O mundo digital modificou praticamente todas as esferas empresariais e com a advocacia não foi diferente.

Trabalhar com análise de dados é hoje um diferencial competitivo considerável para um escritório de advocacia, pois neste ramo a inteligência de negócios ainda é relegada a segundo plano por muitos.

São muitas as necessidades de gestão nesse meio. Elas vão desde os dados tradicionais, relacionados a faturamento, despesas, pagamentos e custos operacionais, a até mesmo a gestão de informações com dados relacionados aos clientes e seus processos.

A integração entre todas essas informações e a possibilidade de se gerar informações instantaneamente permitem que o gestor possa tomar decisões mais assertivas, ágeis e eficientes. Por essa razão, considerar ferramentas de análise de dados na advocacia é atualmente forte tendência no segmento.
Por que utilizar a análise de dados na advocacia?

Estratégia é a palavra-chave. No passado, ter acesso a informações relevantes para a tomada de decisão, seja ela de ordem administrativa ou processual, era muito mais complicado. Todavia, com a adoção de processos gerenciais online, o acesso aos dados se tornou mais fácil, mas o volume cresceu de forma significativa.

É justamente aí que entra em cena a análise de dados. Em outras palavras, não se trata apenas de reunir um grande volume de informações de tal maneira que não seja possível nem mesmo verificar tudo. Se trata de organizar os dados e, a partir dele, acessar relatórios personalizados que, de fato, sejam úteis para a tomada de decisão.

Isso resulta em diversas vantagens. A mais evidente é, sem dúvida, a agilidade nos processos. Essa automatização permite que trabalhos burocráticos sejam colocados em segundo plano, pois essa tarefa caberá ao software. Basta dar a instrução correta para que ele se encarregue de providenciar a resposta – você não precisa perder horas tabulando informações e cruzando dados.
Redução de falhas e leitura de tendências

À medida que as decisões passam a ter um melhor embasamento, o número de erros técnicos cai consideravelmente. Todos os processos passam por um check-list que ajuda o advogado a identificar etapas básicas, justamente por serem simples, muitas vezes são colocadas em segundo plano e esquecidas no meio do caminho.

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A leitura de tendência é também outro ponto forte do uso da análise de dados. Baseado no histórico da empresa, você pode saber de antemão quais são as sazonalidades e quais são os contingenciamentos e provisionamentos que precisam ser feitos para que o seu escritório se mantenha financeiramente saudável em todas as épocas do ano.

Essas características facilitam para o gestor compreender a situação atual do negócio, proporcionando mais dinamismo e eficiência ao funcionamento do escritório como um todo. Essa visão global resulta ainda na possibilidade de fidelizar o cliente, respondendo às suas demandas em menor tempo e permitindo que o advogado se mostre proativo, melhorando ainda a reputação do seu negócio.
Simplificando o acesso ao que realmente importa

A simples possibilidade de avaliar melhor as demandas, por meio de painéis de controle customizados, permite o alinhamento de todas as atividades com a equipe, aumentando a produtividade e permitindo que o escritório conquiste resultados mais expressivos.

Uma vez que os objetivos estejam traçados, entram em cena as funcionalidades das ferramentas de análise e relatórios para departamentos jurídicos. Isso vale tanto para processos internos quanto externos, ou seja, desde a organização financeira, contábil e processual do escritório até o relacionamento com os clientes.

A partir da análise de dados, os gestores podem obter insights sobre o funcionamento do negócio bem como propor soluções de melhorias em processos. A ferramenta LawVision, por exemplo, é modular, o que permite a contratação apenas dos módulos que sejam necessários ao seu negócio.

Esse alto grau de personalização, além de tornar o uso da plataforma mais eficiente, permite ainda a redução de custos operacionais. Mais do que um simples relatório, o painel de controle funciona com uma espécie de guia de oportunidades, colocando o seu escritório sempre à frente e permitindo que o seu corpo de funcionários possa se dedicar ainda mais aos aspectos técnicos processuais dos seus clientes.