Saiba o que é legal copywriting e como ele pode ser utilizado por escritórios e departamentos jurídicos.

O copywriting é um dos elementos mais importantes do Marketing de Atração — ou Inbound Marketing, que atrai e converte clientes utilizando a criação e distribuição de conteúdos relevantes. Por sua vez, o legal copywriter refere-se ao conteúdo escrito por um especialista com abordagem voltada ao setor jurídico, que se utiliza de palavras persuasivas e gatilhos mentais (conhecidas como técnicas copy) que inspiram e motivam as pessoas a realizarem uma ação específica.

Hoje, boa parte das pessoas começa sua procura por um produto ou serviço, como o jurídico, fazendo uma pesquisa em um buscador na internet. Assim, se seu negócio não aparecer entre os resultados dentro de sua especialidade jurídica ou área geográfica, ele não será encontrado. Sendo assim, isso significa que você não terá a chance de tentar conquistar esse cliente em potencial.

É nessa lacuna entre a demanda e a oferta que atua o legal copywriter. Dessa forma, ele criará conteúdos que ajudarão a empresa a ranquear em mecanismos como o do Google. Utilizando uma abordagem estratégica de marketing para atrair, engajar e, finalmente, converter seu público-alvo em clientes por meio do conteúdo valioso e relevante.

Para compreender mais sobre o tema, continue a leitura. A seguir, você conhecerá mais sobre o legal copywriter e como esse tipo de trabalho pode ser utilizado por escritórios e departamentos jurídicos.

O que é legal copywriter?

O legal copywriter cria conteúdos para informar, envolver, impactar e/ou persuadir um público de interesse. Os objetivos podem variar desde aumentar o reconhecimento da marca até impulsionar o fechamento de novos contratos.

Este profissional, portanto, entende não apenas sobre os detalhes da escrita persuasiva e do Inbound Marketing, como, também, de aspectos jurídicos. Assim, ele poderá escrever blogs, posts, e-books, conteúdos para o site institucional, informativos enviados por e-mail e diversos outros materiais que ajudarão o negócio a converter clientes e manter um relacionamento próspero com eles. 

Qual é o perfil do legal copywriting?

Este profissional tem a capacidade de criar conteúdos pensando nas dores, ganhos, necessidades e desejos de seu leitor, que representa o perfil de cliente ideal — conhecido como persona. Sendo assim, ele deve dominar técnicas de escrita persuasiva, gatilhos mentais e de marketing que permitam trabalhar a proposta de valor única de seu negócio jurídico. Além disso, combinar isso com a estratégia de marketing digital mais indicada para os seus objetivos. 

O legal copywriter precisa conhecer o setor jurídico e especificidades de seus serviços. Dessa forma, deve saber como “traduzir” isso com precisão para quem não é advogado. Porém, sem perder a autoridade para gerar credibilidade ao conteúdo e à sua marca. 

Como o legal copywriting pode ser utilizado em seu escritório ou departamento jurídico?

Primeiramente, é importante destacar que, conforme o Provimento Nº 205/2021, é possível fazer marketing jurídico e marketing de conteúdos jurídicos, seguindo as diretrizes estabelecidas. 

Assim, o primeiro cuidado em relação ao trabalho do legal copywriting é certificar-se do cumprimento dessas obrigações, especialmente mantendo o caráter informativo dos conteúdos produzidos e publicados. Então, outras recomendações incluem:

Conhecer a persona 

O que seus clientes ideais querem obter do seu site ou blog? Como eles fazem pesquisas? Qual é o tipo de informação que ajudará eles a sanarem suas dúvidas e avançarem em seu processo decisório? Qual é a linguagem e tom de voz que deverão ser utilizados em seus conteúdos?

É importante estabelecer, em detalhes, o perfil de sua persona. Sendo assim, ele irá nortear o trabalho do legal copywriter e toda a sua estratégia de marketing de conteúdo jurídico.

Adotar redação clara 

A escrita jurídica não deve ser tal que se torne incompreensível para os leitores. O legal copywriter precisa ter a capacidade de apresentar as informações de maneira clara e concisa para torná-las atraentes e fáceis de entender pelo seu público.

Lembre-se: um conteúdo repleto de jargões que sua pessoa desconhece e difícil de compreender poderá tornar leads quentes em frios, fazendo com que sua empresa perca potenciais clientes.

Utilizar palavras-chave

Ao escrever e publicar conteúdo valioso para a sua persona, utilizando as palavras-chave relevantes que seus clientes em potencial estão pesquisando, você pode melhorar a classificação do site do seu escritório de advocacia nos resultados dos mecanismos de pesquisa, o que torna mais fácil para as pessoas encontrarem o seu conteúdo e o seu negócio.

Assim, as páginas de seu site e os conteúdos de canais como o blog devem ser produzidos pelo legal copywriter utilizando termos de interesse de seu público. Cabeçalhos e subtítulos, links, entre outras variáveis ​​poderão incorporar essas palavras-chave, de modo relevante e contextualizado e sem excessos.

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