O uso de ferramentas de Business Intelligence pode se tornar um grande aliado nos tempos de crise
O que antes era um momento de dúvida, hoje, já é realidade. O Covid-19 tem balançado a economia trazendo instabilidade e constantes flutuações no mercado financeiro. Tendo em vista esse cenário, é de extrema importância procurar alternativas para manter-se ativo, driblando a insegurança, medo e desequilíbrio.
Nesse momento, apostar na criação de diferenciais competitivos não pode ser visto como um gasto, mas sim, como um investimento, afinal, não se obtém resultados diferentes agindo da mesma forma.
As ferramentas de Business Intelligence vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado e não é à toa, já que elas auxiliam a tornar os processos mais ágeis e assertivos, apoiam na redução de custos e geram insights para o aumento de receitas. Além disso, trazem melhorias para o relacionamento com clientes e são um grande diferencial competitivo para qualquer empresa. Sendo assim, apostar nesse caminho é uma escolha muito inteligente e pode ajudar a melhorar os resultados e desempenho de seu negócio.
Pensando nisso, separamos 7 motivos para você investir em Business Intelligence em tempos de crise. Confira!
1. Consecução de um diferencial competitivo
Ter a tecnologia como sua aliada é fundamental para o sucesso de seu negócio.
O uso de ferramentas de Business Intelligence pode te dar apoio em diversos âmbitos, afinal, com o uso desse precioso recurso, a organização se torna capaz de utilizar os insights obtidos para se diferenciar no mercado. Também consegue realizar previsões de demandas, identificar o comportamento de seus clientes e o principal, se destacar da concorrência.
Por isso, as organizações que investem nesse tipo de tecnologia, se destacam no mercado, ficam a frente de seus concorrentes e conquistam melhores resultados em suas estratégias.
2. Maior atração e fidelização de clientes
Atrair novos clientes e encontrar formas de fidelizar os já existentes é algo muito importante dentro de qualquer organização. Além disso, em momentos de crise, se torna um ponto de constante preocupação e atenção para sócios, gestores e empresários.
Diante disso, é necessário encontrar novas formas de agir, sendo então, a utilização de ferramentas de Business Intelligence uma grande aliada na atração e fidelização desses clientes.
Fornecer informações personalizadas, assertivas e baseadas em dados se torna imprescindível para o fortalecimento do relacionamento com seu cliente. Além disso, as ferramentas de B.I lhe apoiam no momento de conhecer melhor sua persona, gerar insights e criar estratégias que podem te ajudar a atrair e reter cada vez mais clientes.
3. Direcionamento estrataégico de demandas
Saber como direcionar suas demandas não é uma tarefa fácil, mas possui extrema importância na obtenção de resultados dentro de uma organização.
De nada adianta uma empresa possuir diversas demandas, mas não saber a melhor maneira de direcioná-las. Por isso, o Business Intelligence possui um grande valor nesse processo.
Com o uso de ferramentas de B.I a empresa consegue analisar suas demandas, controlar prazos, aumentar a produtividade, descobrir insights e tomar decisões baseadas em dados, o que permite resultados mais rápidos e assertivos.
4. Decisões mais assertivas baseadas em dados
Em nossa rotina de trabalho tomamos diversas decisões, mas sabemos que isso está longe de ser uma tarefa simples, afinal, uma decisão equivocada ou mal direcionada pode acarretar resultados que impactam o negócio de forma negativa e muitas vezes irredutível.
Por isso, basear as decisões de seu negócio em dados é mais do que fundamental.
Com o uso de uma ferramenta de Business Intelligence tomar decisões baseadas em dados se torna uma tarefa simples e um processo natural, afinal, é possível prever os resultados de forma mais assertiva, minimizar custos, agilizar processos, além de gerar insights e estratégias.
5. Avaliação da produtividade e eficácia de sua equipe
Em tempos de trabalho remoto, avaliar a produtividade e eficácia de sua equipe se torna uma tarefa um pouco mais complicada do que o normal, mas de grande importância. Por isso, investir no uso de um software de gestão é a garantia de que o controle dessas tarefas será realizado de maneira mais simples.
Mas somente isso muitas vezes não é o suficiente. Quando falamos de avaliar a produtividade, é necessário estabelecer métricas e encontrar formas de analisar os dados apresentados pelo software de gestão processual. E para isso, nada melhor que o uso de B.I.
Somente com o uso de B.I, se torna possível analisar o desempenho de sua equipe, cruzar informações, obter insights e gerar relatórios estratégicos e de produtividade para verificar se os resultados esperados estão de fato sendo atingidos.
6. Otimização de tempo na geração de relatórios e análises
A geração de relatórios e análises é indispensável para a criação de estratégias e prestação de contas para clientes, por exemplo. E pensando que tempo é dinheiro, encontrar ferramentas que lhe auxiliam nesse processo é algo de grande valia.
Gerar um relatório de forma manual é algo que, diversas vezes, demanda muito esforço, tempo, uma equipe especializada e até mesmo dinheiro. Além disso, é uma tarefa muito complexa, já que cruzar dados manualmente é algo que requer muita atenção e conhecimento.
O uso de ferramentas especializadas em análises de dados pode ser uma grande solução, já que com apenas alguns cliques é possível cruzar informações de diversas áreas e maneiras. Com isso, o tempo, pessoal e dinheiro economizados podem ser redistribuídos de modo a otimizar diversos outros processos dentro da organização.
7. Redução de custos e despesas
A primeira área a ser afetada em um momento de crise, é a área financeira.
Muitos processos, custos e despesas são revisados de modo a economizar cada centavo possível para evitar um grande problema financeiro, afinal, o cenário de incerteza é algo realmente preocupante para qualquer empresa.
Nesse momento, qualquer investimento é vetado, entretanto, é necessário entender quais investimentos podem de fato trazer resultados positivos financeiramente para a organização.
Esse é o caso do B.I.
Investir em uma ferramenta de Business Intelligence ajuda a controlar a situação financeira da empresa. Também gera insights estratégicos que apoiam na análise de custos e despesas, na realização de um diagnóstico financeiro e verificação de clientes inadimplentes a atrasos no pagamento por seus serviços. Além disso, analisar as demandas de forma a redistribui-las de forma estratégica, bem como analisar seu DRE e fluxo de caixa. Sendo assim, o valor investido nem se compara ao retorno que pode ser obtido com o uso dessa tecnologia.
Resumidamente o B.I surge como um poderoso recurso para a obtenção de melhores insights e resultados, afinal, o cruzamento de dados é capaz de proporcionar uma melhor visão estratégica para uma organização, auxiliar na tomada de decisões e potencializar os resultados obtidos em seus processos.
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Por Nathalia Bechert
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