritório de advocacia” podem ser sonhos valiosos, mas não são acionáveis, e fáceis de mensurar.

As metas devem ser específicas e bem definidas – algo que pode ser realizado. Embora “tornar meu escritório de advocacia melhor” seja um sonho, “aumentar o faturamento em x%” é algo que pode ser medido.

Dessa forma, para criar uma meta que atenda a esse critério, é importante considerar: 

  • Por que você quer realizar isso?
  • Como você vai realizá-lo (ou seja, quais recursos você precisará)?
  • Há obstáculos potenciais que podem desafiar a conquista dessa meta?

Mensurável

Como você saberá se atingiu sua meta? Ou como você saberá o quão perto ou distante está de conquistá-la?

Uma meta criada com a metodologia SMART deve ser mensurável. Isso significa que você pode acompanhar e avaliar o progresso da meta com marcos quantificáveis.

Por exemplo, se seu desejo é aumentar o faturamento da empresa, torne isso mensurável, estabelecendo o aumento em um número – digamos 5%. Então, ao acompanhar seu fechamento, será possível identificar como o resultado está em relação ao estabelecido. 

Alcançável

Definir grandes metas é um esforço digno, mas estabelecer metas irreais e inatingíveis as torna desmotivadoras e sem sentido. Usando nosso exemplo, se sua meta é aumentar o faturamento e você define que o incremento deve ser de 2.000%, provavelmente, você não está considerando critérios realistas e alcançáveis.

Isso corrói a eficácia da meta. Por outro lado, você não quer definir metas que sejam tão fáceis de conquistar e que, assim, acabam não desafiando e incentivando sua equipe.

Por exemplo, uma meta de aumentar o faturamento em 0,0001% pode não ser desafiadora o suficiente. Então, considere os dois extremos do espectro e defina uma meta que equilibre ser desafiadora com ser atingível.

Relevante

Embora, como observamos anteriormente, as metas devam ser específicas, elas também precisam estar vinculadas à sua visão mais ampla. Sendo assim, observe a meta de aumentar o faturamento em 5%. Essa meta é relevante para o objetivo maior de elevar a receita da empresa e o sucesso dos negócios. 

Temporal

Na metodologia SMART, toda a meta precisa de um prazo. E esse deve, também, ser realista. Em nosso exemplo, você poderia definir sua meta de aumentar o faturamento em 5% em um prazo de seis meses. 

Outros exemplos de metas definidas a partir da metodologia SMART poderiam ser:

  • Aumentar em 5% o número de novos casos abertos por cada advogado no escritório até o final do ano;
  • Aumentar as horas faturáveis ​​em 10 horas por mês em 2022;
  • Elevar a satisfação do cliente em 10% até o final de 2022.

Aplicar uma metodologia eficaz, permite conhecer e experimentar algo novo, além de ampliar as possibilidades de crescimento do negócio.

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