Sabe como seu escritório pode avançar para a advocacia na era da tecnologia? Sendo assim, confira algumas das principais competências e práticas necessárias.
A advocacia na era da tecnologia é marcada pela adoção de ferramentas digitais que automatizam processos, geram mais inteligência e agilidade na tomada de decisão e dão condições de humanizar o atendimento ao cliente. Essa revolução já começou, mas será que seu escritório está preparado?
Reunimos aqui as principais práticas, tecnologias e competências que a advocacia do futuro tem para aprimorar seus processos.
Adota ferramentas de controle de produtividade do time
Para que a equipe trabalhe de forma coesa e as responsabilidades sejam delegadas adequadamente, é essencial que nessa era da tecnologia o escritório utilize uma ferramenta especializada no setor jurídico.
Um software jurídico é capaz de integrar os diferentes departamentos da empresa e permite ao gestor que delegue e monitore o andamento de cada tarefa. Além disso, é possível definir prazos, visualizar o que já foi concluído e em que etapa está. Dessa forma, a liderança terá uma visão ampla dos processos do escritório.
Utiliza software para geração automática de documentos
A produção de documentos é uma operação repetitiva que pode demandar bastante tempo dos profissionais do escritório. Trata-se de uma função mecânica que não gera muito valor ao negócio, mas são burocracias necessárias.
Um software jurídico consegue facilmente dar conta dessa tarefa. Com configurações predefinidas pela equipe, ele gera os documentos automaticamente. Assim, o preenchimento de petições e registros é feito rapidamente, poupando horas de trabalho dos profissionais.
Calcula de forma sistematizada os prazos processuais
Os prazos de processos regem o ritmo e a ordem de prioridades no escritório de advocacia. Se essas datas forem esquecidas ou perdidas, o advogado pode passar por um grande transtorno, ferindo sua reputação e até resultando em perda financeira, de casos e de clientes.
Mais uma vez, a tecnologia vem em auxílio do escritório por automatizar o monitoramento e os prazos dos processos. Uma calculadora de prazos processuais automatiza a contagem dos prazos com base em diferentes normas, como CPP e Juizado Especial.
No geral, basta inserir alguns dados, como data de início, norma, tribunal, tipo de processo, comarca, entre outros, e o sistema faz o resto. O software pode usar esses dados para ajudar a determinar prioridades no trabalho dos profissionais e emitir alertas para que nenhum prazo seja perdido.
Usa criptografia no armazenamento de dados
A advocacia na era da tecnologia também reconhece a importância de proteger dados sensíveis. O sigilo das informações de processos e de clientes é uma preocupação essencial.
Por isso, os softwares e sistemas utilizados pelos profissionais precisam criptografar os dados armazenados. O objetivo é que, de ponta a ponta, todos os registros sejam protegidos. Assim, mesmo que ocorra uma invasão no sistema, as informações serão ilegíveis.
Além disso, é preciso ter sistemas de proteção que evitem a perda de dados. Normalmente, os documentos ficam salvos em uma nuvem segura com backups frequentes. Assim, mesmo que surjam erros no HD, os arquivos estão salvos.
Conta com um controle maior de receitas e dos gastos
O escritório de advocacia é também uma empresa que precisa ter suas finanças em ordem. Sem um controle financeiro, o negócio pode ver suas margens de lucro minguar e, com isso, precisar fechar as portas.
Pensando nisso, sistemas de gestão automatizados podem ajudar no controle de entrada e saída de recursos. O software pode ajudar na precificação de serviços, criação de indicadores estratégicos, geração de relatórios, estimativa de lucros, entre outros recursos.
Todo escritório de advocacia na era da tecnologia sabe utilizar as ferramentas avançadas que tem à sua disposição para facilitar sua rotina administrativa e gerar mais vantagem competitiva em seu trabalho.
E você? Quer que seu escritório avance para essa nova era? Então, assine nossa newsletter e continue se atualizando com as novidades do setor jurídico!
Deixar um comentário