Saiba mais sobre a importância e quais indicadores para advocacia consultiva. Então, confira!
Seu escritório já utiliza indicadores para advocacia consultiva? Este ramo do direito, mais relacionado à prevenção do que à contenção, tem recebido destaque. Sendo assim, como ocorre na abordagem mais convencional, na advocacia consultiva também é fundamental controlar ações e resultados, buscando melhorias contínuas. Por isso, os indicadores para advocacia consultiva são muito importantes para isso. Então, continue a leitura e conheça alguns dos principais KPIs para acompanhar.
O que é advocacia consultiva?
A advocacia consultiva enfatiza a prevenção de conflitos. Isso é, por intermédio da consultoria jurídica, procura-se manter a adequação às normas cabíveis do Direito, de modo a evitar conflitos e a judicialização dos processos. Como acontece na advocacia contenciosa. Sendo assim, essa trabalha com processos ajuizados no sistema judiciário — portanto, não com a contenção dessas situações que levam a conflitos.
Com isso, a advocacia consultiva contribui para minimizar danos, erros e problemas que poderiam acabar indo para o judiciário. Dessa forma, o advogado consultivo pode, por exemplo, orientar empresas sobre todos os aspectos para manter relações trabalhistas dentro do que instituiu as leis em termos de jornada laboral, contratos, etc.
Isso, além de oferecer benefícios para as partes envolvidas e ajudar as organizações a evitarem problemas e gastos com processos no futuro. Além disso, também contribui para evitar maior sobrecarga de processos que correm na Justiça, o que pode beneficiar de maneira mais ampla também a população.
Quais indicadores utilizar na advocacia consultiva?
O uso e o controle de indicadores é fundamental para promover melhorias e para demonstrar o valor estratégico da advocacia consultiva. Afinal, sem adotar formas de mensuração, não se saberá quais gargalos precisam ser combatidos, como aprimorar o trabalho e como esse tem evoluído ao longo do tempo.
Portanto, se você trabalha neste segmento, confira alguns dos principais indicadores para advocacia consultiva:
1. Volume de requisições
Com esse indicador, é possível ter uma visão gerencial da demanda total de requisições de seu escritório ou departamento. Sendo assim, também é possível segmentá-lo conforme contexto (processos, contratos etc.), cliente, entre outros filtros importantes para seu negócio.
2. Volume de requisições por período
Entre os indicadores para advocacia consultiva, este permite acompanhar a evolução do volume de requisições abertas em determinado período — geralmente, anual.
3. Requisições iniciadas x Requisições finalizadas
Aqui, é feito um cruzamento de dados, entre as requisições totais iniciadas e aquelas que foram concluídas. Com isso, é possível obter insights sobre o desempenho e foco da equipe, sobre necessidade de melhoria e otimização de processos, entre outras coisas.
4. Requisições — SLA
Esse é um dos indicadores para advocacia consultiva mais importantes. Sendo assim, esse demonstra o tempo médio demandado para que uma requisição seja atendida. Ele diz muito sobre o foco no atendimento ao cliente, por exemplo.
5. Requisições com andamentos atrasados
Este indicador também é relevante, pois demonstra o percentual de requisições que estão com status de atrasadas. Afinal, ele pode estar associado à necessidade de ampliar a equipe, de balancear melhor a delegação de tarefas, de otimizar processos internos, etc.
Como controlar os indicadores para advocacia jurídica de modo ágil e eficiente?
Os indicadores são fundamentais para acompanhar a performance e promover melhorias nas práticas e nos resultados da advocacia jurídica.
No entanto, captar, consolidar, cruzar e analisar todos os dados associados a eles pode acabar sendo algo contraproducente se feito sem uma tecnologia especializada. Por isso, essas ferramentas ajudam a transformar com facilidade dados em inteligência. Sendo assim, as soluções LawVision auxiliam os advogados a mensurar e analisar seus resultados com base em indicadores próprios para a advocacia jurídica.
Então, acompanhe abaixo alguns exemplos visuais desses indicadores que apresentamos em nossa plataforma:
Indicadores Consultivo – Volume de requisições
Indicadores Consultivo – Volume por período
Requisições iniciadas X requisições finalizadas:
Requisições SLA
Requisições com andamentos atrasados
Requisições com andamentos atrasados por responsáveis
Para saber mais sobre essa tecnologia e como utilizar os indicadores para melhorar a performance da sua gestão, conheça nossas soluções. Além disso, aproveite para assinar a nossa newsletter.
Deixar um comentário