Como a advocacia de alta performance é beneficiada pelas inovações tecnológicas? Então, confira o impacto que um software pode gerar no negócio!
Cresce o número de soluções tecnológicas que permitem aos escritórios e departamentos de advocacia, alcançar e manter um nível de produtividade satisfatório. O objetivo está além de aumentar o desempenho dos advogados, mas também garantir a satisfação dos clientes e o crescimento do negócio. Afinal, essas inovações estão promovendo o que chamamos de advocacia de alta performance.
O foco dessas novas ferramentas é a automatização dos processos, e os resultados têm sido surpreendentes, não somente entre as empresas, mas também no poder público.
Nesse artigo, você vai entender os ganhos que a tecnologia vem gerando na advocacia de alto nível.
Aumento de produtividade e tempo
Uma das principais características da advocacia de alta performance é sua produtividade. Sendo assim, a rotina jurídica tradicional pode ser bastante travada com tantas papeladas e prazos apertados a serem cumpridos. Por isso, essas burocracias acabam tomando todo o tempo hábil e esforços dos advogados.
As ferramentas de automação permitem que o advogado não perca tempo com consultas manuais a processos ou cópias impressas dos documentos.
O software armazena os processos dentro do próprio sistema de dados, que cumpre a função de compartilhar e distribuir as informações necessárias a todos os profissionais. Assim, fica mais fácil e rápido acessar processos e, com isso, ganhar ainda mais em produtividade, mesmo no caso de times remotos.
Mais controle e ganhos de prazos
Sabemos como o cumprimento de prazos é um assunto sensível e crítico no setor jurídico. Perder as datas para a entrega de documentação ou mover ações é um erro que jamais pode ser cometido, podem representar sérias perdas financeiras e danos à imagem da empresa.
A vantagem dos softwares são suas funções de gerar alertas e lembretes para datas importantes, como é o caso do vencimento dos prazos. Dessa forma, em apenas uma tela, os profissionais podem ter uma visão geral de todos os processos e identificar aqueles que estão atrasados ou próximos de serem resolvidos. Assim, fica fácil gerenciar as atividades do escritório e distribuir as tarefas para a equipe de forma produtiva.
Maior integração de dados
Diversos desafios relativos ao gerenciamento dos dados atrapalham o desempenho dos profissionais do setor jurídico. Tanto a segurança quanto a lentidão dos processos são preocupações que podem se tornar um impeditivo para o crescimento do negócio.
Esses problemas podem em grande parte, ser resolvidos por meio de um software para o escritório de advocacia. Ele padroniza processos e permite que o fluxo de dados seja feito com mais segurança e sigilo. Para isso, os sistemas utilizam métodos de criptografia para que as informações sejam ilegíveis àqueles que não têm chave de acesso.
Além disso, diversos setores da empresa podem ser integrados, pois a implementação de um sistema de gestão, auxilia na comunicação entre RH, marketing, financeiro, contabilidade etc.
Ferramentas para avaliação de desempenho e de resultados
Os indicadores estratégicos são ferramentas essenciais para gestores que desejam implementar estratégias de crescimento no negócio. Esses resultados podem ser facilmente extraídos por meio de softwares jurídicos. Eles geram relatórios detalhados que servem de base para avaliar os resultados alcançados.
Algumas dessas informações incluem:
- Faturamento mensal;
- Estimativas de custos;
- Resultados de processos;
- Clientes ativos;
- Volume de processos;
- Prazos.
Redução de custos
É verdade que existe um custo inicial na implementação de qualquer sistema de automação jurídica. Mas a diminuição de custos virá a médio e longo prazos.
O retorno financeiro é visto por meio do aumento da produtividade das equipes, ganho de tempo na realização das tarefas, redução de necessidade de mão de obra para tarefas mecânicas e repetitivas, entre outros.
Além disso, as soluções podem ser implementadas de modo mais pontual e escalável, ou seja, acolhendo áreas específicas do negócio. Assim, é possível ir ampliando o sistema de automação aos poucos, sem um investimento inicial oneroso.
A tecnologia no mundo jurídico tem um papel fundamental na advocacia de alta performance. São inúmeros benefícios para o dia a dia dos profissionais que os ajudam a deixar de perder tempo em tarefas repetitivas para se concentrar em atividades que realmente vão gerar valor para o negócio.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar nossa newsletter para ser notificado sempre que tivermos um conteúdo novo por aqui!
Deixar um comentário